Não é sempre que a pole position é a melhor posição de largada numa corrida. E foi justamente isto o que comprometeu um melhor desempenho da dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Divino Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Itamotors/Ibis), atuais campeões do Rally dos Sertões, na primeira etapa da edição de 2016, disputada no domingo (04/9) entre Goiânia e Padre Bernardo (GO).
“Como largamos depois das motos, quadriciclos e UTVs, acabamos alcançando alguns destes veículos, que estavam quebrados ou lentos no meio do caminho, além de sofrermos com a poeira que eles levantavam. Como passamos por lugares bem perigosos também, com abismos ao lado do trecho nas montanhas, o prejuízo de três minutos não foi grande, estamos na briga”, comentou Reinaldo Varela, piloto tricampeão do Rally dos Sertões que terminou o dia na segunda posição. A vitória na etapa ficou com a dupla Christian Baumgart/B.Andreotti, que completou a Especial de 111,79 km em 1h36min42s.
A primeira Especial da 24ª edição do Rally dos Sertões foi curta, mas bem difícil e perigosa, com os veículos percorrendo região montanhosa, com muitos pontos sem visão, beirando abismos, e passando trechos de areia fina – conhecidos como fesh fesh -, que levantavam muita poeira. “O ruim é que encontramos UTVs com rádio quebrado, que não atendiam ao pedido de ultrapassagem e nos atrasavam, e os que paravam no acostamento após muita insistência, acabavam esperando outros carros passarem e que assim eram beneficiados. Este foi o nosso castigo por largar da primeira posição, acabamos limpando o caminho para os nossos concorrentes. Mas isto faz parte da competição e nos dá motivação para ir atrás de resultado ainda melhor do que hoje”, explicou Gustavo Gugelmin, que vai atrás de sua segunda vitória consecutiva no Rally dos Sertões ao lado de Varela.
Nesta segunda-feira os competidores enfrentarão 418,3 km entre Padre Bernardo e Cavalcante, no Estado de Goiás. Deste total, 374,84 km serão cronometrados. “Este segundo dia será mais longo e cansativo. Enfrentaremos trechos com muita pedra e os carros começarão a ser castigados. No entanto, estamos confiante no equipamento e em nosso trabalho para começar a reverter o resultado. Ainda falta muito rally”, completou o navegador catarinense. O Rally dos Sertões percorrerá o total de 3.212 quilômetros, cruzando oito cidades de três estados do Centro Oeste e Nordeste, para terminar no próximo sábado (10/9) em Palmas, no Tocantins.
Confira os mais rápidos do primeiro dia entre os Carros:
1º) Christian Baumgart/B.Andreotti, 1h36min42s;
2º) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, 1min39min51s;
3º) Lance Woolridge/M.Heseyama, 1h41min15s;
4º) Marcos Baumgart/K.Cincea, 1h42min42s;
5º) Guilherme Spinelli/Y.Haddad, 1h47min11s.
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin correm na Divino Fogão Rally Team com apoio de Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Itamotors/Ibis.
Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam
MasterMidia Marketing
João Alberto Otazú
Foto: Marcelo Maragni