Search
Close this search box.

Sertões: Kolberg/França leva carro movido a cana-de-açúcar ao segundo lugar

Dupla da Mobil MEM Motorsport termina dia na vice-liderança geral da competição após três etapas

A tecnologia brasileira de combustíveis obteve um grande feito neste sábado (27). A dupla formada por Klever Kolberg e Flavio França terminaram na segunda posição a terceira etapa do Rally dos Sertões a bordo do protótipo T-Rex da Mobil MEM Motorsport, um inovador carro movido a diesel de cana-de-açúcar desenvolvido em conjunto com a Amyris, especialista em produção sustentável.

Na difícil especial de 287 km (com mais 126 km de deslocamento, totalizando 414 km percorridos) entre as cidades de Pirenópolis e Uruaçu, em Goiás, Kolberg e França foram os únicos a completar o trecho abaixo de quatro horas, registrando 3h53min39s, quase nove minutos mais veloz que Jorge Wagenfuhr/Marcos Panstein.

“Dia muito empoeirado, ondulado, esburacado com erosões e mais outros dez adjetivos para definir obstáculos. Tinha valeta, valeta com pedra, valeta com erosão, valeta mortal… Foi um dia de rally mesmo. Fisicamente sofremos bastante, pois a suspensão traseira estava muito macia e seguia até o curso, o que acabou com a coluna. Não tivemos que parar nenhuma vez, o que foi bom”, diz Klever.

“Não pegamos muita poeira dos outros e o sentinel [dispositivo de ultrapassagem que facilita o pedido de passagem entre os veículos de competição quando a manobra se torna difícil] funcionou bem. Nós sofríamos muito nos saltos e valetas, pois o carro quicava demais. De tanto serrar os dentes, devo ter trincado uns quatro!”, brinca Flavio, que é dentista de profissão.

Neste domingo, os pilotos enfrentarão uma especial de 233 km entre Uruaçu e Porangatu, ainda em Goiás, com mais 56 km de deslocamentos. Será um trecho que inicia rápido, passando por piçarras e cascalho, depois atravessando um período de longas retas com piso ruim, travando no fim, com depressões e erosões.

Confira os dez melhores da terceira etapa
1. Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, 3h34min17
2. Klever Kolberg/Flavio França, 3h53min39s
3. João Cardoso/Sidinei Broering, 3h56min03
4. Jorge Wagenfuhr/Marcos Panstein, 4h02min03s
5. Sylvio Barros Neto/Eduardo Bampi, 4min02s37
6. Rafael Cassol/Lelio Carneiro Jr., 4h04min47s
7. José Amaral Jr./Maykel Justo, 4h07min08s
8. Cristian Baumgart/Beco Andreotti, 4h07min35s
9. Marcos Baumgart/Kleber Cíncea, 4h08min46s
10. Luiz Facco/Humberto Ribeiro, 4h09min01s

Dez melhores na classificação geral

1. Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret
2. Klever Kolberg/Flavio França
3. João Cardoso/Sidinei Broering
5. Sylvio Barros Neto/Eduardo Bampi
4. Jorge Wagenfuhr/Marcos Panstein
6. Marcos Cassol/Luis Felipe Eckel
7. Marcos Baumgart/Kleber Cíncea
8. Luiz Facco/Humberto Ribeiro
9. Lucas Moraes/Weidner Moreira
10. João Franciosi/Rafael Capoani,

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Este ano comemora 28 anos de competições off-road. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e bicampeão da categoria Pro Etanol (2010 e 2011).

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 e 2011 foi bicampeão da categoria Pro Etanol ao lado de Klever Kolberg. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

Acesse o site do piloto: https://www.klever.com.br/

Para acompanhar o desempenho da equipe acesse o site https://www.klever.com.br/ e siga a equipe no Twitter https://www.twitter.com/kleverkolberg e no Facebook https://www.facebook.com/kleverkolberg
 
Cleber Bernuci/ Caio Moraes/ Rodolpho Siqueira
Foto: Marcelo Machado/Webventure