Rally Erechim

Rally de Atibaia marca decisão do Brasileiro de Rally neste final de semana

Prova de dois dias apontará os campeões da temporada e catarinense briga pelo primeiro título do certame. Programação começa nesta sexta-feira
atibaia-decisao

 
Está chegando a hora. Começa nesta sexta-feira, dia 8, a programação para a largada da quinta e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. A corrida acontecerá na cidade de Atibaia, SP, entre o sábado e domingo, dias 9 e 10. Nesta sexta, no entanto, as equipes chegam a cidade para a primeiro dia de programação.

Haverá a montagem do parque de apoio, com os boxes de cada equipe, junto ao Centro de Convenções Victor Brecheret, que fica na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas. Os competidores também farão, a partir das 8h, o reconhecimento das especiais, que em Atibaia serão oito, sendo quatro de 26 quilômetros de distância cada, e que estão entre as mais longas da temporada 2013.

Ás 16h tem largada o shakedown, o treino final de ajuste dos carros. A partir das 19h, também no Centro de Convenções Victor Brecheret, acontece a largada promocional, a apresentação dos competidores e equipes ao público.

Corrida para valer começa no sábado, às 9h33 e segue até o domingo. Quatro especiais em cada dia. O Campeonato irá definir os campeões nas quatro categorias: 4×4, 4×2, 4×2 Super e 207 (monomarca Peugeot).

Competidores de vários estados brasileiros estarão em Atibaia. Caso do gaúcho Fábio Dall Agnol, que tem como navegador o paulista Gabriel Morales. Eles competem na categoria 4×4, a mais forte, a bordo de um Mitsubishi Lancer. A dupla já conhece a prova, pois andou no rally de 2012 disputado em Atibaia, e espera um bom desempenho no final de semana. “É nossa última prova do ano, uma temporada bem atípica. Passamos por muitas dificuldades, e embora isso, nesta última etapa temos todas as chances de mostrar nossa evolução no ano. Não vamos apenas para brincar, vamos para lutar pelo melhor resultado do ano”, destaca Fábio, da equipe Dall Agnol 53/UB Rally. “Vimos no ano passado uma grande prova em Atibaia, e acredito que o mesmo aconteça este ano”, acrescenta o navegador Gabriel Morales.

De Santa Catarina vem a dupla Toninho Genoin e Sidinei Broering, eles que estão na briga direta pelo título da categoria 4×2. A dupla da equipe na duvida…Acelera/RT One espera poder chegar ao final da corrida e consequentemente buscar o título. “Estamos com boa expectativa para essa prova, ela será inédita para nós e também aos nossos principais concorrentes. Atibaia volta ao Brasileiro de Rally, depois de nove anos, então será tudo novo e isso iguala as condições para todos”, salienta o navegador Sidinei Broering. “Estamos confiante em um bom desempenho. Vamos procurar fazer um rally seguro, porém buscar um ritmo que nos faça andar entre os primeiros colocados”, acrescenta Toninho.

Do Paraná vem o piloto Ricardo Malucelli, da equipe RT One (JMalucelli/Paraná Banco), que anda com Giovani Bordin, navegador que é do RS. Eles estão na terceira colocação da categoria 207 com 98 pontos, e como a pontuação nesta etapa decisiva, será dobrada, a dupla almeja pelo menos fechar a temporada entre os três primeiros colocados, o “Top 3”, de uma das categorias mais disputadas do Campeonato. “A expectativa é grande, pois sabemos que a última etapa tem pontuação dupla e tudo pode acontecer. Vamos com o intuito de terminar a prova andando num ritmo forte e constante até o final”, salienta Ricardo. “Há Muitos pontos em jogo, isso vai fazer todos acelerarem ao máximo, pois os dois primeiros classificados em nossa categoria estão muito próximos e vão brigar pelo título. Nossa ideia é concentrarmos ao máximo, vamos fazer o nosso rally, num ritmo forte, pensando em acabar a corrida”, acrescenta o navegador Giovani Bordin.

O rally em Atibaia

A etapa de Atibaia será a quinta em disputa na temporada 2013. O último rally do ano vai receber mais de 30 carros no grid de largada, parte deste na categoria 4×4, uma das que mais cresceu na temporada. O parque de apoio do evento, com os boxes das equipes ficará junto ao Centro de Convenções Victor Brecheret. No mesmo lugar, será realizada ainda a premiação aos vencedores, na tarde de domingo.

A programação do Rally começa nesta sexta-feira, dia 8, com a chegada dos competidores e equipes à cidade, reconhecimento das especiais pelos competidores, shakedown, que é o treino final de ajuste dos carros, e largada promocional. A apresentação dos competidores ao público acontece a partir das 19h, no mesmo local do parque de apoio.

No sábado os competidores largam para a primeira, de seis especiais, às 9h33. No domingo, segundo e último dia de prova, a largada da primeira, de mais seis especiais, acontece às 9h29. A premiação aos vencedores, acontece a partir das 15h de domingo.

Especiais longas

O rally de Atibaia será composto de quatro especiais, que estarão entre as mais longas do Campeonato Brasileiro deste ano. Ambas terão 26 quilômetros de trecho cronometrado. As outras duas especiais terão 7 e 8 quilômetros de distância, respectivamente. Todo o trajeto será feito em estradas de terra. Mais informações e o mapa da especiais, com locais para assistir a prova podem ser encontrados no site do Campeonato Brasileiro, www.rallybr.com.br.

Serviço do Rally

O que: Rally de Atibaia
Onde: Atibaia, SP
Quando: sábado e domingo, dias 8 e 9
Parque de Apoio: Centro de Convenções Victor Brecheret, Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas
Acesso ao parque de apoio e especiais: gratuito
Mapa e mais informações sobre a prova: www.rallybr.com.br e www.rallydeatibaia.com.br

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally

Categoria 4×4

1 – Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 193
2 – Ilo Dielh/Eduardo Soneca – Mitsubishi Lancer – 135p
3 – Mauricio Neves/Kaze Morales – Peugeot 207 XRC – 60p
4 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 58p (…)

Categoria 207

1 – Dimas Pimenta/Rodrigo Konig – Peugeot 207 – 157p
2 – Marlon Goulin/Maicol de Souza – Peugeot 207 – 133p
3 – Ricardo Malucelli/Giovani Bordin – Peugeot 207 – 98p (…)

Categoria 4×2 Super

Pilotos

1 – Luis Tedesco – Fiat Palio – 153p
2 – Eduardo Barros – Peugeot 206 – 131
3 – Evandro Carbonera – Fiat Palio – 100p
3 – Lucas Arnone – Peugeot 207 – 100p (…)

Navegadores

1 – Rafael Furtado – Fiat Palio – 172p
2 – Juliano Gracioli – Fiat Palio – 106p
3 – Rodrigo Machado – 104p (…)

Categoria 4×2

1 – Tiago Mocelin/Vinicius Anziliero – GM Celta – 128p
2 – Toninho Genoin/Sidinei Broering – Peugeot 206 – 118p
3 – Jean Pimentel/Thiago Osternak – Peugeot 206 – 109p (…)

Programa do Rally de Atibaia

Sexta-feira, dia 8 de novembro

8h – Início do reconhecimento das especiais
16h – Início do Shakedown (treino final)
18h – Fim do reconhecimento das especiais
19h – Largada Promocional – Local: Centro de Convenções Victor Brecheret. Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas

Sábado, dia 9 de novembro

9h33 – Largada do primeiro carro na primeira especial
10h06 – Largada do primeiro carro na segunda especial
12h14 – Largada do primeiro carro na terceira especial
12h47 – Largada do primeiro carro na quarta especial

Domingo, dia 10 de novembro

9h29 – Largada do primeiro carro na primeira especial
10h10 – Largada do primeiro carro na segunda especial
12h14 – Largada do primeiro carro na terceira especial
12h55 – Largada do primeiro carro na quarta especial
15h30 – Premiação aos vencedores – Local: Centro de Convenções Victor Brecheret. Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas

ACESSE +

FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS: www.venhaserprime.com.br
FACEBOOK: agenciaprimers
TWITTER: @venhaserprime

PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro