“Foi um treino completo e muito importante, porque aceleramos em trechos reais de especiais de rally, e o Jalapão é considerado uma das etapas mais duras no Rally dos Sertões, devido às longas distâncias percorridas, variedade de piso, areia pesada e alta temperatura. Este treino testou os equipamentos e a resistência dos pilotos”, explica a piloto.
A expedição/treino durou três dias e foi realizada em um grupo composto por duas motos, dois quadriciclos, quarto UTVs RZR 1000, além do carro da japonesa voadora. Os veículos foram transportados em uma carreta pela Podium Racing até Palmas (TO), de onde o grupo partiu para Ponte Alta (TO). No segundo dia fizeram o percurso de Ponte Alta a Mateiros (TO). Já no terceiro dia passaram por São Felix do Jalapão e voltaram para Ponte Alta, onde a carreta já os aguardava para trazer os veículos de volta. O objetivo era percorrer uma média diária entre 250 a 300 quilômetros.
“Este é um tipo de treino que tem de ser bem organizado e necessita ser feito em grupo. O Henrique Arena (organizador de rallys e competidor) foi uma semana antes e levantou a planilha, tinha uma moto que largava antes abrindo as porteiras e conferindo o livro de bordo, além de duas caminhonetes de apoio: uma para fazer o abastecimento no trecho e a outra para fechar a trilha e socorrer eventuais problemas mecânicos que os participantes pudessem ter. Levamos todos os equipamento usados no rally: os de segurança, de navegação e os kits de proteção, hidratação e alimentação”, esclarece.
O local do treino foi aprovado pela piloto, que explica a diversidade de solo do percurso. “Existem trechos de areia, areião pesado, estradinhas estreitas com lages, pedras e trial, e muitos estradões com as perigosas “panelas” de talco, conhecidos como ‘fech fech’”, analisa.
Além de treinar em um dos percursos dos anos anteriores da maior competição off-road da América Latina, Helena destaca as belezas naturais do trajeto. “Aparecem formações de grandes cordilheiras de montanhas, formações rochosas, muitos rios e cachoeiras, aquele visual das trilha de areia contando o Jalapão em um sobe e desce a perder de vista, além das dunas e o fervedouro”, ressalta.
Concorrendo na categoria Marathon 850, com o seu UTV Polaris RZR 800, a japonesa voadora foi a vice-campeã na 5ª edição Rally de Barretos, válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Baja, disputado em julho. Atualmente é a vice-colocada no Brasileiro de Baja, apenas três pontos do líder. O ótimo desempenho também foi comprovado no treino.
“Meu Polaris RZR 800 surpreendeu! Fui considerada a vencedora do treino por ter sido a única que conseguiu completar todas as especiais sem problemas. Estou muito impressionada com o veículo, que apesar da menor potência em relação aos demais, mostrou-se muito resistente e eficiente em situações extremas de utilização”, orgulha-se a piloto pioneira entre as mulheres no rally cross country brasileiro.
22ª edição do Rally dos Sertões
A largada da 22ª edição do Rally dos Sertões será em Goiânia (GO), dia 24 de agosto. O rally passará por Caldas Novas (GO), Catalão (GO), Paracatu (MG), São Francisco (MG), Diamantina (MG) e a chegada acontecerá em Belo Horizonte (MG), dia 30 de agosto, com a cerimônia de premiação.
Helena Deyama conta com patrocínio da Polaris e apoio da Luart Studio e Academia Bio Ritmo.
Classificação do Campeonato Brasileiro De Rally Baja/2014:
Categoria – UTVs Marathon 850cc:
1) Cesar Augusto Herwig, 125 pontos
2) Helena Deyama, 122
3) André Macedo Corrêa, 117
4) Rodrigo Cordaro, 97
5) Rodrigo Faiad, 55
6) João Ricardo Wolf Campos, 36
7) Dimas De Melo Pimenta III, 31
8) Murilo Caetano, 30
9) Nicolai Uzzun, 30
10) Edson Tuzino Nole, 20
11) Joao Luís Coelho, 15
12) Marcelo Roberto Maggi, 13
SIG Comunicação – Silvana Grezzana Santos /Helena Matta