12 de outubro de 2013 – Alegria, diversão e profissionalismo para quem é apaixonado por velocidade na terra. Começou neste sábado (12), o 11º Rally dos Bandeirantes, que pela primeira vez foi realizado na cidade de São José dos Campos, SP. Organizado pela RallySP, o evento faz parte do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, tendo cumprido hoje a 14ª etapa para carros, e 10ª etapa para caminhões. Também vale como etapa homologatória da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.
Os boxes das 35 equipes inscritas estão montados no Parque da Cidade. São motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões que, além do trecho especial, aceleraram por cerca de 2 quilômetros em um Super Prime preparado especialmente para a população, que prestigiou o Rally dos Bandeirantes em peso. “Em uma área anexa ao Parque da Cidade, construímos um circuito off-road com arquibancada para acomodar as pessoas. Elas aplaudiram com entusiasmo cada disputa entre os off-roaders. Valeu a pena os esforços despendidos… É motivo de orgulho saber que o público aprovou o rally”, comentou satisfeito o diretor geral da RallySP, Deco Muniz.
Os participantes “voaram baixo” em duas especiais – trecho cronometrado – de 75 quilômetros cada (totalizando 150 quilômetros). O roteiro adentrou as Fazendas Nossa Senhora da Glória, Gaspar e Conceição, explorando as plantações de pinus e suas inúmeras trilhas estreitas, que mais pareciam um labirinto. Além disso, cortou áreas de serras com muitas curvas, subidas e descidas.
Nos carros, uma surpresa: a dupla joseense, José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo, foi a mais rápida do dia com 02h16min45s. “É um orgulho, prazer imenso correr em casa. Recebemos o apoio da família e a torcida da população… Não podíamos ficar de fora de um rally em São José dos Campos e estamos felizes com este resultado”, declarou o piloto Amaral.
Nos caminhões, as duas categorias fizeram bonito. Na Leves – com até 7 toneladas – o piloto que veio do Maranhão, Fábio Veras Freire, contou com a navegação dos paulistas Fábio Groshwoski e Henrique Oliveira. Eles “pisaram fundo” e fizeram a marca de 02h43min04s. Nos Pesados – acima de 7 toneladas -, apesar de sofrerem com um sério problema nos freios, Guido Salvini, Matheus Mazzei e Fernando Chwaigert atingiram a marca de 3h14min14s. “Essa foi a minha estreia no Campeonato Brasileiro e estou em estado de êxtase. Competir no caminhão exige uma preparação diferente, pois ele sacode demais e, devido ao peso do veículo, as cantadas regressivas tem de iniciar em uma metragem maior, pois o piloto tem que saber o momento adequado de aplicar as frenagens e não ser pego de surpresa”,contou Mazzei. “O roteiro foi técnico e apresentou erosões, valetas e trilhas estreitas”, completou.
Etapa homologatória
O 11º Rally dos Bandeirantes também está em teste. A prova é homologatória pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo – que, estando de acordo, a partir de 2014 entrará para o calendário brasileiro da modalidade para motos, quadriciclos e UTVs.
O piloto de São José dos Campos, Ramon Sacilotti fez o menor tempo: 02h28min36s. “Apesar de ter uma quilometragem abaixo do que estou acostumado, o traçado foi bem travado, com navegação intensa. Estou satisfeito, pois foi um dia proveitoso para mim. Mas sem dúvida, o diferencial do evento foi a quantidade de público que esteve presente”, disse ele.
Nos quadriciclos, Gabriel Varela despontou na frente com 02h40min30s. E nos UTVs, Adriana Parra estreou na função de piloto e comemorou a vitória na marca de 03h12min14s.
E amanhã tem mais! Serão mais 150 quilômetros – divididos em duas especiais – que passarão novamente pelas Fazendas Nossa Senhora da Glória, Gaspar e Conceição. A largada está marcada para às 8h do Parque da Cidade.
Classificação – Primeiro dia do Rally dos Bandeirantes
Categoria Carros
1º José Jorley do Amaral Júnior e Maykel Justo, 02h19min04s
2º Marcos Moraes e Eduardo Sachs, 02h22min22s
3º Luiz Facco e Humberto Ribeiro, 02h22min30
4º Maurício Bortolanza e Gustavo Bortolanza, 02h23min28s
5º André Sawaya e Marcos Lara Gouveia, 02h27min00s
6º José Jorge Sawaya e Marselo Haseyama, 02h27min10s
7º Roberto Reijers e Fausto Dallape, 02h30min18s
8º Cristiano Camargo e Minae Miayti, 02h33min36s
9º João Cardoso e Sidinei Broering, 02h34min40s
10º Gunter Hinkelmann e Fábio Pedroso, 02h36min00
Categoria Caminhões
1º FábioVeras Freire, Fábio Groshwoski e Henrique Oliveira (Leves), 02h45min41s
2º Guido Salvini, Matheus Mazzei e Fernando Chwaigert (Pesados), 03h17min18s
Programação – 11º Rally dos Bandeirantes
13 de outubro – domingo
08h00 – Largada – Parque da Cidade – São José dos Campos
09h00 – Largada para a Especial 01 – 75 quilômetros (Fazendas Nossa Senhora da Glória, Gáspar e Conceição) – Rodovia Ayrton Senna – Taubaté / Caçapava Velha.
11h30 – Largada da Prova Especial 02 – 75 quilômetros
14h30 – Início do almoço de premiação – Local à definir – São José dos Campos
15h30 – Início da Premiação
16h30 – Encerramento do evento
O 11º Rally dos Bandeirantes tem apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Secretaria de Turismo, Secretaria de Esportes, Prefeitura Municipal de Taubaté, Grupo Band Vale Rádio & TV, Alternativa Comunicação Visual, Concessionária Troller Trilha Serramar, Restaurante Divino Fogão – Colinas e Cervejaria do Gordo
Liberdade de Ideias
Isis Moretti – Mtb: 36.471
Foto: Cadu Rolim/Auto Terra