Com o histórico de ser um dos dois primeiros brasileiros a desbravar o então desconhecido Rally Paris-Dakar, em 1988, e com 23 participações na mais difícil competição off-road do mundo, na qual também foi precursor com um veículo movido a etanol de cana-de-açúcar, o piloto Klever Kolberg novamente demonstra o seu espírito pioneiro e se lança em um projeto extremamente inovador no esporte a motor mundial.
Comemorando a marca de 28 anos em competições off-road com um retorno aos eventos nacionais, Kolberg disputará o Rally dos Sertões 2013 pilotando um carro movido a diesel produzido a partir da de cana-de-açúcar do Brasil, produto que reduz em até 82% as emissões de gases do efeito estufa em comparação ao diesel S-10, mantendo a mesma eficiência e com zero de enxofre em sua composição, reduzindo a emissão de materiais particulados.
A 21ª edição do Rally dos Sertões tem como pontos de partida e chegada à cidade de Goiânia (GO), começa no dia 25 de julho e percorrerá 4.115 quilômetros no coração do Brasil até o dia 3 de agosto.
O carro a ser conduzido por Kolberg é o protótipo T-Rex, da equipe Mobil MEM Motorsport, que participa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country tendo como piloto Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões. O carro é equipado com um motor MWM MaxxForce 3.0HS Turbo Diesel Intercooler, um quatro cilindros que foi preparado para desenvolver 240 cavalos de potência.
Desempenho – Também alinhado com o objetivo de preservação do meio ambiente, o T-Rex vai utilizar o lubrificante Mobil Super Ecopower, que proporciona melhor desempenho em motores de última geração, ainda mais em condições severas de utilização, como durante uma competição como o Rally dos Sertões. Ele reduz o consumo de combustível, diminuindo ainda mais a emissão de CO2.
Klever terá como navegador seu tradicional parceiro Flavio Marinho de França, reeditando a dupla de sucesso que rendeu em 2010 e 2011 o bicampeonato na categoria Pro Etanol no Rally dos Sertões.
Como fez no Rally Dakar 2010 e no Rally dos Sertões 2010 e 2011, este é mais um projeto no qual o piloto quer mostrar que a competitividade pode andar lado a lado com a sustentabilidade, provocando as pessoas para que reflitam sobre o que elas estão fazendo pelo meio ambiente. “O tempo está passando e não podemos deixar passar a oportunidade de fazer a diferença para o futuro do nosso planeta”, afirma. “Basta que cada um faça a sua parte, mesmo que pequena, porque na soma certamente colheremos um grande resultado que vai beneficiar o planeta e as gerações futuras”, completa Kolberg.
Logística Complexa – O Rally dos Sertões 2013 terá um prólogo mais nove etapas com até 746 quilômetros totais. Nos acampamentos o carro será abastecido com os 1.100 litros de diesel de cana-de-açúcar que a equipe irá transportar dia após dia. “Não é um produto disponível para venda nos postos de combustível que estão no roteiro da prova, então mais uma vez vamos dispor de um apoio logístico para transportar o combustível”, disse Klever. Quando disputou o Dakar de 2010 com um carro movido a etanol, a situação foi parecida: sua equipe tinha que transportar o combustível, já que nem na Argentina e nem no Chile havia etanol à disposição.
Entretanto, desta vez os volumes são menores, pois o diesel de cana é um combustível com energia mais concentrada e que tem o mesmo baixo consumo por quilômetro rodado do diesel convencional. Na ocasião, o carro de Kolberg tinha um tanque com capacidade para 530 litros de etanol. No caso atual não será necessário aumentar o tamanho do tanque, mantendo assim a competitividade do veículo, que levará 335 litros do combustível.
Na realização do projeto, Klever e a equipe contam com o apoio da Mobil, Amyris Brasil, Dakar – Inovação e Empreendedorismo, Artfix, Sparco, MWM, Borg Warner e Unica.
Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Este ano comemora 28 anos de competições off-road. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e bicampeão da categoria Pro Etanol (2010 e 2011).
Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 e 2011 foi bicampeão da categoria Pro Etanol ao lado de Klever Kolberg. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.
Acesse o site do piloto: https://www.klever.com.br/
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Rodolpho Siqueira / Cleber Bernuci / Bruno Vicaria / Gabriel Navajas
Foto: Cleber Bernuci