O Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade chegará a sua prova final no próximo final de semana, dos dias 28 e 29 de novembro. E não será uma simples prova, será uma rodada dupla, com as quarta e quinta etapas da temporada, na cidade de Santa Maria, região central do Estado.
E até agora, nada menos que 21 carros já estão garantidos para alinhar no grid de largada. São competidores de várias regiões do Estado. Duas duplas são de Santa Maria, Daniel Barros/Giovani Bordin (categoria RC5) e os campeões da categoria RCR em 2014, Luciano Cassol e Heitor Strogulski.
Na disputa pelo título, nada menos que três das cinco categorias em disputa vão decidir a temporada em Santa Maria. As categorias RC3, RC4 e RC5 ainda tem disputa para ver quem será o campeão da temporada 2015.
Fato que empolga os organizadores. Luciano Cassol salienta que esta tem tudo para ser uma das provas mais disputadas da temporada. E outra grande novidade promete agitar o final de semana em Santa Maria. Será a presença de quadricículos, pela primeira vez competindo no Gaúcho de Rali de Velocidade.
O piloto de Santa Maria, Fabiano Teixeira foi o primeiro a garantir presença no grid de largada da prova. Para ele, esta será uma grande novidade para o mundo off road da região de Santa Maria. “O que não necessariamente é uma novidade para a nossa modalidade, já que ela é competida nacionalmente e mundialmente há bastante tempo. Para os pilotos de Santa Maria a novidade vai ficar por conta das regras e do regulamento, porque para muitos como eu, nunca participamos da modalidade rali velocidade, mas não vejo isso como dificuldade para que seja um excelente evento e uma boa prova para todos competidores”, aponta Teixeira.
Programação da prova
A programação da corrida começará mesmo no sábado, dia 28. Entre às 7h30 e 13h30 haverá o reconhecimento das especiais pelos competidores. O primeiro dia de provas tem largada do primeiro carro na primeira especial do sábado, a partir das 14h45.
No domingo, dia 29, a largada da primeira especial está marcada para às 9h15. Já a premiação aos vencedores acontecerá em almoço de confraternização a partir das 13h.
Cada dia de prova em Santa Maria valerá uma etapa do Campeonato Gaúcho. Com isso, serão definidos os campeões em todas as categorias, RC2, RC3, RC4, RC5 e RCR.
O parque de apoio da prova, com toda a estrutura administrativa e boxes das equipes, ficará junto ao centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria. O acesso ao local, assim como também em todas as especiais, será gratuito.
PROGRAMAÇÃO DO RALLY DE SANTA MARIA
Sexta-feira – dia 27 de novembro
18h – Reunião entre competidores e FGA (Centro de Ventos da UFSM)
Sábado – dia 28 de novembro
7h30 às 13h30 – reconhecimento das especiais pelos competidores
14h45 – largada da primeira especial
Domingo – dia 29 de novembro
9h15 – largada da primeira especial
Prime Comunicação
Edson Castro