Rally Erechim

Paranaense Ricardo Malucelli faz teste com carro 4×4 no rally

A quinta-feira foi de treinos a bordo do Mitsubishi Lancer na cidade gaúcha de Farroupilha

cascavel-malucelli-4x4

O piloto paranaense Ricardo Malucelli e o navegador Giovani Bordin realizaram durante a quinta-feira, dia 1º, uma série de testes com o Mitsubishi Lancer da equipe UB Rally. O carro compete na categoria 4×4 do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Ricardo e Giovani disputam o Brasileiro na categoria 207 (carros de tração 4×2) pela equipe RT One (JMalucelli/Paraná Banco/Esthetic Car´s Detail).

O treino serviu para Ricardo conhecer o carro 4×4, visando sua expectativa futura de migrar de categoria. “O treino com o Lancer foi satisfatório, acima das minhas expectativas. Sempre tive vontade de acelerar um 4×4, como a dupla está atrás de patrocínio e também de projetos de incentivo do governo no esporte que está em fase bem adiantada, começamos a procurar informações sobre os 4×4. Após uma conversa com o Ulysses Bertholdo, marcamos o treino e tivemos um recepção que me impressionou muito, agradeço muito a equipe UB Rally pela oportunidade de acelerar os dois carros da equipe, Lancers Evo 9 e Evo 10 e pelo profissionalismo da equipe”, salienta Ricardo Malucelli.

“O treino serviu para conhecermos os carros, não temos experiência de 4×4, e não temos parâmetros, precisávamos conhecer o que os carros tinham a oferecer, como funciona, quais são os recursos. Treinamos em uma pista da equipe UB Rally , treino muito bem organizado com o comando do experiente piloto Ulysses Bertholdo, que nos explicou muito sobre os carros”, acrescenta o navegador Giovani Bordin.

Mudanças visíveis

Ricardo Malucelli, que compete no Brasileiro a bordo de um Peugeot 207, de tração 4×2, destaca que há mudanças significativas ao guiar um carro 4×4. “Eu considero um outro esporte, muda a navegação, a tocada é totalmente diferente e o carro é muito mais rápido. O conjunto motor, suspensão e freios me impressionou muito. O Lancer Evo 10 tem muito chão e passa muita confiança e também tem diversas configurações eletrônicas no carro que podem ser mudadas a qualquer momento apenas com um toque no botão”, explica o piloto.

Para Giovani, a principal mudança que puderam observar foram as retomadas depois de curvas de baixa. “As distâncias entre uma curva e outra passa muito rápido, isso requer um levantamento diferenciado, já o carro é muito bom de chão e seguro, suspensão fantástica copiando tudo”, diz Giovani.

Futuro pode ser nos 4×4

O treino feito por Ricardo Malucelli e Giovani Bordin foi uma amostra de que a dupla pode estar migrando de categoria no futuro. “A nossa meta é conseguir patrocínios, ou um projeto de incentivo do governo para o esporte. Se conseguir, a ideia é fazer a temporada de 2014 já na categoria 4×4. Se não, vamos continuar na luta para a realização desse sonho para a dupla. Eu espero que até final de outubro já tenhamos uma posição final sobre a temporada 2014”, destaca Ricardo.

Para o piloto, o crescimento do rally de velocidade no Brasil pode ser um indicativo de que mais pilotos migrem dos carros de tração 4×2 para os de tração 4×4. “Eu acredito que sim, mas os custos ainda continuam muito elevados. Porém, vemos que tem muita gente se esforçando para baixar esses custos e isso me anima bastante. É importante ressaltar que a nossa meta esse ano ainda continua sendo buscar o título na categoria 207 no Brasileiro, que esta difícil mas não é impossível. Estamos focando muito nos treinos agora para a parte final do campeonato, onde a última etapa tem pontuação dupla. Estamos também fazendo ajustes diários no carro que estou competindo fornecido pela equipe RT One, pois minha primeira prova com ele foi em Ouro Branco, onde o carro apresentou alguns problemas mecânicos que comprometeu o resultado da etapa”, frisa Ricardo Malucelli.

E completa: “agradeço muito a dedicação do Giovani Bordin, também ao Ulysses Bertholdo, que foi sensacional no nosso treino, passou dicas, deu uma aula sobre o carro, foi muito atencioso e mostrou ser uma pessoa muito séria e com caráter, fora que é um multicampeão de rally. Agradeço também aos mecânicos da equipe UB Rally que foram muito atenciosos e mostraram muita competência”.

ACESSE +

FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS: agenciaprimers.blogspot.com.br
FACEBOOK: agenciaprimeerechim
TWITTER: @venhaserprime

PrimeComunicação