Nos últimos anos o time disputou o Sertões na categoria Protótipos T1, para carros construídos e preparados no Brasil, onde conquistaram dois títulos e três vices. As duas duplas do time – Cristian Baumgart (piloto)/Beco Andreotti (navegador) e Marcos Baumgart (piloto)/Kleber Cincea (navegador) – são duas das mais longevas e entrosadas do rally brasileiro.
A novidade é que agora o time disputa o Rally dos Sertões – de 23 a 30 de agosto, saindo de Goiânia com destino a Belo Horizonte, em sete dias e 2,7 mil quilômetros de prova – na categoria T1 FIA, a mais rápida entre os carros. E a máquina escolhida para a tarefa é a Ford Ranger Dakar 4×4, construída e preparada pela Neil Woolridge Motorsport, da África do Sul, em conjunto com a Ford dos Estados Unidos e especialistas europeus em chassis.
Os pilotos já realizaram duas sessões de testes com o carro na África do Sul, e as primeiras impressões são animadoras. “É completamente diferente do que vínhamos guiando. Claro que se trata de outra categoria e onde estávamos nós também contávamos com um bom carro, mas agora a conversa é completamente diferente”, introduz Cristian.
“É tudo diferente: potência, dirigibilidade, estabilidade, controle, respostas. O carro é muito veloz e fácil de pilotar. Nossos primeiros treinos foram excelentes e não tivemos nenhum tipo de problema. Agora estamos na fase final de preparação com alguns treinos já no Brasil”, apontou Marcos.
O carro mais rápido e mais eficiente em termos de leitura de terreno muda também a perspectiva por parte dos navegadores. “O time da navegação muda completamente, porque o carro é mais rápido, portanto o navegador tem que estar alinhado”, lembra Beco Andreotti.
“A graduação dos obstáculos também fica um pouco menos severa. Como o carro copia e aceita mais as imperfeições do piso, não precisamos ‘cantar’ todas as referências. Resumindo, fica tudo mais rápido com menos referências”, opinou Kleber Cincea.
Confira o roteiro do Rally dos Sertões 2014:
23/08 – Prólogo – Goiânia (GO)
24/08 – 1ª etapa – Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
Deslocamento inicial: 40 km
Trecho especial: 155 km
Deslocamento final: 21 km
Total do dia: 216 km
25/08 – 2ª etapa – Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
Deslocamento inicial: 39 km
Trecho especial: 201 km
Deslocamento final: 20 km
Total do dia: 260 km
26/08 – 3ª etapa – Catalão (GO)/Paracatu (MG)
Deslocamento inicial: 22 km
Trecho especial: 206 km
Deslocamento final: 132 km
Total do dia: 356 km
27/08 – 4ª etapa – Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135 km
Trecho especial: 364 km
Deslocamento final: 86 km
Total do dia: 585 km
28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
Deslocamento inicial: 223 km
Trecho especial: 335 km
Deslocamento final: 81 km
Total do dia: 718 km
29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km
30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km
Total do Rally: 2.679 km
A equipe X Rally Team é patrocinada por Center Norte e Vedacit, com apoios da Ford, Arai, e GoPro
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CLEBER BERNUCI, jornalista responsável