A escolha está feita: o Mitsubishi Triton SR numeral 305 da Dague Paia Rally Team (FMC / Maxum – Case IH / Petronas Syntium / Mitsubishi) começará o Rally dos Sertões 2013, esta sexta-feira (26), na 6a posição do grid. O piloto João Franciosi, de Luís Eduardo Magalhães (BA), e o navegador Rafael Capoani, de Caxias do Sul (RS), puderam optar entre três das oito primeiras posições graças ao quinto lugar conquistado no Super Prime, quinta-feira à tarde (25), na Arena Sertões, em Goiânia (GO).
O primeiro desafio da dupla campeã em 2006 será a especial de 249 quilômetros, 84 deles cronometrados, entre Goiânia (GO) e Pirenópolis (GO) – a primeira etapa da 21a edição do segundo maior rally do mundo, atrás apenas do Dakar, e o maior disputado em um só país.
“No primeiro dia, muita coisa ainda é estratégia. É observar o comportamento do carro, dos adversários, fazer alguns ajustes. Ao mesmo tempo, é preciso também fazer uma boa prova. Mas, sem afobação”, pondera Capoani.
Franciosi e Capoani apostam na familiaridade com o terreno, visitado há cerca de dois anos, na edição 2011 do Sertões. “É uma trilha com bastante pedra, bastante trial, que exige muito e, por ser mais curta que o habitual, não dá muita margem para se recuperar de algum erro”, complementa o navegador.
A outra dupla da Dague Paia Rally Team, formada por Romeu Franciosi, de Luís Eduardo Magalhães (BA), e Rogério Almeida, de Russas (CE), fez excelente tomada de tempo, ganhando sua bateria. Contudo, devido a uma penalização de tempo pela direção de prova, em função de um toque na fita demarcatória da pista, largará na 14a posição.
“Ainda é só o começo. Tem muito chão pela frente. O importante é chegar em primeiro no final”, descontraiu o piloto Franciosi.
DNF Press, divulgação