Rally Erechim

Carbonera e Gracioli buscam liderança do Brasileiro de Rally

Dupla da equipe Cavaletti Rally Racing volta as pistas pelo nacional no próximo final de semana na cidade de Cascavel, PR

cascavel-carbonera-580

A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR) acontece no próximo final de semana, entre os dias 26 e 29, na cidade de Cascavel, no Paraná. Uma disputa que promete muito, principalmente por se tratar da penúltima etapa do Campeonato e onde todas as categorias ainda tem briga aberta pelo título da temporada.

Na categoria 4×2 Super a dupla gaúcha Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, da equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Copare/Perfiaço/Lorenci) tentará buscar a liderança, a qual ocupou durante boa parte da competição neste ano. “Nossa meta é principalmente concluir esta corrida, porém, claro, sempre estaremos em busca de um bom resultado”, salienta o piloto Evandro.

A dupla está a apenas nove pontos dos líderes. Nas duas primeiras etapas deste ano, a liderança foi de Evandro e Juliano. Já campeões, por antecipação do Campeonato Gaúcho deste ano, a dupla vai a Cascavel, com boa expectativa. “A  expectativa é de fazermos uma boa prova, buscando andar forte para podermos pontuar bem e seguirmos com chance de chegar ao título também do Campeonato Brasileiro”, reforça o navegador Juliano Gracioli.

Reta final do CBR

Faltam apenas duas etapas para o final da temporada do Brasileiro de Rally 2013. Esta em Cascavel, e após Atibaia, em SP. Para Evandro e Juliano, a disputa pelo título na categoria será empolgante e difícil. “Tenho certeza que será muito disputado. Essa categoria está se mostrando muito competitiva. Vai ser difícil para todos e com certeza a disputa do título se dará na última etapa”, avalia Evandro Carbonera.

“Vai estar cada vez mais difícil, com os líderes querendo manter suas posições e quem vem atrás buscando nestas duas últimas provas poder superar e chegar na liderança. Com certeza vão ser provas muito emocionantes”, completa Juliano Gracioli.

Rally desconhecido

Cascavel, no Paraná, estava fora do calendário nacional de rallys desde 2005. Para Evandro e Juliano, esta será uma prova totalmente nova, pois eles não andaram na região naquele ano. Nada melhor que aprimorar o reconhecimento das especiais, antes da prova. “O reconhecimento das pistas é de fundamental importância, visto que o piloto não possui referencia nenhuma das especiais, e só vai poder imprimir um ritmo forte caso sentir firmeza no levantamento. Outro fato importante de um bom reconhecimento é poder, na prova, imprimir na primeira passada já um ritmo forte sem correr riscos”, explica Juliano Gracioli.

Evandro espera um rally rápido. “Ainda não sabemos como serão as especiais, pelo que se comenta serão muito rápidas. Acredito que o equipamento de cada equipe poderá fazer diferença, porém sempre um bom levantamento ajuda a diminuir essa diferença”, enfatiza.

Um ano para comemorar

Ainda restam três provas para o fechamento da temporada de rallys da equipe Cavaletti Rally Racing: uma pelo Campeonato Gaúcho e duas pelo Brasileiro. Mesmo assim, a avaliação que a equipe faz da temporada, já é positiva. Nas metas para 2013, a principal era a conquista do título estadual, conquistado por antecipação na última etapa, em Severiano de Almeida, no início de setembro.

“A avaliação que podemos fazer até agora é a melhor possível, acredito que todos estão de parabéns, piloto, co-piloto, mecânicos, enfim todos que fazem parte da equipe Cavaletti Rally Racing”, destaca Evandro Carbnonera. “A equipe está de parabéns e está conseguindo os objetivos e metas traçadas no começo do ano. Estamos muito felizes e esperamos continuar com bons resultados até o final dos dois campeonatos”, encerra Juliano Gracioli.

Programa do Rally

A etapa de Cascavel volta ao calendário do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade após oito anos. A última vez que a cidade paranaense sediou a prova, foi em 2005. Este ano, um grande evento está sendo programado. O parque de apoio, com os boxes das equipes, ficará junto ao Autódromo Internacional de Cascavel, que fica as margens da BR 277.

A programação começa na sexta-feira com a chegada das equipes, montagem dos boxes, reconhecimento das especiais pelos competidores, shakedown, que é o treino final de ajuste e acontecerá junto ao Autódromo, além de um evento promocional de apresentação dos competidores.

No sábado e domingo serão disputadas 15 especiais, nove delas no primeiro dia, totalizando mais de 150 quilômetros de trechos cronometrados em estradas de terra no interior do município. O acesso do público ao parque de apoio e também nas especiais, é gratuito.

Cronograma das especiais do Rally de Cascavel

Sábado:

SS 01, 04 e 07 – 05 km, piso vermelho compactado, grandes retas com curvas de 90, e um

grande salto. Largadas: 9h43, 12h07 e 14h31

SS 02, 05, e 08 – 16 km, piso vermelho compactado com cascalho, inicio sinuoso, mudança de

piso no meio da especial com grandes retas. Largadas: 10h01, 12h07 e 14h49

SS 03, 06 e 09 – 08 km piso vermelho compactado com cascalho, curvas de 90 terminando

dentro do autódromo. Largadas: 10h39, 13h03 e 15h27

Domingo:

SS 10, 12 e 14 – 12 km primeiros 05 km de calçamento, uma grande subidas, muda para piso

vermelho compactado finalizando com cascalho. Largadas: 8h43, 10h41 e 12h39

SS 11, 13 e 15 – 09 km de cascalho terminando dentro do autódromo. Largadas: 9h03, 11h01 e 12h59

Programa do Rally

Sexta-feira, dia 27/09/2013

08:00 hs. Abertura da Secretaria de Prova e Reconhecimento das Especiais
09:00 hs. Apresentação para Vistoria Veículos 4×4
10:00 hs. Apresentação para Vistoria Veículos 4×2
13:00 hs. Início Shakedown Veículos 4×4
14:00 hs. Final Shakedown Veículos 4×4
14:01 hs. Inicio Shakedown Veículos 4×2
16:00 hs. Final Shakedown Veículos 4×2
16:00 hs. Divulgação Ordem de Largada
18:30 hs. Palestra sobre doping CBA (obrigatório presença da dupla)
20:00 hs. Início Largada Promocional

Sábado, dia 28/09/2013

09:00 hs. Largada Primeiro Carro
15:00 hs. Encerramento Especiais
17:00 hs. Início Festa Pilotos e Organização

Domingo, dia 29/09/2013

09:00 hs. Início Especiais
14:00 hs. Encerramento Especiais
15:00 hs. Vistorias
15:30 hs. Rampa de Premiação

PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro