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Rally Rota SC Velocidade tem primeiro dia de altíssima velocidade em Tijucas


Sem sol e piso seco com pedrisco aumentaram a média de velocidade e cautela no primeiro dia do terceiro evento do Rally Brasileiro de Velocidade em Tijucas (SC)

 
Com trechos que os carros chegam perto de 200 km/h o primeiro dia do terceiro evento do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, o Rally Rota SC Velocidade em Tijucas (SC) trouxe um misto de satisfação e muita cautela às duplas concorrentes. Foram 103,26 quilômetros cronometrados em três passagens pelas duas especiais do dia, a PQuatro de 27,8 km e a Oliveira de 6,62 km em que a atenção foi ponto vital para se chegar ao final sem acidentes.

Prova válida também pelos campeonatos regionais paranaense e catarinense, 23 carros largaram divididos entre as categorias CBR1 – carros com tração nas quatro rodas, CBR2 – carros de tração simples e motor até 1.600 cilindradas com preparação e a CBR3 que conta com carros também 4×2 com motor até 1.600 cilindradas e que se mantém originais.

Na CBR1, o Mitsubishi Lancer da dupla Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut se manteve na liderança durante as três passagens melhorando seu tempo de acordo com os trilhos produzidos pelos pneus dos 22 concorrentes da primeira passagem, já que a dupla Leonardo Zettel e Luis Felipe Eckel capotou com o Peugeot 206 da categoria CBR3 logo na segunda especial. A surpresa foi o tempo acumulado do Peugeot 207 de Maurício Neves e Leandro Ferrarini da CBR2 com 17min21s3, apenas 36,4 segundos atrás do Lancer 4×4 de Ulysses Bertholdo, e a terceira posição do também Peugeot 207 da CBR2 de Rafael Tulio e Gilvan Jablonski. “Na relação de peso e potência, os Peugeot 207 da CBR2 pode até atingir uma velocidade maior do que um Mitsubishi Lancer da CBR1”, explica o navegador Giovan Bordin. O representante dos 4×4 tem 330 cavalos de potência para 1.530 quilos contra pouco mais de 1.000 quilos para 180 cavalos do Peugeot. No entanto, nem Maurício Neves nem Rafael Tulio terminaram a etapa do sábado.

Bertholdo e Dalmut fecharam o dia em primeiro na categoria CBR1 – “Fomos evoluindo a cada passagem e mantivemos a concentração necessária para terminarmos o dia sem quebras”, contou Bertholdo. Na CBR2, a penalização de 30 segundos do Peugeot 207 de Luccas Arnone e Andrey Karpinski – tiveram um pneu furado no deslocamento e atrasaram na chegada do ponto de controle -, trouxe a superação da dupla Felipe Mueller e Felipe Costa com o Peugeot 207 na liderança – “Sai fase ruim”, comemorou o navegador Felipe Costa. Na CBR3, no certame brasileiro deu Marco Malucelli e Vinicius Anziliero com Volkswagen Gol.

Resultado do primeiro dia do 3ª evento do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade – Rally Rota SC Velocidade

Categoria CBR1
1. Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 49min37seg
2. Dimas Pimenta III / Rodrigo Konig – XRC Peugeot 207 – 52min07seg2
3. Ricardo Malucelli/Giovan Bordin – Mitsubishi Lancer – 54min22seg2

Categoria CBR2
1. Felipe Mueller / Felipe Costa – Peugeot 207 – 52min47seg4
2. Luccas Arnone / Andrey Karpinski – Peugeot 207 – 53min16seg3
3. Jean Pimentel / Thiago Osternack – 56min30seg1

Categoria CBR3
1. Marco Malucelli / Vinicius Anziliero – VW Gol – 54min06seg0
2. Toninho Genoin / Maicol Souza – 55min21seg3
3. Cassandro Maloz / Ferlipe Trentin – VW Gol – 56min43seg5

Abandonaram a prova: Leonardo Zettel / Luis Felipe ECkel – Peugeot 206 – capotou, Heitor Pavesi / KZ Morales – Peugeot 207 – quebrou, Rafael Tulio / Gilvan Jablonski – Peugeot 207 – quebrou e Maurício Neves / Leandro Ferrarini – Peugeot 207 – quebrou.

Confederação Brasileira de Automobilismo
Relações com Imprensa
Dinho Leme
Foto: José Mário Dias