Vem aí a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. A cidade de Goiânia, capital de Goiás, juntamente com Aparecida de Goiânia, vão sediar a prova que marca um novo momento do certame nacional.
Esta primeira corrida vai reunir competidores de diversos estados brasileiros, inclusive de fora do País, no caso o Uruguai. Federico Ensslin vai competir com o navegador Martin Villete a bordo de um Mitsubishi Lancer. A dupla é a atual campeão Uruguai na categoria Rally 2 (4×4), a mesma que competirá no Brasil este ano.
“Este ano decidimos fazer o Brasileiro de Rally, um grande desafio para toda a equipe. Estamos nos preparando, não apenas na parte técnica, mas também em outras áreas como física, comunicação, porque será uma grande responsabilidade representar o Uruguai e as marcas daqui que estarão conosco. Certamente estamos ansiosos pelo começo da temporada e felizes por encarar este novo desafio”, pondera Federico.
Vai ter piloto da casa estreando. Alexandre Ferreira e Marcelo Ritter vão competir a bordo do Renault Sandero na categoria Rally 4 (4×2). “Eu não tenho experiência no rally de velocidade, mas no automobilismo já andei em várias temporadas, entre pista e rallys de regularidade como Piocerá, Transcatarina, Transparaná entre tantos outros. Agora é entender o velocidade, por isso eu e meu navegador estamos estudando, vendo as necessidades para fazer uma boa corrida, claro que neste momento sem a pressão do resultado, mas conhecendo uma nova modalidade”, enfatiza Alexandre.
Vai ter retorno de campeão também. Sandro Suptitz vem do Paraná com sua navegadora, Bruna Giaretta. Em 2022 eles conquistaram o bicampeonato Gaúcho competindo juntos, sendo que Suptitz já havia conquistado outra temporada do certame no sul. Ao lado do navegador Eduardo Ortolan (in memorian), ele também foi campeão Brasileiro em 2019.
“O Campeonato Brasileiro tem outro nível de dificuldade, de concentração, de exigência. Vamos com muita motivação para esta etapa e nosso objetivo é andar bem, manter o trabalho que vínhamos fazendo no Gaúcho, que foi bem importante e mostrou bons resultados nos últimos anos”, acrescenta Suptiz.
O Rally Internacional de Goiás se desenvolverá por estradas de terra nos arredores da capital, ainda de Aparecida de Goiânia, entre o sábado, dia 1º de abril e domingo, dia 2. A prova também agrega a marca “Internacional” ao nome, uma vez que o objetivo é fazer com que competidores estrangeiros também possam fazer parte da corrida.
Este ano, conta com o patrocínio do Governo de Goiás, OVG, Secretaria de Retomada, Goiás Turismo, Prefeitura Municipal de Aparecida, Secretaria Municipal de Esportes de Goiânia, Vereador Leandro Sena e Vereador Ronilson Reis.
RALLY INTERNACIONAL DE GOIÁS
SERVIÇO
Quinta-Feira – 30 de março de 2023
08:00 – Abertura do Parque de Apoio – Centro Cultural Oscar Niemeyer
14:00 – Abertura da Secretaria de Prova – Centro Cultural Oscar Niemeyer
- Início das verificações administrativas
20:00 Fechamento da Secretaria de Prova
Sexta-Feira – 31 de março de 2023
07:00 – Abertura da Secretaria de Prova – Centro Cultural Oscar Niemeyer
07:15 – Início do reconhecimento das especiais
09:00 – Abertura da Vistoria Técnica
18:15 – Briefing
22:00 – Show Nacional – BLITZ 40 ANOS – Centro Cultural Oscar Niemeyer
Sábado – 01 de abril de 2023
09:38 SS – Credeq 1
10:06 SS – Rodeio Show 1
12:29 – SS Credeq 2
12:57 – SS Rodeio Show 2
15:20 – SS Credeq 3
15:48 – SS Rodeio Show 3
20:00 – Super Prime SSS RedBull 2
22:00 – Show Nacional, Biquini Cavadão – Centro Cultural Oscar Niemeyer
Domingo – 03 de abril de 2022
09:38 SS – Marlúcio 1
10:06 SS – Fazenda Engenho 1
12:29 – SS Marlúcio 2
12:57 – SS Fazenda Engenho 2
13:32 – Chegada do primeiro carro no parque fechado – Centro Cultural Oscar Niemeyer
15:00 – Premiação – Centro Cultural Oscar Niemeyer
Texto: Edson Castro
Foto: Viktor Kudlik
Prime Com