Uma vitória para ficar marcada na história de Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut. Assim pode ser definido o desempenho da equipe da Mitsubishi Motors no Rally Internacional de Erechim. A bordo de um Lancer Evolution X, a dupla não apenas terminou a competição com duas vitórias, como também manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
“Vencer em Erechim, onde considero minha casa, é motivo de muita satisfação e orgulho. Como piloto, é indescritível ver aquele público imenso na beira da estrada vibrando, torcendo e incentivando as duplas. Além disso, vencemos as duas etapas do Brasileiro e também no Gaúcho, além de termos sido a melhor dupla brasileira. Foi ótimo”, conta o piloto, detentor de 14 títulos do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
No Rally de Erechim, a dupla da Mitsubishi enfrentou mais de 80 outros carros, em duas provas muito disputadas. Além de exigir muito da pilotagem e da navegação, a competição também foi um grande desafio para o Lancer Evo X, já que o piso estava muito liso, com trechos com muita pedra e barro.
“A prova de Erechim é considerada extremamente difícil, por ser completa. Trechos técnicos de baixa velocidade, mesclados com trechos rápidos, além de muita pedra. Para complicar, a chuva do domingo deixou as estradas escorregadias, com barro, onde a atenção teve que ser redobrada. E o Lancer Evo X foi é incrível. Mérito da confiabilidade e resistência do carro e da equipe”, exalta Ulysses.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade será nos dias 15 e 16 de junho, Ouro Branco (MG).
Ulysses e a Mitsubishi
A história de Ulysses com a Mitsubishi teve início em 1996, quando foi lançada a Copa Colt junto ao Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Em seu primeiro ano com a marca, o piloto já saiu vitorioso, o que estreitou ainda mais a parceria e culminou na vitória, em 1998, no Rally dos Sertões com a primeira L200 cabine dupla para competições.
“Depois dessas vitórias, comecei a correr com o Lancer Evo. Fui campeão em todos os anos que competi com esse carro, inclusive o inédito título de Campeão Sul-Americano de Rally de Velocidade para carros de produção (grupo N4), em 1998. Sou o único brasileiro até hoje a conquistar esse título”, lembra Ulysses.
O último ano do piloto com a Mitsubishi foi em 2005, quando Bertholdo foi campeão do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade e também do Rally dos Sertões com uma L200 (categoria Production). “Apesar de não fazer parte da equipe oficial, nunca deixei de trabalhar com o Lancer, já que prestava serviço para outros clientes nos Campeonatos Gaúcho, Brasileiro e Sul-Americano”, explica. “Pessoalmente, é como se nunca tivesse deixado de defender a marca que tanto gosto e que fabrica um dos melhores carros de rallys feitos até hoje”, completa.
A dupla Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Yokohama e Oakley.
Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
16/17 março – Canela e Gramado/RS
18/19 maio – Erechim/RS
15/16 junho – Ouro Branco (MG)
28/29 setembro – Cascavel (PR)
09/10 novembro – Atibaia/SP
Calendário do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade
16/17 março – Canela e Gramado/RS
18/19 maio – Erechim/RS
20/21 julho – Estação/RS
14/15 setembro – Severiano de Almeida/RS
19/20 outubro – Santa Maria/RS
Assessoria de Imprensa
Thiago Padovanni
Caio Martins
Carolina Vasconcellos
Foto: Divulgação