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Brasileiro e Gaúcho de Rally de Velocidade retomarão temporada em outubro

Prova reunirá clubes na organização de evento programado para as cidades de Erechim, Severiano de Almeida e Viadutos

 

A pandemia do Covid-19 parou ainda em março o calendário esportivo no Brasil. De lá para cá, diversas categorias tem buscado retomar as competições. Entre elas está o rali de velocidade. E para que fosse possível esta retomada, cinco clubes de automobilismo no Rio Grande do Sul se uniram para viabilizar a primeira prova de rali após a paralisação dos campeonatos.

Automóvel Clube de Erechim (ACER), Automóvel Clube de Severiano de Almeida (Acsa), Automóvel Clube de Estação (ACE), Automóvel Clube de Panambi (Aclupa) e Erechim Auto Esporte Clube (Eaec) vão somar esforços para realizar o Rally Integração, entre os dias 2 e 4 de outubro.

Será a volta do Campeonato Brasileiro, paralisado em março, após a etapa de Pomerode (SC), e a abertura do Campeonato Gaúcho, que deveria ter começado em abril. Para este evento, uma série de cuidados serão tomados.

O Parque de Apoio, onde ficam os boxes das equipes, receberá um número bem inferior de pessoas em relação a situações normais. Neste espaço, não haverá presença de público. Devido aos cuidados sanitários, desta vez, o público também não poderá estar presente nas especiais, que são os trechos cronometrados por onde passa o rali.

Neste ponto, a organização não vai liberar os trechos por onde a prova vai passar. Todas as pessoas que estiverem no evento, sejam competidores, organizadores ou voluntários, terão que repassar uma série de informações previstas em protocolo de saúde feito especialmente para esta prova.

O protocolo também serviu de base para informar os comitês em saúde dos municípios, que estão trabalhando no combate a pandemia do Covid-19. Somente após a aprovação por estes comitês, é que aprova foi efetivamente definida para a data de 2 a 4 de outubro.

Transmissão na internet

A organização do Rally Integração está buscando viabilizar a transmissão do evento pela internet, uma forma de levar a competição para a casa das pessoas e possibilitar que estes possam curtir o esporte, mas em segurança.

Será a campanha #RallyEmCasa. Uma série de ações neste sentido serão realizadas, para que o evento tenha o máximo de transmissão possível antes e durante a competição. Mais detalhes serão divulgados em breve. O site oficial do Campeonato Brasileiro, www.rallybr.com.br, além do portal www.newsracer.com.br, vão atualizar os principais dados sobre o evento ao longo de todo período pré prova, assim como também durante o rali.

Inovações buscam segurança de todos

Uma prova de rali sem público seria algo impensável até a chegada da pandemia do Covid-19. Porém, para que todos os envolvidos estejam seguros na prevenção contra a doença, é preciso um esforço maior quando se projetam eventos neste período.

Por isso, a organização do Rally Integração estará inovando em diversas situações. As vistorias administrativas, normalmente realizadas no Parque de Apoio, agora serão virtuais, assim como o repasse de informações e reuniões que por ventura se fizerem necessárias.

Todos os envolvidos na competição precisarão prestar informações a respeito de sua saúde e isso também será feito de maneira on-line com pelo menos 10 dias antes e até a data do evento.

Cuidados com a saúde

Competir e ajudar a conscientizar sobre a importância da prevenção ao Covid-19. São objetivos do Rally Integração. Por isso, todos os envolvidos na competição terão que utilizar máscaras/protetores faciais durante toda a realização das atividades.

A única exceção se dará para os competidores, quando em competição. Em qualquer outra situação, também estarão obrigados a cumprir com as regras do protocolo.

Na entrada do Parque de Apoio haverá um espaço destinado a medição de temperatura corporal das pessoas que vão trabalhar e competir, sendo que ninguém será autorizado a acessar o evento com temperatura igual ou maior que 37 graus.

Objetos, veículos de trabalho e competição, serão constantemente higienizados. Em todos os pontos de trabalho, será obrigatória a colocação de embalagens com álcool em gel 70% para higienização das mãos das pessoas envolvidas no evento.

As equipes terão de atuar de forma espaçada no Parque de Apoio, com número reduzido de mecânicos. Competidores, mecânicos, staff de trabalho e imprensa ficarão hospedados em um mesmo hotel. A alimentação também se dará apenas por tele-entrega, já com kits prontos.

Todas as pessoas ficam obrigadas a circular durante os dias de evento, somente no trajeto de prova.

Sem público

Infelizmente o momento pede eventos sem público. Assim tem sido a retomada das principais competições esportivas no Brasil, como futebol, futsal e automobilismo em autódromos. Por isso, a organização do Rally Integração orienta desde já, que o público entenda os cuidados que precisam ser tomados em função da pandemia, e assista o rali em casa.

Nos dias da competição, haverá combate, por parte de forças de segurança, a qualquer possibilidade de aglomerações e público não permitido nas especiais. Caso haja desrespeito as regras, a especial poderá ser cancelada.

Para evitar que o público acesse os locais, as especiais desta prova serão todas inéditas, em Erechim, Severiano de Almeida e Viadutos, cidades ao norte do Rio Grande do Sul. Estes trechos não serão divulgados pela organização.

O Rally Integração é realizado pelo Automóvel Clube de Erechim (ACER), Automóvel Clube de Severiano de Almeida (Acsa), Automóvel Clube de Estação (ACE), Automóvel Clube de Panambi (Aclupa) e Erechim Auto Esporte Clube (Eaec).

Serviço de prova

Rally Integração 2020
O que: prova válida pelos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade
Quando: dias 2 a 4 de outubro
Onde: Erechim, Severiano de Almeida e Viadutos
Onde assistir: www.rallybr.com.br

Pré-prova: acompanhe as principais informações pelo Facebook nas páginas @rallybroficial, @newsracer, @rallynovaitalia. Pelo Instagram, acesse @rallybroficial, @newsracer e @acsa.severiano. Na internet, acesse www.rallybr.com.br (site oficial) / www.newsracer.com.br

Texto e foto: Edson Castro
Gestor de Conteúdo
Prime Comunicação