A última vez foi em 2005. Muitos competidores que hoje estão competindo no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade não conhecem, mas vão estar presentes na quarta etapa do nacional que acontece neste final de semana, em Cascavel, região oeste do Paraná.
A etapa promete ser uma das mais disputadas até agora, pois começa a encaminhar as duplas que vão disputar o título da temporada, nas quatro categorias: 4×4, 4×2, 4×2 Super e 207 (monomarca Peugeot 207). O grid deverá ser formado por mais de 30 carros, com duplas de vários estados e até mesmo de outros países da América do Sul.
Reconhecimento das especiais
A programação começa ainda nesta sexta-feira, dia 27, quando os competidores fazem o reconhecimento das especiais, trabalho também conhecido como levantamento. Neste momento, os pilotos repassam aos navegadores as coordenadas que desejam ouvir durante a corrida. Curvas, saltos, retas e outros pontos são graduados para que o piloto consiga andar num ritmo forte e seguro, já que as especiais são disputadas em trechos de estradas de terra.
“O levantamento é muito importante. Na última etapa do Gaúcho, não tivemos o tempo que gostaríamos para realizar um bom levantamento e pecamos nos detalhes. Neste de Cascavel estamos planejando a ida com antecedência e no dia estipulado para o reconhecimento já estaremos descansados e presentes. Nesta etapa que nunca andamos é necessário todo o cuidado com os eventos bem descritos no levantamento para que o piloto possa confiar na cantada e que possamos andar forte e com segurança”, enfatiza Alessander Soares, navegador da equipe Best Beef Rally Team, que compete com o piloto gaúcho Daniel Barros.
O também gaúcho Fábio Dall Agnol é um dos poucos pilotos que estarão em Cascavel e que já competiu na região. “Em 2005 eu fiz um rally de divisor de águas, até Cascavel era um Fábio, durante aquela prova mostrei muito do que eu sabia e já na minha quarta corrida estava andando entre os três primeiros colocados numa competição nacional. Logo, este ano vamos pensando em fazer uma prova, sem problemas, sem sustos e de muito aprendizado, de preferência fechando com pódio”, enfatiza o piloto Fábio Dall Agnol, da equipe Dall Agnol 53/UB Rally, que compete com o navegador Gabriel Morales.
Ainda nesta sexta-feira, acontece o shakedown, que é o treino final de ajuste para os carros. Este será realizado em uma pista próxima ao Autódromo Internacional de Cascavel a partir das 13h. O acesso do público é gratuito. Por volta das 20h, tem largada promocional do rally.
Rally desconhecido
Cascavel é uma prova ainda desconhecida para várias equipes. Mesmo competindo em casa, o paranaense Ricardo Malucelli espera uma disputa acirrada na categoria 207. “Nossa expectativa é grande, pois vamos correr dentro do nosso estado e sabemos que para ter alguma chance de brigar pelo título, precisamos vencer esta etapa”, salienta Ricardo, da equipe RT One (JMalucelli/Paraná Banco/Esthetic Car´s Detail).
Vanderlei Carminatti e Robson Giacomel vem do Rio Grande do Sul para sua primeira prova no oeste paranaense. “Vamos a Cascavel sem pretensão nenhuma, pois decidimos de última hora disputar a etapa. Tivemos um apoio importante de nossos patrocinadores para viabilizar a ida da equipe a Cascavel e estamos indo mais para prestigiar o evento, pois os organizadores sofrem muito para fazer uma etapa e nós vamos para fazer a nossa parte. Porém, claro, iremos tentar fazer o melhor possível para conseguir uma boa colocação”, destaca Carminatti, da equipe Astrus | In Heaven(Giftpalace/Copare/Triel HT/Sponchiado/Pecar/Cercena).
Na busca por uma boa colocação no rally, vem de SC, a dupla Julio Romi e Eduardo Tonial, da equipe ProRomi Racing (Automecânica Francesa/Abadia Competições/Bionuclear/Carrocerias Tonial). “Vamos para Cascavel com um objetivo que é terminar a prova. Não tivemos muita sorte nas outras três etapas do CBR disputadas até aqui. Agora é esquecer as etapas anteriores e focar em Cascavel”, destaca o piloto Julio Romi.
Briga pelo título
As quatro categorias do CBR 2013 tem briga aberta pelos títulos. Na 4×2 Super, ao menos quatro duplas ainda disputam o primeiro lugar geral do Campeonato. Uma delas é dos gaúchos Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, da equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Copare/Perfiaço/Lorenci). “A expectativa é de fazermos uma boa prova, buscando andar forte para podermos pontuar bem e seguirmos com chance de chegar ao título também do Campeonato Brasileiro”, reforça o navegador Juliano Gracioli.
Programa do Rally
A etapa de Cascavel volta ao calendário do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade após oito anos. A última vez que a cidade paranaense sediou a prova, foi em 2005. Este ano, um grande evento está sendo programado. O parque de apoio, com os boxes das equipes, ficará junto ao Autódromo Internacional de Cascavel, que fica as margens da BR 277.
A programação começa nesta sexta-feira com a chegada das equipes, montagem dos boxes, reconhecimento das especiais pelos competidores, shakedown, que é o treino final de ajuste e acontecerá junto ao Autódromo, além de um evento promocional de apresentação dos competidores.
No sábado e domingo serão disputadas 15 especiais, nove delas no primeiro dia, totalizando mais de 150 quilômetros de trechos cronometrados em estradas de terra no interior do município. O acesso do público ao parque de apoio e também nas especiais, é gratuito.
Cronograma das especiais do Rally de Cascavel
Sábado:
SS 01, 04 e 07 – 05 km, piso vermelho compactado, grandes retas com curvas de 90, e um grande salto. Largadas: 9h43, 12h07 e 14h31
SS 02, 05, e 08 – 16 km, piso vermelho compactado com cascalho, inicio sinuoso, mudança de piso no meio da especial com grandes retas. Largadas: 10h01, 12h07 e 14h49
SS 03, 06 e 09 – 08 km piso vermelho compactado com cascalho, curvas de 90 terminando dentro do autódromo. Largadas: 10h39, 13h03 e 15h27
Domingo:
SS 10, 12 e 14 – 12 km primeiros 05 km de calçamento, uma grande subidas, muda para piso vermelho compactado finalizando com cascalho. Largadas: 8h43, 10h41 e 12h39
SS 11, 13 e 15 – 09 km de cascalho terminando dentro do autódromo. Largadas: 9h03, 11h01 e 12h59
Texto e Foto: Edson Castro