Fernando Solimann vai para o Brasileiro de Rally com novo navegador

pomerode-fernandosolimann
Esta será a primeira temporada do piloto erechinense no certame nacional. Primeira corrida é neste final de semana em SC

 
O ano de 2014 traz um novo desafio para o piloto erechinense Fernando Solimann. Esta será a primeira temporada dele no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR). E a primeira corrida será no próximo final de semana, entre os dias 21 e 23, na cidade catarinense de Pomerode. O piloto terá ainda novo navegador para o nacional: Cristiano Beus substitui a namorada de Fernando, Natasha Pedot, que por compromissos profissionais não poderá competir no certame brasileiro.

Fernando explica que a expectativa é conseguir fazer uma boa prova, na abertura da temporada, neste final de semana, em uma prova totalmente desconhecida dele e do navegador Cristiano. “Temos como intenção andar na mesma casa de tempo dos principais concorrentes, sabemos que será uma tarefa bastante complicada, por ser a primeira prova que o Cristiano irá navegar, porém tenho a intenção de ver se o carro está bom para competir em igualdade com os demais carros do campeonato”, salienta o piloto da equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos).

Sobre a chegada de Cristiano Beus à equipe, Fernando salienta que esta se deu em virtude de a Natasha não conseguir se liberar para as provas do Brasileiro, em função das suas atividades profissionais. “Porém ela fará as provas correspondentes ao campeonato Gaúcho, teremos algumas dificuldades nas provas que tem o Brasileiro e Gaúcho na mesma data, mas vamos ver como vai estar a pontuação em cada campeonato”, explica Fernando.

O carro que a equipe vai utilizar na disputa do CBR é o Ford KA, e este está pronto para a primeira corrida do ano. “Neste período de férias foram feitos apenas ajustes, sendo que as alterações permitidas na categoria já haviam sido realizadas no ano passado, que foi a injeção e suspensão, sendo assim, foi feito acerto na questão de injeção e manutenção necessária, mas acredito que com as alterações feitas no ano passado o carro ficou mais competitivo”, salienta o piloto.

Entrando no CBR

Fernando fará, assim como a equipe Solimann Racing, sua primeira temporada no Brasileiro de Rally, na categoria CBR3 (carros de tração 4×2 e motor de até 1.600 cc). “Nossa expectativa é a melhor possível, sendo um bom aprendizado andar em provas as quais nunca participamos e nem presenciamos, como as de SC e PR, mas vai ser uma boa experiência para aprendermos com outros competidores um pouco da pilotagem além dos já conhecidos aqui no RS”, explica.

O primeiro desafio do ano já será um destes rallys desconhecidos, em Pomerode, SC. “Não tenho muitas informações, e ainda não sei onde serão as especiais, porém tem no histórico umas especiais rápidas e outras em uma serrinha, sendo está muito complicada e técnica. Assisti vídeos do ano de 2009 que teve a prova lá e foram especiais rápidas e técnicas e vi bastante acidentes, ou seja, tem que estar 110% ligado em todos os detalhes do levantamento para não ocorrer muitos sustos”, diz Fernando.

O piloto salienta ainda que a equipe tem dois objetivos principais nesta temporada do CBR. “Queremos confirmar se o carro está ou não competitivo, se será necessário melhorar algo e adquirir experiência além-fronteiras. Haverá uma prova nova para todos que será em Chapecó, mas é uma cidade com bastantes recursos para fazer uma excelente corrida”, conclui Fernando.

O rally em Pomerode

A cidade catarinense de Pomerode já tem tradição de sediar provas de rally de velocidade. Ficou fora do calendário nacional no último ano, mas retorna agora e promete um grande evento no próximo final de semana.

A programação da prova começa na sexta-feira, dia 21, com a chegada das equipes, reconhecimento das especiais, pelos competidores, shakedown, que é um treino final para as equipes, e uma super especial noturna. Esta super especial será realizada na mesma pista do shakedown, junto ao Parque de Eventos da cidade.

Neste mesmo lugar fica também toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes. A corrida mesmo acontece no sábado e domingo, dias 22 e 23. Serão quatro especiais diferentes ao longo do final de semana. Uma terá 19,1 quilômetros de distância, outra 12,4, uma terceira com 16,5 e fechando a quarta especial com 6,8 quilômetros de trecho cronometrado.

As especiais serão em estradas de terra, no interior do município. No total, os competidores vão percorrer 141 quilômetros de prova. O acesso ao Parque de Apoio e às especiais, é gratuito. A premiação aos vencedores acontece no domingo, junto ao Parque de Eventos de Pomerode.

Programação Oficial do Rally de Pomerode

Sexta-Feira – 21 de Março de 2014

07h00 Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
08h00 Abertura da Sala de Imprensa – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
08h00 Inicio do reconhecimento das Provas Especiais
08h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR1
09h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR2
10h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR3
11h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. Convidados
12h00 Inicio do reconhecimento do Shakendown – somente a pé ou de bicicleta
14h00 Inicio da 2ª Vistoria Técnica – todas as categorias (com multa)
15h00 Encerramento do reconhecimento do Shakendown
15h30 Encerramento da 2ª Vistoria Técnica
16h00 Inicio do SHAKEDOWN (todas as categorias) – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
17h00 Encerramento do Credenciamento de Imprensa
18h00 Encerramento do SHAKEDOWN
18h00 Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais
19h00 Largada  Promocional  (participação  obrigatória  de  pilotos  e navegadores
19h30 Largada do primeiro carro na SS Stage – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
21h00 Divulgação da Ordem de Largada

Sábado – 22 de Março de 2014

07h00 Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
09h00 Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
09h23 Largada do primeiro carro na PE-1
09h51 Largada do primeiro carro na PE-2
10h21 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio A
11h49 Largada do primeiro carro na PE-3
12h17 Largada do primeiro carro na PE-4
12h47 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio B
14h15 Largada do primeiro carro na PE-5
14h43 Largada do primeiro carro na PE-6
15h13 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio C / Vistoria do Campeonato Catarinense
17h13 Entrada do primeiro carro no Parque Fechado
18h00 Divulgação da Ordem de Largada de Domingo
18h00 Encerramento da Secretaria de Prova

Domingo – 23 de Março de 2014

07h00 Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
08h00 Largada do primeiro carro do Parque de Apoio D
08h13 Largada do primeiro carro na PE-7
08h51 Largada do primeiro carro na PE-8
09h11 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
10h29 Largada do primeiro carro na PE-9
11h07 Largada do primeiro carro na PE-10
11h27 Entrada do primeiro carro no Parque Fechado Final
14h00 Divulgação dos resultados / Premiação
15h00 Encerramento do Evento

Edson Castro
Prime Comunicação – Assessoria de Imprensa Solimann Racing
Foto: Edson Castro