Ao lado da filha, Georgia Debes, que navegou pela primeira vez, conquistou a segunda colocação na categoria Rally 4.
Grandioso como sempre, o Erechim Rally Brasil foi realizado no último fim de semana, entre 18 e 21 de maio, na cidade de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul. Ao contrário da maioria das 24 edições anteriores, em 2023 o clima colaborou e o público pôde assistir os carros nas especiais com sol e calor. Mas mantendo o padrão, a edição de 25 anos foi muito dura para os carros.
As atividades começaram na quinta-feira (18) com a largada promocional, que reuniu mais de 20 mil pessoas na Praça da Bandeira para ver de perto carros, pilotos e navegadores. A solenidade é tradicional em provas de rally e, nesta edição, contou com um comboio pela cidade até a subida da rampa em frente a prefeitura municipal. Na sexta-feira (19) as equipes realizaram um shakedown para conferir o equipamento e Georgia Debes pôde sentir pela primeira vez a emoção de navegar em uma especial de verdade. Mais tarde, quase 30 mil pessoas foram conferir de perto o Super Prime, onde os carros largam dois a dois em uma pista fechada. Além de proporcionar um show para o público, o Super Prime já valeu como primeira especial. “Infelizmente não fomos bem na primeira especial. A pista tinha muita poeira e atrapalhou a visibilidade”, conta Luis Debes.
Sábado (20) começou efetivamente a competição. O dia contou com sete especiais muito duras para os carros, fazendo com que os pilotos administrassem o equilíbrio entre velocidade e cuidado com os carros. Para o piloto veterano isso não foi problema. Debes concluiu o primeiro dia de prova sem um arranhão no Renault Sandero RS Rally 4 da equipe Octanas Motorsport e elogiou a performance da filha. “A Georgia foi assustadoramente bem. Não errou nada e cantou as notas com segurança”.
Se sábado foi duro, pelo ponto de vista dos pilotos, domingo foi ainda pior. As quatro especiais programadas para o segundo dia de prova trouxeram trechos mais técnicos com piso mais esburacado e cheio de pedras. “Ainda bem que não choveu”, comentou Debes que mais uma vez fez uma prova irretocável, sempre mantendo o carro no trilho. Entre os 52 carros que largaram, apenas 39 completaram o rally. A dupla pai e filha, Luis Debes / Georgia Debes, ficou com a segunda colocação na categoria Rally 4, colocando o primeiro troféu na prateleira da navegadora estreante.
Classificação Categoria Rally 4
- Luis Stedile / Kz Morales
- Luis Debes / Georgia Debes
- Sandro Suptitz / Bruna Giaretta
- Luis Tedesco / Andrey Karpinski
- Marcos Valandro / Dario Driessen
O projeto Família Debes ainda terá mais duas provas. Dia 10 de junho será a vez de Gracielle Debes correr ao lado do marido no Rally da Natureza, primeira etapa do Campeonato Paranaense de Rally, em Tunas do Paraná / PR. Em seguida, no último desafio, quem estará ao lado do piloto será o caçula Antonio Debes, no Rally Araucária, quarta etapa do campeonato brasileiro em Araucária, no Paraná.
Texto: Ocatanas
Foto: Edson Castro