Foram dias distintos para a ‘Família da Poeira’ no Rally de Barretos, mas todos os seus membros protagonizaram excelentes performances e resultados nas etapas de abertura dos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country e Rally Baja, disputadas no sábado (05/3) e domingo (06/3) no oeste paulista.
“O importante é que todos nós terminamos a prova e mostramos bons desempenhos. Os meninos estão cada vez mais rápidos e focados e logo irão comemorar vitórias como no ano passado”, comentou o patriarca Reinaldo Varela, sobre seus filhos Rodrigo, Gabriel e Bruno, que competiram na categoria UTV.
Depois de ter vencido o primeiro dia do Rally de Barretos na Geral e na categoria Protótipos T1 a bordo de uma picape Mitsubishi, a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis) amargou problemas elétricos na segunda etapa do Brasileiro de Rally Corss Country, e ficou em terceiro.
“Começamos bem novamente, mas depois de 20 km o carro começou a falhar muito e fomos nos arrastando só para completar a prova e pontuar”, explicou o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.
No domingo o protagonismo foi dos irmãos Varela, que conseguiram bons desempenhos nos UTV desde cedo, quando respectivamente Bruno e Rodrigo foram os mais rápidos do Super Prime. “Pena que tive problema de temperatura faltando 15 km para terminar o dia, mas ainda consegui ficar em terceiro na etapa”, explicou Bruno Varela (Polaris One/Blindarte), que na primeira etapa estreou em oitavo na classe Pro, e com isto subiu no pódio na quinta posição do Rally de Barretos.
Já Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) não conseguiu repetir a histórica vitória do ano passado. Na primeira etapa ele foi nono e no domingo terminou em sexto. “Não tive problemas hoje, mas não consegui o desempenho que pretendia. Vamos revisar todo o equipamento para alcançar um melhor resultado na próxima rodada”, avisa o atual campeão da categoria UTV Pro.
Estreando na classe Turbo, Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) foi terceiro entre os pilotos de sua modalidade no Super Prime e vinha liderando até a última parcial, mas faltando 6 km teve problema com a temperatura e não alcançou a merecida vitória. “Mas foi uma boa etapa. Deu pra ver que dá para andar na frente na Turbo. Isto nos anima a buscar a vitória na próxima rodada dupla”, confia Gabriel, que subiu no pódio do Rally de Barretos em quinto, depois de um quinto e um sexto lugar em cada uma das etapas do Brasileiro de Baja.
O Rally de Barretos foi disputado em dois dias, com os competidores percorrendo quase 400 km em muita lama, poças d’agua, diversos soltas e retas longas.
Confira os primeiros na categoria Carros (Protótipos T1) depois de dois dias: 1) Marcos Moraes/Fábio Pedroso, 3h50min58s2; 2) Michel Terpins/Beco Andreotti, a 59s0; 3) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin; 4) Mauro Guedes/Neurivan Calado; 5) Jorge Wagenfuhr/Joel Kravtchenko.
Confira os primeiros na categoria UTV Pro no Rally de Barretos: 1) Mauricio Neves, a 4h10min43s3; 2) Dimas de Melo Pimenta II, a 1min42s7; 3) Leandro Torres, a 30min49s8; 4) Cristiano Batista, a 31min31s8; 5) Bruno Varela, a 35min29s4; 6) Denisio Casarini Filho, a 57min36s3; 11) Rodrigo Varela, a 3h44min28s5.
Confira os primeiros na categoria UTV Turbo no Rally de Barretos: 1) Fábio Citro, 4h15min00s1; 2) Valdir Amaral, a 6min54s9; 3) Gabriel de Paula Cestari, a 19min28s9; 4) Rodrigo Cordaro, a 24min02s5; 5) Gabriel Varela, a 46min49s3; 6) André Correa, a 2h59min08s7.
Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam
Mastermidia Marketing
João Alberto Otazú
Foto: Donizetti Castilho/DFotos