O Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade chega a sua quarta etapa no próximo final de semana. Entre os dias 13 e 15, a cidade de Rio Negrinho, em Santa Catarina, recebe a competição. Uma prova que se mostra com muita importância para quem ainda deseja brigar pelo título da temporada.
Caso da equipe Nova Itália RS Rally, da dupla Evandro Carbonera e Juliano Gracioli. Em Rio Negrinho, a dupla tenta reassumir a liderança do Campeonato na categoria RC5 (4×2). “Temos uma expectativa muito em relação a esta prova, primeiro por ter vencido em sua primeira edição em 2018, segundo por ser uma corrida muito boa, com carinho grande do público, isso sempre anima. Trata-se de um piso bom para competir e nossa intenção é buscar o melhor resultado possível. Sabemos que não é fácil, a competitividade em nossa categoria está muito grande, mas o desafio, quanto maior, mais nos faz crescer e certamente vamos trabalhar por um resultado positivo nesta etapa”, pontua o piloto.
E a dupla tem boas recordações desta etapa. Em 2018, eles venceram a prova na categoria RC5. “A gente não conseguiu manter a liderança na prova de São Paulo e agora é buscar retomar esta posição, para que na última prova do ano, tenhamos condições de nos manter na briga pelo título”, amplia Evandro.
Atualmente são apenas cinco pontos que separam Evandro e Juliano da liderança da categoria. Depois de Rio Negrinho, o Brasileiro ainda terá sua etapa em asfalto, na região de Morretes, PR, o Rally da Graciosa, encerrando a temporada.
A equipe Nova Itália RS Rally compete no Brasileiro de Rally com o patrocínio da Cavaletti Cadeiras Profissionais, Kixiki Móveis e Cassul Distribuidora, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Graffoluz e Vívere Instituto Educacional.
Ações sociais
Em Rio Negrinho, a equipe Nova Itália RS Rally também terá ações sociais desenvolvidas antes da largada da corrida. Na quinta-feira, dia 13, o piloto Evandro Carbonera fará palestra para estudantes da escola Jorge Zipperer. Na pauta, a realização de sonhos, a maneira que uma equipe de rali consegue resultados trabalhando com planejamento, metas entre outras métricas.
Esta mesma palestra também será aberta à comunidade, na mesma escola, porém, a partir das 19h. O acesso neste caso, será via a doação de um quilo de alimento não perecível. Alunos da APAE também receberão a equipe, na tarde da quinta-feira, em uma ação que visa a inclusão das pessoas no esporte.
O rali em Rio Negrinho
Este será o segundo ano consecutivo que o município de Rio Negrinho, em SC, sedia etapa do Brasileiro de Rali de Velocidade. Entre as atrações do evento, está a street stage, já valendo como especial, no centro da cidade, na noite de sexta-feira, dia 13, a partir das 20h, na Praça da Prefeitura, Chaminé Cimo, local bastante conhecido na cidade.
O parque de apoio estará instalado com todas as estruturas das equipes, junto ao Ginásio de Esportes José Brusky Jr, o Briskão. No sábado e domingo serão disputadas as especiais pelo interior do município. Vale ressaltar que o acesso do público em todos os trechos e no parque de apoio é gratuito, bastante apenas atender as determinações da organização, entre elas que o deslocamento aos trechos especiais seja feito ao menos uma hora antes da primeira largada prevista.
Programa do Rally de Rio Negrinho
Quinta – 12 de setembro
14:00h – Abertura do Parque de Apoio Abertura da Secretaria de Prova
Sexta – 13 de Setembro
07:00h – Abertura da Secretaria de Prova Abertura das verificações administrativas Abertura do Parque de Apoio
08:00h – Entrega do Livro de Bordo / GPS
08:30h – Início do reconhecimento das provas especiais – SS’s
17:45h – Briefing com competidores
18:30h – Abertura do Parque Fechado de Largada – Travessa Teodoro Junctum (centro)
19:15h – Fechamento do Parque Fechado de Largada – Travessa Teodoro Junctum (centro) 20h23 – SS1 – Chaminé CIMO – 2,00km – Largada Primeiro Carro (centro)
Sábado – 14 de Setembro
09:23 – SS2 Rio Antinha 1 – 19,66km
10:01 – SS3 Pinheirinho 1 – 7,50 km
10:34 – SS4 Rio Antinha 2 – 19,66 km
13:17 – SS5 Rio Antinha3 – 19,66 km
13:55 – SS6 Pinheirinho 2 – 7,50 km
Domingo – 15 de Setembro
08:53 – SS7 São Pedro 1 – 13,50 km
09:21 – SS8 Rio dos Bugres 1 – 19,94 km
11:29 – SS9 São Pedro 2 – 13,50 km
11:57 – SS10 Rio dos Bugres 2 – 19,94 km
12:40 – SS11 São Pedro 3 – 13,50 km
14:30h Premiação – (Churrascaria Amigos da Estrada)
Texto e foto: Edson Castro
PrimeCom