O Rally de Erechim, que começa sua programação nesta quinta-feira, dia 30 e segue até o domingo, 2 de junho, vai ter na pista competidores de cinco países para provas simultâneas dos campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rally de velocidade.
Serão mais de 55 carros na corrida, divididos em diversas categorias. Nesta etapa, serão cinco categorias diferentes, duas para carros de tração 4×4 e três para carros de tração 4×2. Cada uma delas estará identificada com uma cor. Com isso, o diretor técnico do Rally, Dirceu Cabral, entende que o público poderá identificar qual categoria estará na pista em determinado momento.
“É uma iniciativa que havíamos tido em provas do Campeonato Gaúcho e que fomos entendendo que o público consegue obter esta informação durante a corrida. Para muitos, é legal e importante saber qual categoria está correndo naquele determinado momento e para quem conhece os competidores, saber em qual categoria ele está competindo”, avalia.
Entre os 4×4, os carros se dividem em categorias RC2 (a mais forte) e RC2N, para carros de produção. Ambos entregam mais de 300 HPs de potência e possuem motor turbo. A diferença está, entre outras situações, no câmbio, sequencial na RC2, e no motor, 1,6 litros na RC2 e acima de 2,5 litros na RC2N.
Já as categorias de tração 4×2, estão divididas em RC4 (a mais forte, com motores de até 1,6 litros e maior preparação), RC5 (considerada de entrada, como motores de até 1,6 litros e preparação limitada), além da RC3, intermediária com motores de até 2,0 litros e preparação limitada.
O rally
A etapa de Erechim abre a programação na próxima quinta-feira, dia 30, com o início do reconhecimento das especiais, além da largada promocional, no centro da cidade, a partir das 20h. Na sexta-feira tem o treino final, shakedown, a partir das 8h. Às 18h30 larga o super-prime noturno, a primeira especial da prova, em uma pista especialmente desenhada para a prova, no Parque da Accie, onde o acesso será um quilo de alimento não perecível e dentro do prazo de validade. No sábado e domingo, dias 1º e 2 de junho, o rally segue com mais 11 especiais, totalizando 155 quilômetros de trechos cronometrados.
Serviço
Rally de Erechim 2019
Datas: dias 30 de maio a 2 de junho de 2019
Acesso ao Parque da Accie na sexta-feira, dia 31 de maio e no sábado, dia 1º de junho: um quilo de alimento não perecível. Haverá ponto de venda de alimentos no local
Programa do Rally de Erechim
Quarta-feira, dia 29 de maio
9h – Abertura do Parque de Apoio (Parque da Accie)
19h30 – Jantar de Confraternização (Parque da Accie)
Quinta-feira, dia 30 de maio
8h – Início dos reconhecimento das especiais pelos competidores
20h – Largada Promocional (Praça da bandeira, centro de Erechim)
Sexta-feira, dia 31 de maio
8h – Reinício do reconhecimento das especiais pelos competidores
8h10 – Início dos shakedown (treino)/ Qualifying Stage – Linha Gramado/Paulo Bento
14h45 – Coletiva de Imprensa (Sala de Imprensa Internacional)
15h – Qualifying Stage – Escolha da ordem de largada (Sala de Imprensa Internacional)
18h38 – Largada do Super-prime Noturno – SS Sicredi/Eaec
Sábado, dia 1º de junho
8h18 – Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 1
8h46 – Largada da Especial Cristalina 1
9h24 – Largada da Especial Bale dos Parreirais/Cavaletti 1
11h37 – Largada da Especial São Roque/Kerber Mix 2
12h05 – Largada da Especial Cristalina 2
12h43 – Largada da Especial Bale dos Parreirais/Cavaletti 2
14h53 – Largada do Super-prime Diurno/SS Sicredi/Eaec
Domingo, dia 2 de junho
8h33 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 1
9h11 – Largada da Especial Verdureiros 1
11h09 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 2
11h47 – Largada da Especial Verdureiros 2
14h – Premiação (Parque da Accie)
Texto e foto: Edson Castro
PrimeCom