Search
Close this search box.

Rally de Erechim apresenta a edição 2014 com novidades dentro e fora das pistas


Eventos paralelos e uma especial com mais de 30 quilômetros farão parte da prova deste ano que acontece no final de maio

 
Foi dada oficialmente, na noite desta terça-feira, a largada para a 17ª edição do Rally Internacional de Erechim. Uma solenidade recepcionou autoridades, competidores, convidados e imprensa para o lançamento oficial da edição deste ano que acontecerá entre os dias 28 de maio e 1º de junho, recebendo etapas dos campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rally de velocidade.

Durante a solenidade foram apresentadas algumas novidades que farão parte do evento deste ano como uma especial com mais de 30 quilômetros, o encerramento da prova, no domingo, dia 1º de junho, com passagem pela mesma pista do super-prime e um show de MotoCross com Jorge Negretti, ao final do evento.

O presidente do Erechim Auto Esporte Clube (Eaec), entidade organizadora do Rally de Erechim, Everton Barbieri abriu a solenidade dando as boas vindas aos presentes. O Rally de Erechim foi aos poucos e com o passar dos anos se consolidando como uma marca da cidade de Erechim e da região. A velocidade dos competidores que percorrem as estradas de nossa região faz bater forte o coração da nossa gente, que ano após ano prestigia o evento”, salientou Barbieri.

Ele também falou sobre o sonho que a cidade tem de sediar uma etapa do Campeonato Mundial – WRC. Este ano, o Rally de Erechim está buscando homologação da prova junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para poder sediar uma etapa do Mundial nos próximos anos. “Uma prova do Mundial é um sonho almejado há anos por nossa valorosa equipe de trabalho e que, pelas nossa qualidades e potencialidades, individuais e coletivas, está se aproximando. Acreditamos que já demos a largada para este grande evento e com o apoio de todos, conseguiremos alcançar o sonho de chegar ao lugar que todo competidor busca, o pódio, o Mundial para nós será a consagração deste sonho”, frisou Everton Barbieri.

Rally com novidades

O coordenador do Rally Internacional de Erechim, Claudio Pagliosa foi quem apresentou a programação que fará parte do evento deste ano. Também frisou a importância que o evento vem ganhando e a forma com que busca o crescimento do esporte. “Podemos pensar maior, queremos novos passos, mas nunca podemos esquecer de onde viemos. O Eaec não realiza este evento sozinho, há a participação de toda uma grande região. O Rally de Erechim é da comunidade, por isso podemos almejar mais”, acrescentou.

Claudio destacou que na próxima semana estará em Erechim o médico da Confederação Brasileira de Automobilismo, Dino Altmann, para fazer um treinamento com o corpo médico que atuará no Rally de Erechim deste ano. “Buscamos qualificar cada vez mais as pessoas envolvidas no evento e fomos buscar expertise de quem atua com excelência”, disse.

O parque de apoio do Rally deste ano ganha novo desenho junto ao Parque da Accie. “A intenção é garantir maior tranquilidade para as equipes trabalharem e também mais conforto ao público que poderá visualizar de uma maneira diferente a atuação destas equipes”, disse Claudio.

E para fechar a edição deste ano do Rally de Erechim, Jorge Negretti fará um show de MotoCross, no domingo, 1º de junho, após a entrega da premiação aos campeões do Rally de Erechim.

A programação começa na terça-feira, dia 27, com a abertura do parque de apoio para a montagem dos boxes das equipes. Na quarta, 28, haverá a recepção aos competidores. Na quinta, dia 29, vistorias, reconhecimento das especiais pelos competidores e largada promocional.

A sexta, dia 30, será outro dia movimentado com shakedown, qualifying stage e o super-prime noturno. A corrida segue no sábado e domingo, dias 31 de maio e 1º de junho.

Especial com mais de 30 quilômetros

O diretor de prova do Rally de Erechim, Adilson Stankievicz fez a apresentação da parte técnica e de segurança que envolve o evento deste ano. Pela primeira vez o Rally terá uma especial com 31 quilômetros, a terceira do sábado.

Outra novidade nas pistas será a realização da última especial do domingo, no mesmo trajeto do super-prime, que acontece na sexta à noite e sábado à tarde. No sábado a primeira especial larga às 8h33, no tradicional salto dos verdureiros. No domingo, a largada da primeira especial está prevista para às 8h03.

Stankievicz também agradeceu às equipes de trabalho, aos voluntários e salientou que Erechim fará outro evento de grande sucesso em 2014.

Artista apresenta eventos paralelos

Fora das pistas, uma série de vários eventos fará parte da programação do Rally Internacional de Erechim deste ano. Estes eventos foram apresentados pelo ator erechinense Adriano Massaro. Ele também fez uma pequena palestra motivacional e se propôs a ser um dos voluntários, junto com outras 1,2 mil pessoas.

Roland Koller será o patrono do evento em 2014

A cada edição, o Rally Internacional de Erechim elege um patrono. Este ano, o empresário e vice-presidente do Eaec, Roland Koller foi o escolhido. Ele foi pego de surpresa ao ser anunciado para o cargo, durante a solenidade de lançamento do evento, nesta terça-feira.

A apresentação foi feita pelos filhos, Rafael e Bernardo Koller, ambos pilotos de rally de velocidade, assim como o pai que já foi inclusive campeão Brasileiro. A emoção tomou conta do empresário e colaborador do Rally de Erechim. “Não imaginava que poderia ser escolhido. Esta não é uma homenagem apenas para mim, mas para toda minha família que nestes anos todos tem estado ao meu lado, participado comigo do Rally de Erechim e das competições que participei”, frisou.

Emocionado, se disse orgulhoso de ser erechinense. Depois recebeu das mãos do presidente do Eaec, Everton Barbieri, uma placa de homenagem por ser o patrono da edição deste ano.

Prefeito anuncia reunião com Ministro visando o WRC

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, se mostrou empolgado com a realização do Rally de Erechim deste ano. Saudou o trabalho feito pelos colaboradores e deu uma boa notícia a quem torce pela vinda de uma etapa do Mundial WRC para Erechim. “Amanhã (nesta quarta-feira), terei uma reunião em Brasília, com o ministro dos Esportes (Aldo Rabello) para falar justamente sobre o Rally de Erechim. Esporo que possamos ter boas notícias”, salientou Polis.

Destacou ainda as recentes conquista do esporte local como o acesso do Ypiranga à Série A do Gauchão 2015 e a conquista do título da Libertadores da América de Futsal, pelo Atlântico. “São grandes marcas de nossa cidade”, encerrou.

PrimeComunicação – Assessoria de Imprensa do Rally de Erechim
Texto e Foto: Edson Castro