Neste domingo, o dia começou mais cedo, os carros largaram a partir das 7 horas do Ginásio de Esportes Mário Covas e encaram o mesmo trecho cronometrado, de 122 quilômetros, do dia anterior. A Especial não deu moleza, sobretudo os incontáveis saltos que castigaram pilotos e navegadores ao longo do exigente percurso. A dupla da Equipe Acelera Siriema fez o terceiro melhor tempo da Pró Brasil e fechou o segundo dia com 1h51min47s.
“O Cuesta já é uma prova tradicional do calendário de Cross Country e gostamos bastante. São inúmeros saltos e qualquer vacilo podia nos jogar contra os eucaliptos, por isto, exigiu muita precisão na navegação e uma alta concentração na pilotagem”, descreveu Facco, Bicampeão Brasileiro da categoria Pro Brasil, que pilota uma Mitsubishi L200 Triton SR, de #310.
Segundo o piloto, a competitividade entre as duplas é um pontos fortes desta temporada. “O grid está bem competitivo e pesado, qualquer pequeno erro pode nos fazer perder duas posições e isto acirra mais a briga. Por isto, sempre buscamos um desempenho melhor para estar em condições de igualmente com os demais e a prova foi excelente para isto, inclusive para acertar as novas configurações do carro, já pensando no Rally dos Sertões”, explica Facco.
Para o navegador Ribeiro, o resultado dos dois dias de prova foi bem animador para a equipe. “O desempenho deste fim de semana foi positivo, porque completamos as duas etapas do Brasileiro em terceiro e o carro está muito potente, não tivemos imprevistos e mantivemos um bom ritmo na prova. Foi um ótimo treino também para nos adaptarmos à nova configuração da Triton”, completa.
A oitava edição do Rally Cuesta Off-Road contou com aproximadamente 300 quilômetros de percurso, dividido nos dois dias de prova, cujo grid foi formado por carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs. Tanto no sábado como no domingo, os competidores aceleraram na pista (3.600 metros) estreita, travada, cheia de curvas do Super Prime, montada ao lado do Parque de Apoio.
O próximo desafio de Facco e Ribeiro será o Rally Rota SC, que acontecerá em Tijucas, Santa Catarina, nos dias 14 e 15 de junho. Será mais um rally de rodada dupla que somará pontos, agora, para as quinta e sexta etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
A Equipe Acelera Siriema, com sede na região de Alphaville (SP), conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally.
Classificação acumulada Rally Cuesta Off-Road ( após dois dias):
Categoria Pro Brasil
1) 301 Lucas Moraes/ Beco Andreotti, 3h35min11s
2) 313 Jorley Junior/Maykel Justo, 3h41min33s
3) 310 Luiz Facco/Humberto Ribeiro, 3h46min06s
4) 314 Mauro Guedes/Neurivan Calado, 7h10min54s
Classificação Carros – (Especial 2 + Super Prime de 18/5)
Dez primeiros colocados na Geral
1) 301 Lucas Moraes/ Beco Andreotti, Pro Brasil, 1h46min08s
2) 303 Marcos Baumgart/ Kleber Cincea, Protótipo T1, 1h47min33s
3) 304 José Antonio Franciosi/ Rafael Capoani, Protótipo T1, 1h47min40s
4) 323 Marcos Moraes/Edu Sachs, Protótipo T1, 1h48min57s
5) 313 Jorley Junior/Maykel Justo, Pro Brasil, 1h49min09s
6) 306 Romeu Franciosi/Marcos Rogério, Protótipo T1, 1h51min20s
7) 310 Luiz Facco/Humberto Ribeiro, Pro Brasil, 1h51min47s
8) 305 Roberto Reijers/Fausto Dallape, Protótipo T1, 1h53min22s
9) 312 Davison Rabecchi/Elson P. Oliveira, Protótipo T1, 01h57min32s
10) 346 Helena Soares/Fábio Pedroso, Super Production, 01h58min47s
Mércia Suzuki
Foto: Victor Eleutério/Webventure