Uruguai, Paraguai, Argentina, Inglaterra, Brasil. São países que já tiveram representantes vencedores no mais tradicional rali de velocidade do Brasil, o Rally da Graciosa, no Paraná. A prova, sempre disputada em cidades da região metropolitana de Curitiba, recebeu o nome em homenagem a Serra da Graciosa, um dos pontos turísticos mais visitados do Estado.
Desde 1981, consagrou vencedores em provas que valeram pontuação não apenas para competições nacionais, mas também internacionais como o Sul-americano e o Intercontinental Rally Challenge (IRC).
Das provas em estradas de terra, a 100% em asfalto nos últimos anos, o Graciosa é uma corrida que traz a tona a história do rali de velocidade brasileiro. Maurício Neves, que está inscrito para a prova deste ano, está na galeria dos vencedores. Ele já levou três vitórias na prova. Paranaense, corre em casa e faz questão de destacar seu orgulho pelo evento.
“É um evento que se confunde com a história do rali brasileiro. Eu pude assistir a prova pela primeira vez em 1997, no ano seguinte estreei como navegador e em 1999 venci como piloto em nossa categoria, foi sensacional, ali entendi que levava jeito para fazer provas de rali. Embora sendo o Rally da Graciosa, eu só consegui fazer a especial subindo a Serra da Graciosa agora mais recentemente e foi maravilhoso”, conta o piloto.
Maurício também lembra de edições históricas na região. “Carros de tração 4×4 que entraram para a história do esporte no mundo, andaram aqui. Eu já andei em provas que haviam especiais na terra e hoje é 100% asfalto. Acredito que os competidores iriam gostar muito desta configuração, fica o convite para que venham curtir nossas especiais históricas como a Dom Pedro, que acho uma das mais técnicas que temos no Brasil”, amplia o piloto.
Os gaúchos Juliano Sartori e Rafael Sartori também fizeram história no Graciosa. Venceram duas provas nos anos 2000 e agora retornam para a primeira participação na nova configuração, toda em asfalto. “Andamos em várias edições no passado, com largadas à noite, em estradas de terra e voltar agora para andar somente em asfalto, imaginamos seja um novo desafio em nossa carreira. É um rali desafiador”, aponta o gaúcho.
O Rally da Graciosa é o único no Brasil com especiais totalmente em asfalto. “É um desafio a mais, porque há pontos em que o carro fica totalmente grudado no chão e outros em que escorrega e fica muito complicado manter no traçado desejado”, explica o também paranaense Sandro Suptitz, que compete ao lado do navegador Eduardo Ortolan.
A prova deste ano acontecerá entre os dias 2 e 3 de novembro. No primeiro dia, apenas trabalho de boxes, preparação dos carros e reconhecimento das especiais pelos competidores. No domingo, dia 3, a corrida se desenvolve ao longo do dia em estradas próximas a cidade de Quatro Barras.
O acesso as especiais é gratuito, mas é preciso estar atento aos horários em que é possível ingressar no trecho, sempre uma hora antes da primeira largada da manhã e tarde. O cronograma e mapa das especiais pode ser conferido no site rallybr.com.br.
Curiosidades do Rally da Graciosa
– Cinco países já tiveram pilotos vencedores da prova, sendo 4 vitórias para a Argentina, 3 para o Uruguai e Paraguai além de 2 vitórias para a Inglaterra. As demais são de brasileiros;
– Somente dois pilotos venceram a prova por categorias diferentes, com carros de tração 4×4 e 4×2, em edições distintas: o caterinense Édio Fuchter e o paranaense Maurício Neves;
– 8 montadoras já tiveram modelos vencedores do Graciosa: a Peugeot com os modelos 207 (4×2) e S2000 (4×4), a Mitsubishi com o Lancer (4×4), a Lancia com o Delta (4×4), a Toyota com o Celica (4×4), a Subaru com o Impreza (4×4), a Volkswagen com o Gol, Passat e Voyage (4×2), a Renault com o Clio Williams (4×4) além da GM com o modelo Monza (4×2);
– Somente dois pilotos que venceram o Graciosa em edições anteriores, estão inscritas para a prova de 2019: Juliano Sartori (RS), além de Maurício Neves (PR).
OS VENCEDORES DO RALLY DA GRACIOSA
2018 – Maurício Neves/Leandro Ferrarini – Brasil – Peugeot 207
2017 – Felipe Mueller/Cesar Ranthum – Brasil – Peugeot 207
2016 – Maurício Neves/Leandro Ferrarini – Brasil – Peugeot 207
2015 – Maurício Neves/Leandro Ferrarini – Brasil – Peugeot 207
2014 – Rafael Tulio/Gilvan Jablonski – Brasil – Peugeot 207
2010 – Kris Meeke/Paul Nagle – Inglaterra – Peugeot S2000
2009 – Kris Meeke/Paul Nagle – Inglaterra – Peugeot S2000
2008 – Édio Fuchter/Gilvan Jablonski – Brasil – Mitsubishi Lancer
2007 – Édio Fuchter/Lelo Perdigão – Brasil – Mitsubishi Lancer
2006 – Juliano Sartori/Rafael Sartori – Brasil – Subaru Impreza
2005 – Ulysses Bertholdo/Gilberto Barricati – Brasil – Mitsubishi Lancer
2004 – Ulysses Bertholdo/Armando Miranda– Brasil – Mitsubishi Lancer
2003 – Juliano Sartori/Rafael Sartori – Brasil – Mitsubishi Lancer –
2002 – Tino Viana/Edu Paula – Brasil – Subaru Impreza
2001 – Federico Villagra/Javier Villagra – Argentina – Mitsubishi Lancer
2000 – Marcos Ligato/Ruben Garcia – Argentina – Mitsubishi Lancer
1999 – Christian Rosiak/Hugo Thomas – Argentina – Mitsubishi Lancer
1998 – Francisco Gorostiaga/Victor Aguilera – Paraguai – Lancia Delta
1997 – Gabriel Mendez/Carlos Villete – Uruguai – Toyota Celica
1996 – Gabriel Rais/José Volta – Argentina – Renault Clio Williams
1995 – Marco Galanti/Ivan Dumont – Paraguai – Toyota Celica
1994 – Marco Galanti/Ivan Dumont – Paraguai – Toyota Celica
1993 – Gabriel Mendez/Felipe Mercader – Uruguai – VW Gol GTi
1992 – Gustavo Pisano/Felipe Mercader – Uruguai – VW Gol GTi
1991 – Paulo Lemos/Ricardo Costa – Brasil – VW Gol GTi
1990 – Reinaldo Varela/Sergio Lima – Brasil – VW Gol GTi
1989 – Édio Fuchter/Ricardo Costa – Brasil – VW Gol GTi
1988 – Édio Fuchter/Ricardo Costa – Brasil – VW Gol GTi
1987 – Paulo Lemos/Arthur Carvalho – Brasil – VW Gol GTi
1985 – Claudio Antunes/Olavo Barbour – Brasil – VW Passat
1984 – Cesar Vilela/José Baranovisk – Brasil – GM Monza
1983 – Paulo Lemos/Arthur Carvalho – Brasil – VW Gol Voyage
1982 – Sady Bordin/Dario Araújo – Brasil – VW Voyage
1981 – Jorge Fleck/Sylvio Klein – Brasil – VW Gol
Programação do Rally da Graciosa
Sábado, 2 de novembro
08:00h – Abertura da Secretaria de Prova
08:30h – Início do reconhecimento das especiais
17:00h – Fim do reconhecimento das especiais Fechamento da Secretaria de Prova
17:30h – Briefing
Domingo, 3 de novembro
07:23h – SS1 – Rio do Meio 1 – 19km
08:06h – SS2 – Campininha 1 – 10km
08:59h – SS3 – Rio do Meio 2 – 19km
10:57h – SS4 – Rio do Meio 3 – 19km
11:40h – SS5 – Campininha 2 – 10km
14:33h – SS6 – Dom Pedro 1 – 18,6km
15:11h – SS7 – Dom Pedro 2 – 18,6km
17:19h – SS8 – Dom Pedro 3 – 18,6km
18:30h – Premiação (Coreto Prefeitura)
20:30h – Jantar de confraternização – Total Storage
CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRO DE RALI 2019
Categoria RC2N – 4×4
1 – Juliano Sartori/Rafael Sartori – VW Polo MR – 63p
2 – Roberto Reijers (piloto) – Peugeot 208 MR – 42p
2 – Sidney Broering (navegador) – 41p
3 – Luiz Facco (piloto) – Peugeot 208 MR – 40p
3 – Fausto Dallape (navegador) – 32
4 – Paulo Nobre (piloto) – Skoda Fabia R5 – 20p
4 – Rodrigo Konig (navegador) – 22p
5 – Tiago Reijers (piloto) – Peugeot 207 XRC – 17p
5 – Gabriel Morales (navegador) – 20p (…)
Categoria RC4 – 4×2
1 – Luis Stédile/Kaze Morales – Peugeot 207 – 49p
2 – Emerson Cavassin/Gilson Rocha – Peugeot 207 – 32p
3 – Fabiano Botelho/Bruna Giaretta – Peugeot 207 – 26p
4 – Felipe Marra/Luiz Felipe Eckel – Peugeot 207 – 23p
4 – Ricardo Oro/Luiz Felipe Trentin – GM Celta – 23p
5 – Sandro Suptitz/Eduardo Ortolan – VW Gol – 22p (…)
Categoria RC5 – 4×2
1 – Luiz Gustavo Loepper/Bruno Baptista – Peugeot 206 – 50p
2 – Luiz Poli/Damon Alencar – Peugeot 206 – 47p
2 – Victor Corrêa (piloto) – Peugeot 206 – 47p
3 – Evandro Carbonera/Juliano Gracioli – Fiat Palio – 43p
4 – Rafael Pombo/Eduardo Pombo – Peugeot 206 – 25p
5 – Joel Kravtchenko (piloto) – Peugeot 206 – 24p
5 – Maicol Souza (navegador) – 24p
5 – Robson Schuinka – navegador (…)
Texto e foto: Edson Castro
Gestor de Conteúdo
Prime Comunicação