O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade retoma a disputa da temporada 2022 no próximo final de semana, entre os dias 23e 25, na cidade catarinense de Rio Negrinho, que fica na região norte do Estado.
Foram quase 60 dias entre a quarta etapa, em Araucária, no PR, e agora, em SC. O “fim das férias”, também é e retomada da disputa nas pistas. A expectativa é que pelo menos 20 carros alinhem no grid de largada, entre eles, os principais postulantes ao título em cada uma das três categorias.
Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut lideram a competição na categoria Rally 2 (4×4). “Vamos em busca de nos manter na zona de pontuação da corrida, projetando agora a parte final do campeonato”, destaca o piloto.
Alexandre Figueredo e Vinicius Zavierucka querem encostar na parte de cima da tabela na Rally 2. “Sabemos das dificuldades, ainda mais para nós que nunca andamos nessa prova. Mas pelo que o pessoal comenta é um bom rally, gostoso de correr, com especiais rápidas e piso fantástico de andar”, diz Vinicius.
Claudio Rossi e Eduardo Tonial, que venceram o segundo dia em Rio Negrinho em 2021, tentarão repetir a dose. “Rio Negrinho é sempre uma corrida muito bacana, especiais que exigem bastante dos competidores, mas agradáveis de competir”, pontua Eduardo.
Na categoria Rally 4 (4×2), os paranaenses Maurício Neves e Leandro Ferrarini estão na liderança do Campeonato. “O Rally de Rio Negrinho já está consolidado no calendário nacional, a prova é um sucesso e tem o engajamento de toda cidade e o rally acontece fora das pistas também com um trabalho social muito legal. Eu e o Leandro esperamos fazer uma prova limpa com uma boa disputa e somar pontos importantes para o campeonato que entra na reta final”, comenta Maurício.
A Rally 5 tem briga ponto a ponto. Os gaúchos Evandro Carbonera e Jean Klein estão um ponto à frente de Luciano Fleck/Thiago Osternack. “É uma prova que gostamos muito de andar, já vencemos lá, o público sempre comparece em grande número e neste ano, em especial, uma intensa disputa em nossa categoria, que é muito forte e vamos com concentração máxima em busca de um bom resultado”, acrescenta Evandro.
“A etapa tem um toque especial pela filantropia realizada, ficamos muito felizes em poder contribuir com o projeto social lá exercido. A expectativa é a melhor, estamos confiantes na vitória pois é um piso e um formato de estradas que nos agrada muito, nos deixando confortáveis para realizar um bom trabalho”, acrescenta o navegador Thiago.
Vencedor da edição de 2021 em Rio Negrinho na Rally 5, Elton Palkewich volta à corrida, agora com o navegador Maicol de Souza. “É nossa segunda disputa de um rally incrível. Esperamos ter um rendimento tão bom quanto tivemos no ano passado”, lembra o piloto.
O evento
Esta será a quinta edição da prova. Francisco Ferreira, coordenador geral do evento, ressalta que tudo está pronto para a corrida, no sábado e domingo. “Estamos todos ansiosos aguardando a chegada das equipes, a final trabalhamos duramente nos últimos 120 dias para fazer com que a quinta edição seja sucesso absoluto. A cidade já respira rally com várias ações, e para envolver mais a comunidade estamos montando um espetáculo à parte na sexta-feira, no centro cívico de Rio Negrinho. A equipe de staff composta por mais de 150 pessoas vai fazer a diferença. Mais uma vez vamos levantar poeira e ajudar o nosso hospital”, completa.
Texto e foto: Edson Castro
Prime Com