Depois de não competir na etapa de Ouro Branco, MG, em julho, a dupla gaúcha Daniel Barros (piloto de Santa Maria) e Alessander Soares (navegador de Caxias do Sul), volta as pistas neste final de semana para a quarta prova do ano no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR). A corrida será disputada na cidade de Cascavel, no PR, começando com o reconhecimento das especiais e treino final nesta sexta-feira, dia 27, e prova dividida em dois dias, no sábado e domingo, dias 28 e 29.
No total, a dupla da equipe Best Beef Rally Team vai enfrentar mais de 150 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em 15 especiais, em estradas de terra, durante o final de semana. A meta, de acordo com o piloto Daniel Barros, é garantir um dos cinco melhores lugares na categoria 4×2, que promete ter um dos maiores grids na prova. “A expectativa é de realizarmos uma boa etapa e terminarmos entre os cinco primeiros da categoria. Nunca andamos juntos em Cascavel e por não conhecermos os trechos, tentaremos realizar um levantamento com calma visando andar bem dentro do nosso limite e chegar ao final”, destaca o piloto Daniel Barros.
A dupla fará sua primeira participação na prova de Cascavel, que está ausente do calendário nacional desde 2005. “Acreditamos que um diferencial nesta etapa será um bom trabalho de levantamento, um ritmo forte e constante de prova e também um pouco de sorte. Esperamos que a chuva não se faça presente para não deixar a prova perigosa, já que existe a possibilidade meteorológica da mesma ocorrer”, explica o navegador Alessander Soares.
Reconhecimento das especiais, ou levantamento, que para a dupla, é uma parte importante na busca por um bom desempenho na corrida. “O levantamento é muito importante. Na última etapa do Gaúcho, não tivemos o tempo que gostaríamos para realizar um bom levantamento e pecamos nos detalhes. Neste de Cascavel estamos planejando a ida com antecedência e no dia estipulado para o reconhecimento já estaremos descansados e presentes. Nesta etapa que nunca andamos é necessário todo o cuidado com os eventos bem descritos no levantamento para que o piloto possa confiar na cantada e que possamos andar forte e com segurança”, enfatiza Alessander.
O trabalho de levantamento da etapa de Cascavel será realizado durante a sexta-feira, dia 27. Neste, o piloto repassa ao navegador as coordenadas que vai querer ouvir durante a corrida. São graduadas curvas, retas, saltos entre outras situações que podem acontecer, por se tratar de estradas de terra.
A dupla destaca que a categoria 4×2 cresceu bastante este ano no CBR e espera poder andar junto aos principais concorrentes na etapa de Cascavel. “A categoria 4×2 é bastante competitiva, todos as duplas são de boa qualidade e estão andando juntas no ano todo. Esperamos desenvolver um bom trabalho de pilotagem e navegação, chegar entre os ponteiros e quem sabe almejar um pódio”, enfatiza Daniel Barros.
Avaliação positiva da temporada
Daniel e Alessander fazem avaliação positiva até o momento, na temporada 2013 de rallys. “A intenção deste ano era participar de quantas etapas fossem possíveis para que pudéssemos adquirir entrosamento da dupla. Tivemos alguns problemas mecânicos na etapa do Brasileiro de Canela que acabamos não podendo largar. No Rally de Erechim, após terminar o primeiro dia entre os cinco primeiros, acabamos capotando no segundo dia e ficamos de fora da etapa. Após esta prova, acabamos trocando de categoria e participando da Classe 9 no Gaúcho e 4×2 no Brasileiro. Não conseguimos participar da etapa de Ouro Branco, MG, devido a problemas profissionais da dupla e seguimos para a etapa do Gaúcho em Estação, onde ficamos em quarto lugar por uma diferença mínima para o terceiro. Já no rally de Severiano de Almeida, fizemos uma boa corrida, chegando em segundo lugar, mas como por um erro nosso tínhamos deixado o carro preparado para o Brasileiro que admite o uso de coletor 4×1 na categoria, fomos desclassificados. Temos a certeza que o trabalho esta sendo bem encaminhado para que 2014 possamos brigar pelo título da categoria, já que a cada etapa o entrosamento esta fluindo bem e os resultados irão naturalmente aparecer”, encerra Alessander Soares.
Texto e foto: Edson Castro