Cada qual com seus sonhos e objetivos. Para quem é fã do automobilismo, o Rally dos Sertões é a máxima do esporte off-road. É para ele que a maior parte das equipes do circuito nacional de rali se preparam todos os anos para competir. De 03 a 10 de setembro, entre Goiânia (GO) e Palmas (TO), pilotos e navegadores partirão em busca de sua “medalha olímpica”; e eles querem o ouro! Isso aumenta ainda mais a competitividade e o nível técnico, que fazem do Rally dos Sertões a prova mais atraente do País.
O percurso é longo… Bem longo! Serão 3.143 quilômetros, que passarão por Padre Bernardo, Cavalcante e Posse, em Goiás; Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Mateiros e Ponte Alta, no Tocantins, até alcançar o destino final. Do roteiro total, 2.341 quilômetros serão de trechos cronometrados – ou seja, momento em que os participantes buscam o melhor tempo do dia.
E eles se preparam exclusivamente para o Rally dos Sertões. A dupla Flávio Lunardi e Fred Budtikevitz competiu algumas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2016 com uma única intenção: “Nos prepararmos para encarar o maior desafio off-road de todos. Competi no Sertões do ano passado, vivi uma experiência incrível e de muitos aprendizados. Tivemos dias de vitórias e de derrotas, e a sensação indescritível de ser um integrante deste super evento. Agora, com time e navegador novo, busco subir alguns degraus a mais nessa minha história de Sertões”, disse o piloto Lunardi.
A Bulldog Racing fará isso a bordo de uma Chevrolet S10, que foi detalhadamente preparada para encarar diversos tipos de obstáculos naturais (alguns, extremamente severos): cascalho, pedras, subidas e descidas (incluindo serras), curvas fechadas, lombas, travessias de rios, setores de trial, areião, áreas descampadas etc.
“Na temporada do Campeonato Brasileiro, escolhemos algumas etapas para treinarmos, testarmos o nosso desempenho, a resistência e a robustez da nossa picape. Vários foram os ajustes feitos e as oportunidades para identificarmos as limitações mecânicas, a fim de evitarmos quebras”, explicou Budtikevitz, que competirá pela primeira vez neste certame. “Estou preparado para essa grande disputa. Sei que será uma tarefa difícil, diante do alto grau de dificuldade do Sertões e da concorrência acirrada. Devido ao número de competidores que não conseguem concluir a disputa, atravessar o pórtico de chegada em Palmas, para nós, já será uma importante vitória”, concluiu o navegador.
Programação – 24º Rally dos Sertões
03 de setembro – Sábado
Prólogo do Rally dos Sertões (Cidade Alpha Goiás)
Cerimônia Oficial de Abertura (Hino e Fogos)
Largada Promocional (Autódromo Internacional de Goiânia)
04 de setembro – Etapa 1
Goiânia (GO) – Padre Bernardo (GO)
Deslocamento inicial: 247,92 Km
Trecho especial: 112,08 Km
Deslocamento final: 300 metros
Total do dia: 360 km
05 de setembro – Etapa 2
Padre Bernardo (GO) – Cavalcante (GO)
Deslocamento inicial: 35,09 km
Trecho especial: 373,83 km
Deslocamento final: 9,63 km
Total do dia: 418,5 quilômetros
06 de setembro – Etapa 3
Cavalcante (GO) – Posse (GO)
Deslocamento inicial: 12,7 km
Trecho especial: 386,46 km
Deslocamento final: 243,94 km
Total do dia: 643 km
07 de setembro – Etapa 4
Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 14,62 km
Trecho especial: 361,94 km
Deslocamento final: 189,7 km
Total do dia: 566 km
08 de setembro – Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA) – Mateiros (TO)
Deslocamento inicial: 35,47 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 0
Total do dia: 463 km
09 de setembro – Etapa 6
Mateiros (TO) – Ponte Alta (TO)
Deslocamento inicial: 0
Trecho especial: 491 km
Deslocamento final: 7 km
do dia: 498 km
10 de setembro – Etapa 7
Ponte Alta (TO) – Palmas (TO)
Deslocamento inicial: 4,6 km
Trecho especial: 192 km
Deslocamento final: 2 km
Total do dia: 198 km
A equipe Bulldog Racing tem patrocínio de Luna Incorporadora. E apoio de Henz Engenharia
Liberdade de Ideias
Isis Moretti
Foto: Sanderson Pereira/Photo-S Imagens