Vem ai a etapa final do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. Entre os dias 28 e 29 de novembro, a cidade da região central, Santa Maria, receberá a prova com rodada dupla e que apontará nada menos do que três, dos cinco possíveis campeões na temporada 2015.
E não será apenas na pista que a tecnologia entrará, através dos carros dos mais de 20 competidores já garantidos no grid de largada. Fora dela, a tecnologia também será importante aliada dos organizadores.
Isso porque a empresa de Santa Maria, Vigitrack, estará realizando o rastreamento de todos os veículos da prova, levando informações de posição e telemetria de todos os veículos em tempo real à organização em uma tela que será disponibilizada no local. “Através disso será possível também ver a localização de todos os veículos no circuito simultaneamente em tempo real, seu percurso, velocidade e desempenho”, destaca o diretor da empresa, Fabrício Prestes Soares.
A Vigillare fará ainda a segurança dos boxes e infra estrutura de sexta domingo com vigilantes no local e segurança eletrônica.
Soares explica que a Vigitrack entregará todas as informações, bem como mapa com todos veículos com suas velocidades em tempo real a organização. “cabe aos organizadores da prova permitir a visualização ao vivo das informações em telão local, internet, smartphones ou como a organização da prova julgar mais adequado”, aponta.
Esta é a primeira experiência da Vigitrack no rali de velocidade. “Participo regularmente do Campeonato Gaúcho de Rali de Regularidade 4×4, mas vamos experimentar o velocidade, parece ser divertido, temos grande expectativa”, completa Soares.
O público poderá acompanhar o sistema de rastreamento pelo site oficial da prova, www.rallysm.com.br.
Programação da prova
A programação da corrida começará mesmo no sábado, dia 28. Entre às 7h30 e 13h30 haverá o reconhecimento das especiais pelos competidores. O primeiro dia de provas tem largada do primeiro carro na primeira especial do sábado, a partir das 14h45.
No domingo, dia 29, a largada da primeira especial está marcada para às 9h15. Já a premiação aos vencedores acontecerá em almoço de confraternização a partir das 13h.
Cada dia de prova em Santa Maria valerá uma etapa do Campeonato Gaúcho. Com isso, serão definidos os campeões em todas as categorias, RC2, RC3, RC4, RC5 e RCR.
O parque de apoio da prova, com toda a estrutura administrativa e boxes das equipes, ficará junto ao centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria. O acesso ao local, assim como também em todas as especiais, será gratuito.
PROGRAMAÇÃO DO RALLY DE SANTA MARIA
Sexta-feira – dia 27 de novembro
18h – Reunião entre competidores e FGA (Centro de Ventos da UFSM)
Sábado – dia 28 de novembro
7h30 às 13h30 – reconhecimento das especiais pelos competidores
14h45 – largada da primeira especial
Domingo – dia 29 de novembro
9h15 – largada da primeira especial
Prime Comunicação
Edson Castro