Search
Close this search box.

Dague Paia Rally Team une os extremos do Brasil na busca por novos títulos no Rally dos Sertões

Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul estarão representados a bordo de dois Mitsubishi Triton SR

Uma equipe que tem mais estados do Brasil representados em sua tripulação do que os que serão percorridos na edição 2013 do Rally dos Sertões. É com a grandeza histórica e atual de Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul que a Dague Paia Rally Team (FMC / Maxum – Case IH / Petronas Syntium / Mitsubishi) vai encarar o segundo mais importante rally do planeta e maior de todos disputado em um só país. A prova se estende de 25 de julho a 3 de agosto, com largada e chegada em Goiânia (GO).

Os extremos do Brasil estarão unidos em dois Mitsubishi Triton SR, mantendo e ampliando uma parceria iniciada em 2012. Agora, além da dupla João Franciosi / Rafael Capoani, também Romeu Franciosi / Rogério Almeida passam a tripular os veículos de excelência da montadora japonesa, que acumula 11 títulos desde que os carros entraram na disputa, em 1995.

Um deles, levantado pela própria dupla Franciosi/Capoani em 2006, a bordo de um Mitsubishi L200 EVO que entraria para a história. Desde então, ninguém mais conseguiu ganhar o Sertões com um carro de categoria Production. A conquista adquiriu uma amplitude internacional que se mantém até hoje, levando consigo os nomes dos municípios de Luís Eduardo Magalhães (BA) e Caxias do Sul (RS) cada vez que o piloto João Franciosi, do Oeste Baiano, e o navegador Rafael Capoani, da Serra Gaúcha são mencionados.

“A parceria da Dague Paia com a Mitsubishi tem história, é um bom casamento e nos permite pensar em voos cada vez mais altos daqui para a frente. Quanto aos tripulantes do carro, vamos de novo tentar incomodar os grandões”, brinca Capoani.

Irmão de Franciosi e também um piloto radicado nas férteis terras do oeste da Bahia, em Luís Eduardo Magalhães, Romeu terá a companhia do navegador cearense Rogério Almeida, natural de Russas, município do Vale do Rio Jaguaribe, exatamente no semi-árido do sertão. A familiaridade com o ambiente prevaleceu em 2005, quando Almeida sagrou-se campeão do Sertões, ao lado do piloto Edu Piano.

“O Sertões é um verdadeiro teste à resistência e à competência de quem participa dele. E nós sempre queremos representar bem a terra onde nascemos ou que nos acolhe, de onde tiramos o nosso sustento. Queremos orgulhar a Bahia, neste que é um evento de nível mundial, até como forma de gratidão”, afirma o piloto Romeu Franciosi.

Em 2012, o próprio Romeu encarregou-se de cumprir a parte da equipe neste sentido. Ao lado do navegador Deco Muniz, surpreendeu o favorito e futuro campeão Stephane Peterhansel, 11 vezes vencedor do Rally Dakar, e faturou o Super Prime, em São Luís (MA). A façanha do representante de Luís Eduardo Magalhães foi transmitida ao vivo para todo país, pelo canal Sportv.

OS TRIPULANTES

João Antonio Franciosi – Piloto

Idade: 49 anos (18/2/1964)

Local de nascimento: Casca (RS), mas radicado em Luís Eduardo Magalhães (BA) desde 1986

Principais conquistas: campeão geral do Rally dos Sertões de 2006, vice-campeão do Rally dos Sertões de 2007 e 10 vezes campeão baiano de Autocross

Rafael Capoani – Navegador

Idade: 36 anos (9/3/1977)

Local de nascimento: Caxias do Sul (RS)

Principais conquistas: campeão geral do Rally dos Sertões de 2006, campeão brasileiro de rally velocidade, campeão brasileiro de enduro velocidade e campeão brasileiro de Enduro Regularidade

Romeu Franciosi – Piloto

Idade: 41 anos (8/12/1971)

Local de nascimento: Casca (RS), mas radicado em Luís Eduardo Magalhães (BA) desde 1987

Principais conquistas: bicampeão brasileiro de Autocross (2006 e 2008)

Rogério Almeida – Navegador

Idade: 46 anos 01/10/1966

Local de nascimento: Russas (CE)

Principais conquistas: campeão geral do Rally dos Sertões de 2005, Capacete de Ouro – Categoria Off Road como Melhor Navegador de 2005, tetracampeão do Cerapió/Piocerá (em 1992 e de 2001 a 2003) e tetracampeão cearense de rally (em 1991, 2001, 2002 e 2005)

Sobre a equipe

Pela Dague Paia Rally Team (FMC / Maxum – Case IH / Petronas Syntium / Mitsubishi), João Franciosi e Rafael Capoani venceram o Rally dos Sertões de 2006, com uma Mitsubishi L200. Até hoje, foram os únicos a coseguir fazê-lo com um carro de categoria Production. Este ano, a dupla corre em parceria com a equipe Mitsubishi Triton SR.

Romeu Franciosi participa de seu quarto Rally dos Sertões, enquanto Rogério Almeida busca o segundo título, após a conquista de 2005, também a bordo de um Mitsubishi Triton SR.

Sobre o Rally dos Sertões 2013

A 21ª edição do Rally dos Sertões começa no dia 25 de julho, na cidade de Goiânia (GO). Ao todo, a prova terá 4.115 quilômetros e 118 equipes, entre motos, quadris, UTVs, carros e caminhões. Das oito cidades que vão receber a edição com maior trecho cronometrado da história da competição, seis são em Goiás e duas no Tocantins. Ao todo serão 4.157 km previstos e 2.578 km de trechos especiais, um total de 62%.
 
ROTEIRO 2013

25/7 – Prólogo em Goiânia (GO)
26/7 – Goiânia (GO) / Pirenópolis (GO)
27/7 – Pirenópolis (GO) / Uruaçu (GO)
28/7 – Uruaçu (GO) / Porangatu (GO)
29/7 – Porangatu (GO) / Natividade* (TO)
30/7 – Natividade (TO) / Palmas (TO)
31/7 – Palmas (TO) / Palmas (TO)
1/8 – Palmas (TO) / Minaçu (GO)
2/8 – Minaçu (GO) / Goianésia (GO)
3/8 – Goianésia / Goiânia (GO)
*etapa Maratona

GABRIEL IZIDORO
Foto: Theo Ribeiro