Search
Close this search box.

Rally de Erechim envolve três municípios e turismo espera sair fortalecido

Evento está entre os maiores realizados anualmente no município

Lá se vão 22 anos de história do Rally de Erechim. Aos poucos, o pequeno evento iniciado em 1998 com pouco mais de 10 carros no grid de largada, transformou-se em um “gigante” de oportunidades que vão muito além das pistas.

A opinião do parágrafo anterior é compartilhada pelo prefeito de Paulo Bento, Pedro Lorenzi, uma das cidades da região por onde o rally também passará, além de Erechim. “É a oportunidade que temos em fazer parte deste grande evento e também poder mostrar Paulo Bento para outras regiões do País e até mesmo fora do Brasil. Certamente uma oportunidade muito importante no que diz respeito a visibilidade”, argumenta o prefeito.

Barão de Cotegipe é outra cidade que fica ao lado de Erechim e por onde o evento também passará no final de semana. O prefeito, Vladimir Farina salienta que é uma possibilidade até mesmo de integração e negócios. “Algumas empresas aqui do município vendem para outros países como Paraguai, Argentina e Chile, então é uma maneira de expor também nosso potencial econômico, além do turismo. Nosso parque de máquinas também atuou para melhorar as estradas por onde passará o rally, certamente estamos todos com uma expectativa muito positiva”, enfatiza.

Para Erechim

O secretário de Turismo de Erechim, Leandro Basso salienta que O Rally de Erechim já se consolidou na cidade, “pela sua excelente organização e pela aceitação da população local em bem receber os pilotos e suas equipes na cidade durante o evento, como, também, os turistas atraídos pelo evento”. “A realização do evento em Erechim é fundamental para consolidar o município como um destino turístico, não somente, pelo marketing que espontaneamente o faz, mas pela qualidade dos turistas que atraí. Turistas estes, que consomem no município, incrementando a economia local”, pondera ele.

Basso salienta ainda que o estudo de Competitividade Turística realizado pela Fundação Getúlio Vargas, apontou que Erechim tem vocação para o Turismo de Negócios e Eventos. “Um dos exemplos, é a realização do Rally Erechim, que movimenta a economia, elevando a auto-estima da população com relação a atividade turística. Precisamos, e estamos trabalhando, neste sentido, para fixar Erechim como um destino de eventos, como exemplo: o Acampamento Farroupilha, a Frinape, os Festivais de Dança e Teatro Amador, as Romarias, entre outros. Já dispomos de eventos consagrados”, acrescenta.

No entanto, segundo ele, é necessário, criar um calendário de eventos permanentes, que movimente a cadeia turística, principalmente, aos finais de semana, aumentando, assim, a ocupação hoteleira e a difusão gastronômica em Erechim. “O maior desafio é promover melhorias na logística da nossa região, para que possamos concorrer com outros destinos turísticos de forma igualitária. O turista tem que dispor de boas condições para chegar até Erechim e transitar pela região. O seu deslocamento e a sua permanência devem ser facilitados, tendo em vista a competitividade e as atrações que outras cidades oferecem atualmente”, completa.

O rally

A etapa de Erechim abre a programação na próxima quinta-feira, dia 30, com o início do reconhecimento das especiais, além da largada promocional, no centro da cidade, a partir das 20h. Na sexta-feira tem o treino final, shakedown, a partir das 8h. Às 18h30 larga o super-prime noturno, a primeira especial da prova, em uma pista especialmente desenhada para a prova, no Parque da Accie, onde o acesso será um quilo de alimento não perecível e dentro do prazo de validade. No sábado e domingo, dias 1º e 2 de junho, o rally segue com mais 11 especiais, totalizando 155 quilômetros de trechos cronometrados.

Serviço

Rally de Erechim 2019
Datas: dias 30 de maio a 2 de junho de 2019
Acesso ao Parque da Accie na sexta-feira, dia 31 de maio e no sábado, dia 1º de junho: um quilo de alimento não perecível. Haverá ponto de venda de alimentos no local

Programa do Rally de Erechim

Quarta-feira, dia 29 de maio

9h – Abertura do Parque de Apoio (Parque da Accie)
19h30 – Jantar de Confraternização (Parque da Accie)

Quinta-feira, dia 30 de maio

8h – Início dos reconhecimento das especiais pelos competidores
20h – Largada Promocional (Praça da bandeira, centro de Erechim)

Sexta-feira, dia 31 de maio

8h – Reinício do reconhecimento das especiais pelos competidores
8h10 – Início dos shakedown (treino)/ Qualifying Stage – Linha Gramado/Paulo Bento
14h45 – Coletiva de Imprensa (Sala de Imprensa Internacional)
15h – Qualifying Stage – Escolha da ordem de largada (Sala de Imprensa Internacional)
18h38 – Largada do Super-prime Noturno – SS Sicredi/Eaec

Sábado, dia 1º de junho

8h18 – Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 1
8h46 – Largada da Especial Cristalina 1
9h24 – Largada da Especial Vale dos Parreirais/Cavaletti 1
11h37 – Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 2
12h05 – Largada da Especial Cristalina 2
12h43 – Largada da Especial Vale dos Parreirais/Cavaletti 2
14h53 – Largada do Super-prime Diurno/SS Sicredi/Eaec

Domingo, dia 2 de junho

8h33 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 1
9h11 – Largada da Especial Verdureiros 1
11h09 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 2
11h47 – Largada da Especial Verdureiros 2
14h – Premiação (Parque da Accie)

Texto e foto: Edson Castro
PrimeCom