Com prudência e acelerador no limite: MSL encara maratona do Sertões sem rede de proteção mecânica

Equipe faz mais uma dobradinha na categoria SSV, dribla quebra no carro e mantém regularidade nas motos na travessia entre Bahia e Pernambuco

Petrolina (PE) – Nem todo dia de rally é sobre acelerar ao máximo. Às vezes, o maior desafio é manter o carro inteiro até o final — e a quinta etapa do Sertões 2025 foi exatamente isso. Com 470 quilômetros entre Xique-Xique (BA) e Petrolina (PE), os competidores enfrentaram a segunda perna da etapa Maratona, em que não há suporte mecânico e qualquer imprevisto precisa ser resolvido com as próprias mãos. A MSL Motorsports saiu do trecho com saldo positivo: mais uma dobradinha nos SSVs, regularidade nas motos e um revés que deve ser superado já na próxima etapa.

Entre os SSVs, a equipe dominou mais uma vez. Patrícia Palma e Alison Pedroso venceram a especial com o tempo de 4h20min32s22, seguidos de perto por Raquel Stein e Christina Xavier, que marcaram 4h22min41s20. O resultado garantiu nova dobradinha da MSL no dia e manteve as duplas nas duas primeiras posições da categoria no acumulado da prova.

“A especial dessa quinta etapa foi dureza e pilotar preservando o equipamento é horrível, mas o objetivo era chegar e trazer o carro sem maiores problemas. Apesar das dificuldades que enfrentamos e cansaço que é muito grande, o saldo ainda é positivo”, declarou a pilota Patrícia Palma. “A partir da sexta etapa será um novo início com o carro minuciosamente revisado. Estamos prontos para as próximas etapas”, completou o navegador Alison Pedroso.

Raquel também destacou o nível de exigência dos dois dias de Maratona. “Duas especiais que para mim ficarão marcadas na história da minha estreia no Sertões. Dois dias em Maratona que considero difíceis, duros e exigiram muita técnica. Acredito que sejam as etapas mais completas de toda a edição. No geral, o dia foi excelente e estou bastante satisfeita com todo o conjunto”, contou animada.

Ela ainda avaliou a performance nesta quinta-feira: “sabíamos que ia ser duro e chegamos aqui vencendo as dificuldades. A especial hoje foi um pouco mais prazerosa do que a de ontem e conseguimos recuperar algumas posições”.

Já Christina Xavier reforça o foco da equipe para o trecho final da competição. “Já estamos na fase final e agora é se concentrar para chegar até a Praia do Francês com um bom resultado. Quem pensa que já superou tudo, poderá ser surpreendido. Vamos fazer uma boa revisão no carro para este domingo. Felizmente estamos bem fisicamente e bem preparadas, mas carro é que precisa de um carinho especial agora”, contou.

Nos carros da T1.1, Gunter Hinkelmann e Weidner Moreira não conseguiram participar da especial desta quinta-feira. “Um problema na caixa de transferência nos tirou da prova hoje”, explicou o navegador.

Para Gunter, o problema tornou impossível largar para a segunda perna da maratona, apesar de todos os esforços da dupla no parque fechado em Xique-Xique. Mas ele avalia que esses são problemas pertinentes ao rally dos Sertões e não perde o entusiasmo, “isso é Sertões e amanhã estamos de volta!”, garantiu.

Nas motos, a dupla da MSL mostrou mais uma vez evolução. Tomaz Santos foi o 9º do dia na categoria MT1 e subiu uma posição na classificação acumulada. Rafael Krukoski, na MOV, terminou a etapa na 12ª colocação e segue em boa posição geral, com desempenho sólido em sua estreia no Sertões.

A sexta etapa, nesta sexta-feira (1º), leva o rally de Petrolina a Delmiro Gouveia (AL), num percurso de 415 quilômetros sendo 280 cronometrados. A chegada à Praia do Francês se aproxima, mas o Sertões ainda reserva muitos desafios, e a MSL Motorsports segue firme.

Sobre a MSL Motorsports

A MSL é uma equipe mista de rally com mais de 16 anos de experiência. Seus integrantes competem em carros, motos e SSV. Foi fundada a partir da empresa MSL Corporate, especializada em logística. A Motorsports criou um nome de respeito no rally brasileiro e mundial já tendo passagens por provas nacionais e internacionais como Dakar (Arábia Saudita), Baja 500 (México); Portalegre (Portugal); Aragon (Espanha); Maroc (Marrocos); SAAR (Argentina); Sertões (Brasil) e Mit Cup (Brasil).

A MSL Motorsports no Sertões conta com patrocíncio de Amalog, Bandeirantes Deicmar, Sparco, Leatt e MSL Corporate.

Confira os resultados da MSL Motorsports na 5ª etapa – Xique-Xique (BA)/Petrolina (PE) (Maratona):

nc) #388 Gunter Hinkelmann / Weidner Moreira, BRA, Ford Ranger, T1.1 – Carros,
1°) #368 Patrícia Palma / Alison Pedroso, BRA, Polaris RZR PRO, SSV – Carros, 4h20m32s22
2°) #387 Raquel Stein / Christina Xavier, BRA, Polaris RZR PRO, SSV – Carros, 4h22m41s20
9°) #34 Tomaz Santos, BRA, BMW, MT1 – Moto, 4h36m43s39
12°) #44 Rafael Krukoski, BRA, Ducati Desert, MOV – Moto, 4h52m52s33

Classificação acumulada da MSL Motorsports, após 5ª etapa:

nc) #388 Gunter Hinkelmann / Weidner Moreira, BRA, Ford Ranger, T1.1 – Carros,
1°) #368 Patrícia Palma / Alison Pedroso, BRA, Polaris RZR PRO, SSV – Carros, 24h51m49s57
2°) #387 Raquel Stein / Christina Xavier, BRA, Polaris RZR PRO, SSV – Carros, 32h47m29s31
8°) #34 Tomaz Santos, BRA, BMW, 9° MT1 – Moto, 29h29m48s39
11°) #44 Rafael Krukoski, BRA, Ducati Desert, MOV – Moto, 33h39m37s33

Resultados completos: https://rally.sertoes.com.br/resultados-do-evento/sertoes-petrobras-2025/

SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin
Foto: Magnus Torquato / Fotop