Search
Close this search box.

Nova dupla estreia no Brasileiro de Rally em prova no PR

Sarginieski e Foscarini farão primeira prova do nacional no próximo final de semana

O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR), ganha uma nova dupla para a primeira etapa, a ser disputada no próximo final de semana, na cidade de Antonina, PR. Claudio Sarginieski e Bruno Foscarini estão competindo juntos pela primeira vez neste ano. Já andaram a etapa de abertura do Gaúcho, em Nova Prata, RS e agora estreia no Nacional.

Eles competirão a bordo do GM Onix 1.0 Turbo, na categoria considerada de entrada, a Rally 5 (carros de tração 4×2) e que ganha um contexto a mais em Antonina, pois se transformou a com mais competidores no grid.

“Fomos muito bem em Nova Prata, com um bom resultado (primeiro lugar na categoria). O carro está muito bom, revisado e esperamos seguir competindo pelo melhor resultado possível”, destaca Claudio.

Para ele, um novo desafio também. “Será meu primeiro rally em asfalto e vamos tentar fazer com que esta desvantagem, possa ser suprida com o bom entrosamento da dupla”, acrescenta.

Foscarini se diz motivado por andar em um rally com um contexto histórico tão importante. “Certamente será a oportunidade para ganharmos experiência, seguir evoluindo”, amplia.

Rally no asfalto

Provas de rallys no asfalto não é muito comum no Brasil. Aliás, somente esta versão do Graciosa, entre a serra e o litoral do PR, tem tido este formato nos últimos anos. Para Elton, que além de rally, já competiu em corridas de autódromos, o Graciosa não deixa de ser uma novidade. “É diferente. O carro muda, logo não se tem muitos acertos e dados sobre esse tipo de piso o que gera um desafio a mais”, enfatiza o piloto.

“Acredito que a dupla que conseguir decifrar mais rapidamente os desafios e um acerto para o carro, poderá ter vantagem”, amplia João.

Contexto histórico

O Graciosa é o mais antigo rally do Brasil. “Importante estar iniciando em uma das provas mais tradicionais do calendário. Corrida com boa visibilidade e também um diferencial para equipe”, explica Elton Palkewich.

“Todo rally por si é importante, porém andar em um com tanta história e onde já tivemos grandes nomes competindo, é algo que deixa essa corrida mais especial e aumenta a vontade de buscarmos o nosso melhor e trazer para casa um resultado bom e que nos auxilie no decorrer do Campeonato”, completa João.

A equipe Team Palkewich compete no Brasileiro de Rally de Velocidade na categoria Rally 5 (carros de tração 4×2), a bordo do Fiat Palio, com o patrocínio da Biopar e apoio da VGraf.

O Rally Graciosa

O Paraná sediará a primeira etapa do ano do Brasileiro de Rally, será no tradicional Graciosa, a mais antiga prova do esporte no País, que este ano terá a disputa totalmente em especiais (trechos cronometrados) em asfalto, na serra que próxima ao litoral, tendo como epicentro a cidade de Antonina.

A cidade litorânea tem aproximadamente 20 mil habitantes, é uma das mais antigas do Estado, tendo sua região sido observada a partir do século XVII. A efetiva ocupação deu-se em 1648.

A Estrada da Graciosa, que empresta nome ao rally, é uma das situações geográficas mais encantadoras do Paraná, pois liga Curitiba, primeiro planalto às praias do Paraná, através da Serra do Mar, dentro da Mata Atlântica. Distante 37 km de Curitiba, sai do nível do mar, zero ao 1050 de altitude.

Programação

Quinta-feira – 13 de junho de 2024

08:00 Abertura do Parque de Apoio / Secretaria de Prova – Campo de Futebol do Vasquinho
08:00 Início do reconhecimento das especiais
09:00 Abertura da Vistoria Técnica – Garagem Nova Era
17:00 Fim do reconhecimento das especiais
17:00 Encerramento da vistoria técnica
17:00 Exposição dos carros – Praça Carlos Cavalcanti
19:00 Largada Promocional – Estação Ferroviária de Antonina

Sexta-feira – 14 de junho de 2024

08:00 Início do reconhecimento das especiais
09:00 Início do Shakedown – Acesso Secundário de Morretes
10:00 Início do transporte Viação Graciosa
11:00 Encerramento do Shakedown
11:30 Fim do reconhecimento das especiais
12:00 Briefing – Campo de Futebol do Vasquinho
13:00 Encerramento do transporte Viação Graciosa
14:23 SS1 Graciosa
15:00 Início do transporte Viação Graciosa
15:01 SS2 Dom Pedro 1
15:39 SS3 Dom Pedro 2
17:00 Encerramento do transporte Viação Graciosa

Sábado – 15 de junho de 2024

08:58 SS4 Antonina – São João 1
09:36 SS5 Antonina – São João 2
10:14 SS6 Antonina – São João 3
12:42 SS7 Guaraqueçaba
13:17 SS8 Cacatu
15:33 SS9 São João – Antonina 1
16:11 SS10 São João – Antonina 2
16:49 SS11 São João – Antonina 3 (Power Stage)
18:00 Premiação – Ponta Pita

Texto e foto: Edson Castro