Primeiras especiais do Rally de Erechim serão disputadas neste sábado

Prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
erechim-cba-sexta

 
Depois de uma sexta-feira fria e compensada pelo sol forte e céu azul, as 74 duplas inscritas se alinham em fila indiana para a largada do primeiro dia do 17º Rally Internacional de Erechim, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, que será disputado neste sábado. Às 8h33, o primeiro carro largará para percorrer os 7,1 quilômetros da primeira especial da prova, em uma região caracterizada pela concentração de produtores de verduras. Com sete especiais programadas para o sábado, as duplas percorrerão 102,6 quilômetros cronometrados, passando por trechos com terra vermelha e muita pedra.

Após o Qualifying Stage da sexta-feira, os dez primeiros colocados fizeram a escolha da ordem de largada, ficando a ordem original por tempos obtidos praticamente invertida. A dupla paraguaia Diego Domingues e Edgardo Galindo, que obteve o melhor tempo de sexta-feira com um Ford Fiesta R5, serão a décima equipe a partir para a prova. Os brasileiros Ulysses Bertholdo e Armando Miranda, com um Mitsubishi Lancer Evo X, largam na quarta posição. “Se eu fosse o primeiro a escolher também pegaria a décima posição para aproveitar a trilha já feita pelos nove primeiros colocados”, explica Bertholdo.

Além da escolha pelas dez primeiras colocações de largada, ainda pelo regulamento FIA, as outras categorias são indicadas pelos comissários desportivos da Confederación Deportiva de Automovilismo (Codasur), levando-se em conta as colocações das duplas em cada campeonato e handcap de cada piloto. “Nunca deixamos que um piloto mais lento possa atrapalhar o piloto que larga logo em seguida, explica o comissário desportivo da CBA, Marco Aurélio Perdigão. Mesmo assim, o piloto brasileiro Rafael Túlio, parceiro de Gilvan Jablonski no Peugeot 207 diz ter receio de ser atrapalhado na especial mais longa, chamada de Paulo Bento Cercena de 31,2 quilômetros, por um dos cinco estrangeiros que largam na sua frente e que disputam o campeonato sul-americano na categoria RC4, correspondente a CBR2 brasileira.

Principalmente as duas primeiras especiais deverão ser muito disputadas, em função da maioria dos pilotos terem como estratégia chegar a especial Cercena, terceira de amanhã com boa vantagem. “A novidade deste ano é a especial longa que tem trechos de alta e parte travada. Temos que estar bem posicionado nos tempos para entrar nela com tranquilidade”, diz o navegador Felipe Costa que forma a dupla com Felipe Muller também com Peugeot 207.

Programação do Rally Internacional de Erechim 2014 – Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
Sábado, dia 31 de maio
08h33 – Largada do primeiro carro na SS Verdureiros Master S 1
08h51 – Largada do primeiro carro SS Pedreira Cavaletti 1
09h19 – Largada do primeiro carro na SS Paulo Bento Cercena 1
11h25 – Largada primeiro carro SS Verdureiros Master S 2
11h43 – Largada primeiro carro SS Pedreira Cavaletti 2
12h11 – Largada primeiro carro SS Paulo Bento Cercena 2
14h30 – Largada Super Prime EAEC

Domingo, 01 de junho
08h03 – Largada do primeiro carro na SS Campininha Olfar 1
08h31 – Largada primeiro carro na SS Capo-Erê Rei Verde 1
10h27 – Largada do primeiro carro na SS Campininha Olfar 2
10h55 – Largada do primeiro carro na SS Capo-Erê Rei Verde 2
11h33 – Largada do primeiro carro na SS ACCIE
13h30 – Cerimônia de premiação

Confederação Brasileira de Automobilismo
Relações com Imprensa
Dinho Leme
Foto: Edson Castro