Erechim transformou-se num importante celeiro de novos talentos no rally de velocidade brasileiro. Ano após ano tem presenciado nas pistas, especialmente na edição do Rally Internacional de Erechim, o surgimento de novas duplas no esporte. Na edição deste ano, que acontece na próxima semana na cidade gaúcha, será a vez do navegador Fernando Solimann deixar o banco da direita no carro de rally para ocupar o da esquerda.
Ele fará sua primeira prova como piloto. Fernando é navegador do pai, Laurindo Solimann, no Campeonato Gaúcho. Agora, como piloto, terá o apoio e a navegação da namorada, Natasha Pedot. Os dois irão competir a bordo de um Ford KA, na categoria Classe 9 (carros de tração 4×2 e motor de até 1,6 litros), pela equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos Imobiliários/Bolicho do Tio Chico/SuperCarAutoCenter/Baterias Pioneiro).
“Nossa expectativa é de fazer uma prova consciente e com uma boa resposta do carro, ainda que não tenhamos muita experiência e sem termos visto este carro andar, uma vez que é um carro novo em provas, não tendo nenhum piloto conhecido que possa nos dar dicas”, destaca Fernando. “Minha expectativa é das melhores. Como é a minha primeira prova, precisamos de cautela, pois não tenho experiência como navegadora e ainda não temos entrosamento piloto/navegador, mas a confiança que temos um no outro vai ser fundamental para que possamos finalizar prova com o carro inteiro e com uma super experiência que vai ser proporcionada pela melhor prova de Rally das Américas”, aponta a navegadora Natasha.
Preparação do Ford KA e para novos desafios
Fernando ressalta que o Ford Ka é um carro muito estável. “Tem um entre eixo maior que o do Peugeot 206 (que é o carro que tenho mais conhecimento), dando a entender então que assim como o 206 o Ford Ka será muito bom de chão, um carro rápido e bem estável. Por enquanto, digo tudo isso na teoria, pois não temos a suspensão pronta para poder andar com o carro e testá-lo, porém, temos total confiança na OffLimits que está desenvolvendo os amortecedores. O motor 1.6 do Ka é muito bom, com uma resposta incrível de retomada, que superou nossa expectativa quando colocamos o carro para andar”, aponta o piloto.
Fernando Solimann está também encarando um novo desafio na sua carreira dentro do rally de velocidade, deixando a navegação de lado, para assumir a pilotagem. “É um sonho realizado poder pilotar um carro em uma prova de rally, principalmente sendo esta em Erechim. Eu já pilotava o carro do meu pai em treinos e em testes do carro, porém o Ford Ka é um carro muito diferente do Peugeot 206, mas estou pegando dicas de vários pilotos, inclusive com o meu pai. Estamos trabalhando para fazer um levantamento com bastante referências, com a finalidade de trazer maior segurança para pilotar pela primeira vez em uma prova oficial e trazer na cantada da minha navegadora a foto perfeita das curvas e estradas que iremos encontrar no dia do levantamento para a hora da corrida”, enfatiza o piloto.
Trabalho para buscar resultados positivos
Por ser a primeira prova de Fernando como piloto e de Natasha, como navegadora, toda informação que possa auxiliar a dupla tem sido bem vinda. “Eu e o Fernando estamos trabalhando bastante, pois eu não tenho experiência alguma e ele tem muito para me ensinar, tanto no que tange a levantamento quanto a cartelas, horários, controle, enfim, o rally é muito mais do que entrar no carro e sair andando, por isso cada detalhe é importante e por mim aprendido com muita responsabilidade acima de tudo”, acrescenta a navegadora Natasha.
E ela não esconde a ansiedade pela estreia. “Além dessa tensão toda de aprender, tenho para dizer que o coração está começando a bater mais forte a cada dia que se aproxima da prova, pois estou muito ansiosa e feliz de poder realizar esse sonho ao lado do Fernando”, encerra a navegadora.
O Rally de Erechim
Erechim, no norte do RS, recebe uma das mais tradicionais provas do rally de velocidade brasileiro. O grid esperado é de nada menos que 91 carros e mais de 80 mil expectadores in loco. A prova é considerada a melhor e maior do certame nacional e sul-americano.
A programação este ano começa mais cedo. Na terça-feira, 14, as equipes começam a montar suas estruturas (boxes) no Parque de Apoio, que ficará junto ao Parque da Accie. Na quarta e quinta, dias 15 e 16, acontecem os reconhecimentos das especiais pelos competidores. Na quinta, tem também a largada promocional, a apresentação dos competidores ao grande público em evento que reúne, normalmente, mais de 10 mil pessoas, no centro da cidade.
Na sexta-feira, 17, as equipes tem a oportunidade de fazer o último teste antes da corrida, no shakedown. E a noite, começa a prova com o super-prime noturno, em pista montada junto ao Parque da Accie. A prova segue também no sábado e domingo, dias 18 e 19. Mais informações e mapa para o público acessar os locais para ver o Rally, no endereço www.rallyerechim.com.br.
PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro