Search
Close this search box.

Rally Barretos: uma homenagem as suas competidoras

No dia em que o mundo homenageia as mulheres, quatro delas estarão em disputa no 9º Cross Country Rallymakers Barretos. Evento acontece neste final de semana e destaca a competência e responsabilidades dessas pilotos e navegadoras que são exemplo de superação e igualdade

 
04 de março de 2015 – O Cross Country Rallymakers Barretos (popularmente conhecido como Rally Barretos), alcançará em 2015 a nona edição, e, como de praxe, será o responsável pela abertura dos campeonatos Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja. O certame começa nesta sexta-feira, 06, com a abertura da secretaria de prova e vistorias técnicas, e só terminará no domingo, dia 08, após a cronometragem dos tempos de cada participante inscrito.
 
Entretanto, a data é extremamente especial, uma vez que, em pleno 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o 9º Rally Barretos terá quatro grandes competidoras acelerando pelas trilhas da cidade de Barretos, SP. São elas: Helena Deyama, Minae Miyauti, Moara Sacilotti e Roberlena Moraes.
 
É sabido que o esporte a motor é um universo predominantemente masculino, e é exatamente por isso, que elas se destacam. “Pratico o rali desde 1999, e me manter presente por tanto tempo é motivo de orgulho e me traz uma satisfação enorme. Sinto-me uma guerreira vitoriosa por ter conquistado o meu espaço e respeito, nesta modalidade onde os homens são tão atuantes”, falou Helena, que compete na categoria UTVs. “Para as mulheres tudo é mais difícil. Além de termos de enfrentar o preconceito inicial, encaramos a menor força física, a cobrança, e até mesmo, alguns problemas familiares etc”, completou.
 
Helena afirmou que, quando está em uma competição, jamais pensou no fato de ser mulher. “Não sei o que os homens pensam disso”, riu a piloto. “Mas sei que sou muito concentrada e competitiva, tenho de prestar atenção total no percurso e na pilotagem”, concluiu ela.
 
Para Moara, praticar o rali não é fácil para ninguém. É um esporte duro, que exige demais do preparo físico, concentração, frieza e habilidades na pilotagem. Ao comparar a sua pilotagem com a dos homens, Moara foi direta. “Os homens são mais agressivos, arriscam mais e, por isso, imprimem um ritmo de disputa mais forte na maioria das vezes. Por outro lado, eles erram mais e um simples erro no rali pode te tirar da briga pela vitória em um piscar de olhos”, ponderou a piloto.
 
Moara já participou de 16 edições do Campeonato Brasileiro, e sempre foi a única piloto mulher da categoria Motos. Para o Rally Barretos, mesmo após tanto tempo de experiência, ela confidenciou que fica bastante ansiosa. “Barretos abre o calendário de provas depois de três meses de recesso. Como corri todas as edições do evento, conheço bem o terreno, mas os trechos cronometrados são sempre bem diferentes. Como em todas as etapas, darei o meu melhor”, afirmou.
 
Faltam apenas dois dias para o início do certame, que terá concentração no Parque do Peão, localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, s/n, km 428. Para mais informações acesse o site www.rallymakers.com.br, no link Rally Barretos.
 
Programação – 9º Cross Country Rallymakers Barretos
 
Sexta-feira – 06 de março
09h30h – Abertura de secretaria
12h às 17h – Vistorias técnicas CBM
13h às 15h – Apresentação para vistorias técnicas CBA
todas as categorias
17h às 17h30 – Apresentação para segunda vistoria CBA (com multa)
17h às 18h – Segunda vistoria CBM (com multa)
18h30 – Fechamento da secretaria de prova
19h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
20h – Briefing Carros
 
Sábado – 07 de março
08h – Abertura da pista do Prólogo/Super Prime para reconhecimento a pé ou de bicicleta
09h – Encerramento do reconhecimento
09h30 – Prólogo Carros e Caminhões
10h – Largada da primeira moto na Prova Especial
12h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial
12h30 – Previsão de Largada Motos na Especial Indoor
18h – Briefing Motos/Quadris/UTVs
21h – Evento Promocional
 
Domingo – 08 de março
08h – Largada da primeira moto na Prova Especial
10h30 – Largada do primeiro carro na Prova Especial
11h – Início Super Prime CBM – seguido de premiação
13h – Início Super Prime CBA – seguido de premiação
15h30 – Cerimônia de encerramento
 
O 9º Cross Country Rallymakers Barretos é realizado pela Rallymakers, com promoção da Agência Black Box. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, Os Independentes, Bike Box e DNA Comunicação Digital
 
Liberdade de Ideias
Isis Moretti – Mtb: 36.471 
Foto: Luciano Santos