Search
Close this search box.

Brasileiro de Rally ‘desembarca’ em Erechim para terceira etapa da temporada

Competição integrará evento com disputas de outras duas competições no próximo final de semana

Um evento com pelo menos 50 carros grid! Assim se projeta o Erechim Rally Brasil, que sediará na cidade de Erechim, RS, a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, no próximo final de semana (dias 18 a 21).

A prova no Sul também valerá pontuação pela terceira corrida do ano no Campeonato Sul-americano e a segunda do Gaúcho. A expectativa é de um dos maiores grids da temporada.

A prova contará com a presença de grandes campeões do Brasileiro em temporadas passadas. “É uma corrida diferente, muito disputada, técnica, exigente, requer uma estratégia diferente. É preciso acelerar para ir bem, mas saber que é preciso completar”, enfatiza o paranaense Sandro Suptitz, que compete na categoria Rally 4.

Da casa, Milton Pagliosa se mostra confiante. “Temos um grande grid nesta etapa, competidores de vários países o que certamente aumenta e muito o nível de disputa. Mas é bom para todos, para o público também que sempre lota os barrancos para assistir a corrida”, acrescenta o piloto.

Campeões como Luís Tedesco estarão presentes nesta etapa. “Estou bem empolgado em voltar a acelerar no rally em Erechim, numa data comemorativa, ainda por ser o único piloto a ter disputado todas as edições deste evento, mais prazeroso ainda”, amplia o piloto, campeão do Brasileiro em 16 oportunidades.

Luis Debes também estará de volta. Ele, que foi campeão brasileiro pela equipe VW Lemos Sport em 2003, passou para o lado da organização do campeonato em 2005 e competiu pela última vez em 2006. Agora retorna para o rally de velocidade com objetivo de escrever um novo capítulo em sua história: competir em família, ao lado da filha Georgia. “Apesar de ser um esporte de muita adrenalina, o rally é uma oportunidade de transmitir um pouco de experiência de vida para meus filhos”, ressalta o piloto.

A etapa em Erechim vai contar com outro atrativo, a presença dos UTVs, que competem no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O gaúcho Cláudio Sarginiseki vai estrear na categoria. “Será uma boa oportunidade de conhecermos também esta categoria do rally, competindo em um evento singular como o de Erechim”, pontua.

O Rally Erechim

O Erechim Rally Brasil (nome oficial do evento), abre sua programação na quinta-feira, dia 18, com reconhecimento das especiais pelos competidores e largada promocional, à noite, no centro da cidade.

Na sexta, dia 19, pela manhã, treino livre e oficial e a partir das 19h, largada do super prime noturno, o primeiro trecho cronometrado vale tempo para a prova.

No sábado, dia 20, outras sete especiais (sendo mais um super prime na pista do Parque da Accie). Fechando o rally, no domingo, dia 21, quatro trechos cronometrados apontarão os vencedores da etapa.

O Rally Erechim vale pontuação para a terceira prova do Brasileiro e do Sul-americano, e segunda do Gaúcho.

A lista de inscritos pode ser conferida pelo link https://www.rallyerechim.com/inscritos/. A classificação completa do Campeonato Brasileiro está em https://brderally.com.br/.

PROGRAMA DO RALLY

Quarta-feira – 17 de Maio

Abertura do Parque de Apoio para equipes – 09h

Quinta-feira – 18 de Maio

Largada Promocional – Praça da Bandeira (Centro de Erechim) – 20h

Sexta-feira – 19 de Maio

Shakedown 4×2 – 08h
Shakedown 4×4 – 10h
Conferência de Imprensa – 15h
Largada SSS Sicredi | Master 1 – 19h

Sábado – 20 de Maio

SS Pro Tune 1 – 09h13
SS Gasparin | Cristalina 1 – 09h36
SS Cavaletti 1- 10h04
SS Pro Tune 2 – 12h02
SS Gasparin | Cristalina 2 – 12h25
SS Cavaletti 2- 12h53
SSS Sicredi | Master 2 – 14h36

Domingo – 21 de Maio

SS Perfil Metais 1 – 09h08
SS Astrus Digital 1 – 09h31
SS Perfil Metais 2 -11h09
SS Astrus Digital 2 – 11h32
Cerimônia de Premiação – 14h

Texto e foto: Edson Castro