logo-erb-brancoverm

Triplo desafio para Oro e Dalla Rosa em Erechim

Dupla compete por três competições em rally que terá mais de 170 quilômetros de trechos cronometrados
erechim-dalla

 
O ano de 2014 começou em alta velocidade para a dupla erechinense Ricardo Oro e Leonardo Dalla Rosa, da equipe Astrus In Heaven Heaven (Cercena S/A/Copare/Triel-HT/Giftpalce/Winexpress/Sponchiado). A bordo do GM Celta eles decidiram fazer toda a temporada do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade e neste final de semana estarão competindo na maior prova do Brasil, o Rally de Erechim.

Além da disputa pelo Estadual, eles também buscarão pontuação na prova pelos campeonatos Sul-americano e Brasileiro na categoria RC5, uma das mais competitivas. “Nosso objetivo principal é completar a prova. Precisamos ir com cautela, pois ainda temos que conhecer melhor o carro, buscar entrosamento piloto-navegador e aperfeiçoar a navegação”, salienta Ricardo.

A corrida em Erechim começa na sexta-feira, com o super-prime noturno, e termina apenas no domingo, dia 1º de junho. Serão mais de 170 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em 13 especiais.

Para Leonardo, o principal desafio será buscar um equilíbrio entre andar rápido e preservar o carro para chegar até o final. “É um rally muito longo”, comenta. Ricardo lamenta o fato de a equipe não ter conseguido realizar treinos antes desta prova. “Não conseguimos treinar com o carro depois do rally de Severiano de Almeida. Tivemos um imprevisto no carro durante a última especial e o carro ficou pronto apenas nesta semana”, explica o piloto.

Pela frente a equipe tem o reconhecimento das especiais, entre esta quarta e sexta-feira. E este promete ser importante, até porque duas das especiais por a equipe irá andar, possuem mais de 30 quilômetros cada. “Acredito que esta especial irá definir bastante colocações. Por ser longa irá exigir muita atenção dos pilotos e navegadores e talvez seja onde equipes mais bem preparadas se sobressaiam das demais”, pontua Leonardo.

Outro desafio promete ser a largada da prova, na sexta à noite, no super-prime. “Por se perder bastante em visibilidade a atenção tem que ser maior. Se durante o dia a importância do navegador já é muito grande a noite ela é bem maior. O ponto positivo é que será no super prime onde podemos ter uma ideia previa de toda a especial”, acrescenta Ricardo.

Para a dupla, as equipes que focarem no levantamento das especiais irão se diferenciar nesta corrida. “O rally é bastante longo. Em razão disto, cada detalhe, ou cada segundo que ganhar ou perder, no final acaba dando uma diferença grande”, frisa Ricardo Oro.

Ele enfatiza ainda que o objetivo da dupla nesta temporada ainda não é brigar pelo campeonato. “Mas para as equipes que tiverem em busca desse objetivo, uma situação a se levar em conta é que o Gaúcho é composto de cinco provas. Uma sem pontuar, já se deixa 20% das chances para trás”, completa Ricardo.

O Rally de Erechim

A programação do Rally de Erechim começa na terça-feira, dia 27 com a abertura do parque de Apoio para as equipes montarem seus boxes. Este fica junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480, onde também ficará toda a estrutura da prova.

O reconhecimento das especiais será feito pelos competidores entre a quarta e quinta, dias 28 e 29. Ainda na quinta tem a largada promocional, a partir das 20h, na Praça da Bandeira, centro de Erechim. Na sexta, dia 30, uma intensa programação começa com o shakedown (treino final) e qualifying stage, este apenas para os carros 4×4. E a partir das 18h, larga o super-prime noturno, a primeira especial da prova, em uma pista especialmente montada para a corrida, junto ao Parque da Accie.

A corrida segue no sábado, 31 de maio e domingo, 1º de junho. Quem competir pelo Campeonato Gaúcho, anda apenas a primeira parte da prova, entre a sexta e sábado. Já quem andar também para pontuar nos campeonatos Sul-americano e Brasileiro, a corrida prossegue até o domingo. Mais informações, como mapas e locais para assistir o rally, programação completa, podem ser encontradas no site do evento, www.rallyerechim.com.br.
Guia de serviços do Rally de Erechim

3ª etapa do Campeonato Sul-americano de Rally de Velocidade
2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade

Parque de apoio: junto ao Parque da Accie

Super-primes: dias 30 e 31 de maio – noturno, na sexta-feira, a partir das 18h. Diurno, no sábado, a partir das 14h
Acesso aos super-primes: um quilo de alimento não perecível e dentro do prazo de validade

Programação da corrida:

Sexta | 30 de maio

07h20 – Início Shakedown 4X4
09h23 – Largada 1º Carro no Qualifying Stage
11h20 – Início Shakedown 4X2
13h20 – Início Shakedown Cross Country
14h20 – Encerramento Shakedown
15h00 – Qualifying Stage – Escolha de Ordem
18h34 – Largada 1º Carro no Super Prime EAEC

Sábado | 31 de maio

08h33 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 1
08h51 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 1
09h19 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 1
11h25 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 2
11h43 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 2
12h11 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 2
14h03 – Largada 1º carro no Super Prime EAEC

Domingo | 01 de junho

08h03 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 1
08h31 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 1
10h27 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 2
10h55 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 2
11h33 – Largada 1º carro no SS ACCIE
13h30 – Cerimônia de premiação

Texto e foto: Edson Castro