logo-erb-brancoverm

Primeiro dia do rally de Ponta Grossa terá reconhecimento das especiais e treino para equipes

Corrida, neste final de semana marca a disputa da quarta etapa do Brasileiro de Rally. O Paraná recebe a primeira de duas provas que sediará neste ano
pontagrossa-primeirodia

 
Começa nesta sexta-feira a programação do Rally de Ponta Grossa, quarta etapa do Campeonato Brasileiro, que acontece durante este final de semana na cidade paranaense. Mais de 15 carros devem alinhar no grid de largada da prova. Mas antes da corrida, os competidores vão a pista para outra atividade: o reconhecimento.

Os trechos por onde passará a corrida são conhecidos como especiais. Em Ponta Grossa serão estradas, no interior do municípios. Antes da prova, piloto e navegador vão para a pista para fazer o reconhecimento. O piloto repassa então, ao navegador, as informações que vai querer ouvir ao longo da corrida, como graduação de curvas, saltos, situações que a dupla encontrará ao longo do trecho.

O reconhecimento acontece a partir das 8h até metade da tarde.

O paranaense Marco Malucelli, da equipe Pro Macchina Motorsports (JMalucelli/Paraná Banco/Coepar/Mercury) conhece parte da prova. Ele competirá com o navegador Vinicius Anziliero, que destaca ser um trabalho importante o reconhecimento. “Pelo fato de o Marco já ter andado em algumas especiais neste rally este ano pelo Campeonato Paranaense, será uma boa experiência para a dupla, pois estamos a cada prova aperfeiçoando nosso levantamento, o que está fazendo andarmos cada vez mais constantes durante toda a especial e as vencendo”, explica Anziliero.

A dupla catarinense Toninho Genoin e Maicol Souza, da equipe Na Duvida Acelera Racing, competirá na prova pela primeira vez. “Sabemos que é um rally em que alguns competidores já andaram no passado e este ano em prova do Paranaense, então teremos que redobrar nossa atenção no reconhecimento das especiais, para durante a prova poder fazer o melhor trabalho possível”, enfatiza Genoin.

Quem também fala sobre o trabalho é a dupla gaúcha Cassandro Maloz e Luiz Felipe Trentin, da ART Rally (Da Terra Agronegocios , Morgan Sementes, Griebler Materiais de Construção e Pré Moldados, Trentin Automóveis). “O reconhecimento é de suma importância em um rally novo, temos que marcar o máximo de detalhes para poder realizar uma prova com segurança e poder competir entre os primeiros colocados”, completa Cassandro.

Trabalho em dobro para quem não conhece a prova e terá novo navegador na corrida. Caso de Fernando Solimann, da equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos/Bolicho do Tio Chico). Ele terá Bruna Giareta como navegadora pela primeira vez. “Vou para o quarto navegador este ano, já andei com o Cristiano, com a Natasha que anda as provas do gaúcho comigo, fiz a ultima prova com o Felipe e agora vou ter a parceria da Bruna. Esta será a primeira prova dela, pois ela já havia navegado para em uma outra prova, porém não chegou a completar a primeira especial, aí nós vamos procurar fazer um levantamento bom e detalhado para não haver problemas”, enfatiza Fernando.

Treino à tarde e largada promocional

Na parte da tarde, os pilotos vão poder acelerar os carros no shakedown, ou treino final de ajuste, antes da prova. A atividade começa às 15h30 e será realizada em pista especifica para o trabalho.

Será o último teste antes da corrida. Após, às 18h30, tem a largada promocional, junto a Estação Saudade.

Parque de apoio

O público que desejar conhecer as equipes e os competidores do Rally de Ponta Grossa poderão acessar o Parque de Apoio da prova, onde ficarão instalados os boxes de todas as equipes e estrutura administrativa do evento.

O parque fica junto ao Centro de Convenções de Ponta Grossa. O acesso é gratuito, assim como também não há cobrança de ingressos para ver a corrida durante o sábado e domingo.

O mapa para o público se localizar e poder ver melhor o rally pode ser acessado pelo site oficial do Campeonato Paranaense, no endereço, www.rallypr.com.br.

Programação do Rally de Ponta Grossa

Sexta-Feira – 19 de Setembro de 2014
07:00h – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa
08:00h – Inicio do reconhecimento das Provas Especiais – SS
15:30h – Início Shakedown – Todas as categorias
17:00h – Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais
17:30h – Encerramento Shakedown
17:30h – Divulgação da ordem de largada de Sábado
18:30h – Largada Promocional – Junto a Estação Saudade

Sábado – 20 de setembro de 2014
08:00h – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa
10:23h – Largada do primeiro carro na SS01 – Ponta Grossa 1
10:56h – Largada do primeiro carro na SS02 – Vila Velha 1
11:21h – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
12:49h – Largada do primeiro carro na SS03 – Ponta Grossa 2
13:22h – Largada do primeiro carro na SS04 – Vila Velha 2
13:47h – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
15:15h – Largada do primeiro carro na SS05 – Ponta Grossa 3
15:48h – Largada do primeiro carro na SS06 – Vila Velha 3
18:00h – Divulgação da ordem de largada de Domingo
18:30h – Fechamento da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa

Domingo – 21 de setembro de 2014
07:30h – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa
08:33h – Largada do primeiro carro na SS07 – Passo de Pupo 1
09:01h – Largada do primeiro carro na SS08 – Cerne 1
09:46h – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
11:29h – Largada do primeiro carro na SS09 – Passo de Pupo 2
11:57h – Largada do primeiro carro na SS10 – Cerne 2
13:15h – Divulgação do Resultado Oficial
13:45h – Premiação

Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro