Rally Erechim

Brasileiro de Rally abre segunda metade da temporada em Ponta Grosa

Cidade paranaense recebe a partir desta sexta-feira a quarta etapa da temporada e corrida promete ser de disputas intensas de olho na tabela do campeonato
pontagrossa-2metade

 
Após três etapas, o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade entra na sua reta final. Neste final de semana, a partir desta sexta-feira, dia 19, será disputada a quarta etapa, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. É a primeira das últimas três provas do ano e também a estreia do PR no Campeonato deste ano. O estado ainda sediará a última prova, em dezembro, em Curitiba.

A corrida em Ponta Grossa começa na manhã de sábado e segue até o domingo. Na prova, serão disputadas um total de 10 especiais, sendo seis no primeiro dia e outras quatro no segundo dia.

Esta é a primeira vez que a cidade recebe uma prova do Brasileiro, porém o rally de velocidade já é bem conhecido na região. Copa Peugeot e Campeonato Paranaense já tiveram provas na cidade.

Além da quarta etapa do Brasileiro, Ponta Grossa ainda sedia em disputa simultânea a quinta prova do ano no Paranaense. Mais de 15 carros devem alinhar no grid de largada. Alguns pilotos estarão competindo praticamente em casa.

É o caso da dupla Marco Malucelli e Vinicius Anziliero, da equipe Pro Macchina Motorsports (JMalucelli/Paraná Banco/Coepar/Mercury). Marco salienta que apesar da vontade de vencer, o primeiro objetivo é completar o rally. “Estamos na reta decisiva do Campeonato. Qualquer pontuação será importantíssima para nos mantermos na briga pelo título. O campeonato conta também com pilotos experientes e talentosos, por isso nossa primeira meta nesta prova será chegar ao final, buscando claro a melhor colocação possível”, diz o piloto.

Tem catarinense que é líder do Brasileiro na categoria CBR3, mas que nunca andou na prova. Toninho Genoin e Maicol de Souza, da equipe Na Duvida Acelera Racing, já tem estratégia definida. “Estamos indo para esta prova sem nenhuma pressão, a meta é conseguir fazer mais um bom rally. Claro que sempre que se entra em uma prova como esta, se quer brigar pela vitória. Porém, sabemos da qualidade dos nossos adversários, que também estão na briga pelo título deste ano. Com isso, vamos fazer a nossa prova, manter a concentração o tempo todo para evitar qualquer tipo de erro que possa nos prejudicar. No final, espero que possamos sair com mais um bom desempenho nesta temporada”, diz Toninho Genoin.

Quem também está na briga por título na temporada, são os gaúchos Evandro Carbonera e Eduardo Tonial, da equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Lussani/Copare/Lorenci/Sinai Agroinsumos e Máquinas). “O mais importante a partir de agora é completar as provas, tentar sempre a melhor posição possível. O campeonato está aberto e tudo pode acontecer”, aponta o piloto Evandro Carbonera.

Para o navegador Eduardo Tonial, superação é a palavra a ser usada. “Viemos de duas etapas aonde não alcançamos nossos objetivos, e perdemos a boa diferença que tínhamos para nossos concorrentes, agora é dar o melhor de nós e buscar a vitória”, frisa.

Cassandro Maloz e Luiz Felipe Trentin, da equipe ART Rally (Da Terra Agronegocios , Morgan Sementes, Griebler Materiais de Construção e Pré Moldados, Trentin Automóveis) projetam andar com cautela, uma vez que não conhecem o tipo de piso da região. “Por isso, todo cuidado será importante para conseguir completar o rally”, destaca Cassandro. “Sabemos desta situação e a partir de agora é andar o melhor possível, ganhar experiência e conhecer novos rallys, como será o caso em Ponta Grossa”, acrescenta Maloz.

Tem piloto com muita novidade pela frente

A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, que acontece neste final de semana, entre os dias 19 e 21, na cidade de Ponta Grossa, PR, vai ser de muitas novidades para o piloto erechinense Fernando Solimann, da equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos/Bolicho do Tio Chico). A começar pela nova navegadora, Bruna Giareta, que competirá com ele pela primeira vez.

Fernando também estreará em nova categoria, a CBR2, mais forte que a que estava competindo, a CBR3. O carro também muda. Ele deixa o Ford KA nesta etapa para encarar a corrida a bordo do Peugeot 206.

Soma-se a isso também o fato de Fernando nunca ter competido em Ponta Grossa. Sobre o rally, o piloto destaca já ter buscado algumas informações. “Vi alguns vídeos da prova que teve lá este ano válida pelo Paranaense e pedi umas on-boards de amigos que participaram desta prova. Sabemos já que apenas uma especial será repetida, porém a outra iremos encontrar o mesmo piso, é uma prova muito rápida seguidas de trechos travados, bem técnicos, com um piso bom de andar, menos escorregadio que os encontrados nas outras etapas de Santa Catarina”, aponta o piloto.

Treino à tarde e largada promocional

Na parte da tarde, os pilotos vão poder acelerar os carros no shakedown, ou treino final de ajuste, antes da prova. A atividade começa às 15h30 e será realizada em pista especifica para o trabalho.

Será o último teste antes da corrida. Após, às 18h30, tem a largada promocional, junto a Estação Saudade.

Parque de apoio

O público que desejar conhecer as equipes e os competidores do Rally de Ponta Grossa poderão acessar o Parque de Apoio da prova, onde ficarão instalados os boxes de todas as equipes e estrutura administrativa do evento.

O parque fica junto ao Centro de Convenções de Ponta Grossa. O acesso é gratuito, assim como também não há cobrança de ingressos para ver a corrida durante o sábado e domingo.

O mapa para o público se localizar e poder ver melhor o rally pode ser acessado pelo site oficial do Campeonato Paranaense, no endereço, www.rallypr.com.br.

Programação do Rally de Ponta Grossa

Sexta-Feira – 19 de Setembro de 2014
07:00h – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa
08:00h – Inicio do reconhecimento das Provas Especiais – SS
15:30h – Início Shakedown – Todas as categorias
17:00h – Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais
17:30h – Encerramento Shakedown
17:30h – Divulgação da ordem de largada de Sábado
18:30h – Largada Promocional – Junto a Estação Saudade

Sábado – 20 de setembro de 2014
08:00h – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa
10:23h – Largada do primeiro carro na SS01 – Ponta Grossa 1
10:56h – Largada do primeiro carro na SS02 – Vila Velha 1
11:21h – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
12:49h – Largada do primeiro carro na SS03 – Ponta Grossa 2
13:22h – Largada do primeiro carro na SS04 – Vila Velha 2
13:47h – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
15:15h – Largada do primeiro carro na SS05 – Ponta Grossa 3
15:48h – Largada do primeiro carro na SS06 – Vila Velha 3
18:00h – Divulgação da ordem de largada de Domingo
18:30h – Fechamento da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa

Domingo – 21 de setembro de 2014
07:30h – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa
08:33h – Largada do primeiro carro na SS07 – Passo de Pupo 1
09:01h – Largada do primeiro carro na SS08 – Cerne 1
09:46h – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
11:29h – Largada do primeiro carro na SS09 – Passo de Pupo 2
11:57h – Largada do primeiro carro na SS10 – Cerne 2
13:15h – Divulgação do Resultado Oficial
13:45h – Premiação

Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro