logo-erb-brancoverm

Piloto paranaense está pronto para novo desafio no Brasileiro de Rally

Ricardo Malucelli compete neste final de semana na abertura da temporada do rally de velocidade nacional, em Pomerode, SC. Navegador é Giovani Bordin
pomerode-ricardo

 
O ano de 2014 traz novos desafios para a dupla paranaense Ricardo Malucelli e Giovani Bordin. Eles vão estrear na categoria mais forte do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR), a CBR 1, onde os carros possuem tração 4×4. O carro escolhido para este novo momento será um Mitsubishi Lancer Evo X.

E a primeira corrida do ano, para a dupla, que compete com apoio da equipe UB Rally (JMalucelli, Esthétic Cars Details, Rádio Transamérica – apoio Ogio, Paraná Banco,Citra Bar), será neste final de semana, na cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, que fica no estado de Santa Catarina. A prova marca a abertura da temporada do CBR.

Ricardo e Giovani se mostram ansiosos pela estreia nesta nova categoria, com um carro totalmente diferente do Peugeot 207 (tração 4×2) com o qual a dupla competia em 2013. “Nossa expectativa é muito grande. Uma semana atrás nem sabíamos se poderíamos correr esta prova, pois a Mitsubishi atrasou a entrega do carro. Não vamos ter tempo hábil para deixar pronto o novo carro, então vamos andar esta etapa com um Lancer Evo X emprestado pelo piloto Ulysses Bertholdo”, destaca Ricardo.

Para ele, começa um novo aprendizado. “Vamos para Pomerode com a finalidade de começar a conhecer o carro e ganhar experiência com o forte Lancer. A ideia é terminar a prova de Pomerode sem incidentes”, acrescenta o piloto.

Malucelli e Bordin vem de categorias de tração 4×2. A migração para outra, mais forte, de tração 4×4, foi confirmada no final de 2013. “Sempre foi um sonho meu poder pilotar um carro de rally com muita força e tração nas quatro rodas, hoje estou realizando esse sonho através de ajuda de beneficio fiscal. Os desafios serão enormes, considero que vou começar do zero no rally, de novo. A intenção, portanto, é andar num ritmo seguro e forte, sempre pensando em conhecer o carro e chegar no final das corridas”, enfatiza Ricardo Malucelli.

Conhecendo a categoria e o carro

Tudo é novo neste desafio que Ricardo e Giovani terão pela frente a partir desta semana, em Pomerode, SC. Sobre pilotagem e navegação, Ricardo salienta que a dupla já fez alguns testes e vem estudando, através de vídeos, a maneira de fazer uma boa pilotagem e navegação. “Temos conversando muito também com o Ulysses (Bertholdo) e outros navegadores que já andaram nesta categoria”, frisa Malucelli.

O piloto também explica a opção pelo Mitsubishi Lancer. “No Brasil, infelizmente, não temos muitas opções para carro 4×4, a ideia surgiu quando a Mitsubishi começou a vender o Lancer, encaminhado para preparação, já de fabrica com as mesmas condições que temos nos carros de passeio. E também o que influenciou bastante na escolha do Evo X foi a variedades de lugares aonde você pode comprar peças sobressalentes”, diz.

Além do Campeonato Brasileiro, a dupla deve disputar ainda algumas etapas do Paranaense. Este ano tem sido de retorno do estadual do Paraná. Ricardo Malucelli reside em Curitiba e a expectativa também é poder contribuir para o crescimento do esporte no Estado.

O rally em Pomerode

A cidade catarinense de Pomerode já tem tradição de sediar provas de rally de velocidade. Ficou fora do calendário nacional no último ano, mas retorna agora e promete um grande evento no próximo final de semana.

A programação da prova começa na sexta-feira, dia 21, com a chegada das equipes, reconhecimento das especiais, pelos competidores, shakedown, que é um treino final para as equipes, e uma super especial noturna. Esta super especial será realizada na mesma pista do shakedown, junto ao Parque de Eventos da cidade.

Neste mesmo lugar fica também toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes. A corrida mesmo acontece no sábado e domingo, dias 22 e 23. Serão quatro especiais diferentes ao longo do final de semana. Uma terá 19,1 quilômetros de distância, outra 12,4, uma terceira com 16,5 e fechando a quarta especial com 6,8 quilômetros de trecho cronometrado.

As especiais serão em estradas de terra, no interior do município. No total, os competidores vão percorrer 141 quilômetros de prova. O acesso ao Parque de Apoio e às especiais, é gratuito. A premiação aos vencedores acontece no domingo, junto ao Parque de Eventos de Pomerode.

Programação Oficial do Rally de Pomerode

Sexta-Feira – 21 de Março de 2014

07h00 Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
08h00 Abertura da Sala de Imprensa – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
08h00 Inicio do reconhecimento das Provas Especiais
08h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR1
09h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR2
10h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR3
11h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. Convidados
12h00 Inicio do reconhecimento do Shakendown – somente a pé ou de bicicleta
14h00 Inicio da 2ª Vistoria Técnica – todas as categorias (com multa)
15h00 Encerramento do reconhecimento do Shakendown
15h30 Encerramento da 2ª Vistoria Técnica
16h00 Inicio do SHAKEDOWN (todas as categorias) – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
17h00 Encerramento do Credenciamento de Imprensa
18h00 Encerramento do SHAKEDOWN
18h00 Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais
19h00 Largada  Promocional  (participação  obrigatória  de  pilotos  e navegadores)
19h30 Largada do primeiro carro na SS Stage – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
21h00 Divulgação da Ordem de Largada

Sábado – 22 de Março de 2014

07h00 Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
09h00 Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
09h23 Largada do primeiro carro na PE-1
09h51 Largada do primeiro carro na PE-2
10h21 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio A
11h49 Largada do primeiro carro na PE-3
12h17 Largada do primeiro carro na PE-4
12h47 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio B
14h15 Largada do primeiro carro na PE-5
14h43 Largada do primeiro carro na PE-6
15h13 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio C / Vistoria do Campeonato Catarinense
17h13 Entrada do primeiro carro no Parque Fechado
18h00 Divulgação da Ordem de Largada de Domingo
18h00 Encerramento da Secretaria de Prova

Domingo – 23 de Março de 2014

07h00 Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
08h00 Largada do primeiro carro do Parque de Apoio D
08h13 Largada do primeiro carro na PE-7
08h51 Largada do primeiro carro na PE-8
09h11 Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio E
10h29 Largada do primeiro carro na PE-
11h07 Largada do primeiro carro na PE-10
11h27 Entrada do primeiro carro no Parque Fechado Final
14h00 Divulgação dos resultados / Premiação
15h00 Encerramento do Evento

Edson Castro
Prime Comunicação – Assessoria de Imprensa Ricardo Malucelli/Giovani Bordin