Pioneiro no uso de diesel de cana-de-açúcar no rally, Klever Kolberg e seu navegador Flavio França começaram da melhor forma possível a nova jornada com o inovador prótótipo T-Rex. A dupla da Mobil MEM Motorsport ficou entre as quatro melhores no prólogo que abriu as atividades desta quinta-feira (25). A dupla também terminou na segunda posição o superprime promocional realizado no início da noite em Goiânia (GO).
Na grande decisão do superprime, Klever e França disputaram com Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, mas um pequeno erro durante o percurso deixou a dupla da Mobil MEM Motorsport em segundo. Para a primeira especial desta edição, na qual os integrantes do superprime escolhem o melhor momento de largar, o duo optou por ser o terceiro a ir para a estrada. O resultado deixou Klever mais que satisfeito, uma vez que ele não disputava uma competição oficial há dois anos.
“Queríamos fechar o prólogo entre os oito melhores, mas ficamos entre os quatro, então foi melhor do que esperávamos para este início de competição. No superprime, falei para o Flávio que não faríamos loucuras, pois era importante ter o carro em ordem para a largada da etapa desta sexta-feira. No final, errei uma curva e vi que ia ficar para trás, então apenas decidi levar até o final. Para quem queria ‘tirar a ferrugem’, ficar em segundo não foi nada mal!”, brinca o experiente piloto de rallys, que foi pioneiro do Brasil no Rally Dakar, em 1988.
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Este ano comemora 28 anos de competições off-road. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e bicampeão da categoria Pro Etanol (2010 e 2011).
Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 e 2011 foi bicampeão da categoria Pro Etanol ao lado de Klever Kolberg. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.
Acesse o site do piloto: https://www.klever.com.br/
Para acompanhar o desempenho da equipe acesse o site https://www.klever.com.br/ e siga a equipe no Twitter https://www.twitter.com/kleverkolberg e no Facebook https://www.facebook.com/kleverkolberg
Cleber Bernuci/ Caio Moraes/ Rodolpho Siqueira
Foto: Ricardo Leizer/Divulgação