RC2N. O que parece soar estranho para muitos, é uma sigla dos sonhos para muitos pilotos que competem no rali de velocidade. Significa que inscrever seu nome nesta categoria, é estar na mais forte das categorias disputadas no Brasil, a dos carros de tração 4×4.
E quem vai realizar este sonho no próximo final de semana, oficialmente, é o piloto de Blumenau, Toninho Genoin, campeão Brasileiro entre os 4×2 (RC5) em 2015. Toninho vai pilotar a partir de agora um carro que também é dos sonhos, um Subaru Impreza WRX STi, simplesmente uma lenda mundial do rali de velocidade.
E a primeira corrida do ano, será quase em casa, na vizinha cidade de Pomerode, que recebe neste final de semana, a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade (CBR).
Sobre a estreia, Toninho não poderia estar mais feliz. “Acho que é um sonho de todo piloto que compete no rali de velocidade com um carro 4×2, um dia estar na elite, a categoria 4×4, com carros que passam de 400 HPs, e não foi diferente comigo, realizando um sonho”, explica.
Com Genoin, Santa Catarina voltará a ter representantes na categoria mais forte do CBR. No passado, nomes como Édio Fuchter e Osvaldo Scheer fizeram história conquistando inclusive títulos nacionais entre os potentes 4×4.
Chegada aos 4×4
Toninho Genoin ressalta que chegar a este novo patamar, revela novas expectativas. “Um sonho, tudo novo, carro, navegador, equipe de apoio, sei que tenho muito o que aprender. Para mim é um orgulho poder competir com lendas do rali, como Ulisses Bertoldo e Mauricio Neves, pilotos profissionais, eu nem competia e já era fã desses pilotos. Dizer o que, agora disputando segundo a segundo na mesma categoria, sem palavras”, enfatiza.
Dentro da estrutura de equipe, Genoin explica que este foi outro sonho realizado. “Sempre quis competir em uma equipe altamente profissional e completa, Abadia Competições (Sr. Francisco Abadia) e mantendo a parceria que tive no ano passado quando fui campeão com o meu amigo e chefe de equipe, Marcelo Venturella”, ressalta.
A equipe se chamará MotorSul Rally Team e terá apoio da N Coelho, Newsul, Heitor Balves, Frutamix, Coelho Auto Peças e Ferro velho, Neguinho, Bluschok Auto Center, Mundial Embalagens e Papelaria, Jesus, Prime Comunicação, RA Racing e na duvida…ACELERA!!!.
A escolha do ícone das pistas, Subaru
Não haveria maneira melhor de começar a competir entre os 4×4, do que com um carro que inspira sonhos e desejos de qualquer piloto de rali. “Sou um fã apaixonado por Subaru, um ícone, uma lenda, uma realização. Um dos melhores pilotos de rali de velocidade do mundo competia com um Subaru Impreza, meu ídolo, Collin McRae, que infelizmente faleceu em 2007”, explica Genoin.
O piloto explica que precisa buscar evolução dentro dos carros de tração 4×4, mas que como competidor chega mais experiente para a temporada 2016 do CBR. “Ganhamos o Brasileiro em 2015 na categoria 4×2. Para 2016 o campeonato vai ser muito competitivo com sete ou mais carros no grid, isso é ótimo. Fazia muitos anos que não se tinha na elite um grid assim de 4X4, estou muito tranquilo, vou ter que começar do zero, aprender a dominar esse carro que é muito forte. Mas eu tenho paciência e determinação, vou manter a calma e dominar a fera, nenhum piloto de avião senta no comando e tira o avião do chão no primeiro contato, vai ter que aprender, e vai ser assim comigo, aprender”, pondera.
Novo navegador
O experiente Carlos Henrique Morales, mais conhecido como Kaze Morales, vai ser o navegador de Toninho Genoin neste novo desafio dentro do CBR. “Kaze é um dos melhores navegadores do Brasil, profissional com mais de 30 anos de experiência, navegou para os melhores pilotos do Brasil, inclusive para o Maurício Neves e Ulisses Bertoldo. Dizer o que, uma honra poder ter ao meu lado um dos melhores navegadores do País, sei que vou aprender muito ao lado dele, a escolha foi do meu chefe de equipe, Marcelo Venturella que fez o contato com o Kaze que aceitou em disputar o campeonato comigo, fiquei muito feliz com a parceria”, completa Toninho Genoin.
Programa do Rally de Pomerode
Quinta-Feira – 10 de Março de 2016
09h00 – Abertura do Parque de Apoio no Parque Municipal de Eventos de Pomerode
18h00 – Abertura da Secretaria de Prova no Parque Municipal de Eventos de Pomerode
21h30 – Divulgação da lista Oficial de Inscritos
Sexta-Feira – 11 de Março de 2016
07h00 – Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
08h00 – Inicio do reconhecimento das Provas Especiais (SS 1/3 e 2/4)
12h00 – Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais (SS 1/3 e 2/4)
13h30 – Inicio do reconhecimento das Provas Especiais (SS 5/7 e 6/8)
14h00 – Inicio da 2ª Vistoria Técnica – todas as categorias (com multa)
17h30 – Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais (SS 5/7 e 6/8)
19h00 – Largada Promocional (participação obrigatória de pilotos e navegadores)
19h30 – Largada do primeiro carro no Super Prime – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
Sábado – 12 de Março de 2016
07h00 – Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal de Eventos de Pomerode
08h00 – Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
08h20 – Largada do primeiro carro na SS1
08h50 – Largada do primeiro carro na SS2
09h20 – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio A
10h40 – Largada do primeiro carro na SS3
11h10 – Largada do primeiro carro na SS4
11h40 – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio B
13h25 – Largada do primeiro carro na SS5
13h50 – Largada do primeiro carro na SS6
14h25 – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio C
15h35 – Largada do primeiro carro na SS7
16h00 – Largada do primeiro carro na SS8 (POWER STAGE)
16h35 – Entrada do primeiro carro no Parque Fechado Final
18h00 – Divulgação dos resultados
18h30 – Encerramento do Rally
Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro