Sertões: Braço Curto MotorSport terá estreia na equipe e a proteção de uma carranca

Nesta 33ª edição do Sertões, Mario Marcondes e Artemio Pauluci trazem um novo piloto ao Sertões: Pedro Marcondes. Largada é Goiânia (GO), com concentração do evento no Estádio Serra Dourada

Pela nona vez consecutiva, a Braço Curto MotorSport vai acelerar pelas trilhas desafiadoras do Sertões. De 26 de julho a 03 de agosto, a dupla Mário Marcondes e Artemio Pauluci estará alinhada para encarar os 3.482 km que tem início em Goiânia (GO). O destino é Marechal Deodoro (AL), após passar por Unaí e Januária em Minas Gerais, Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique na Bahia, Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL).

Mas eles não estarão sozinhos! Para a 33ª edição do Sertões, a Braço Curto traz uma novidade: a estreia do piloto Pedro Marcondes no maior rally das Américas. O jovem de 25 anos iniciou carreira recentemente e faz a sua primeira temporada na Mit Cup – basicamente, tem quatro provas no currículo com a conquista de um quinto lugar. Para o Sertões, Pedro fará dupla com o experiente navegador Celso Watashi, e juntos buscarão o pódio da categoria Ultimate SP com uma Mitsubishi Triton ER. “Estou muito ansioso para chegar no Sertões. A ficha ainda não caiu que vou acelerar nesta prova, afinal, esse é o sonho de todo o apaixonado pelo rally”, disse Pedro, que é filho caçula de Mario.

Carranca para proteger

Em 2024, Mario e Artemio tiveram um desempenho incrível no Sertões. Até a quinta etapa, eles ocupavam o quarto lugar na categoria Ultimate BR e o décimo na geral. Porém, um imprevisto e uma penalização de quatro horas os fizeram despencar no ranking.

Entretanto, participar de um Sertões significa desafiar-se diariamente e, desta maneira, o desafio e a busca pela superação apenas aumentaram. “Quando ficamos atolados na travessia de um rio no meio da especial, faltavam poucas etapas para o final do Sertões e muito tempo a ser recuperado. Então, nossa estratégia foi buscar o máximo de posições por dia, mas não poderíamos ter o risco de novas quebras. De forma consciente, entregamos o nosso melhor e o resultado foi o quarto lugar na categoria e o 15º na geral”, relembrou Mario.

Eles continuam a bordo da XRanger que, além de receber melhorias mecânicas e estruturais, também está com novo visual: traz a imagem de uma carranca – escultura de madeira ou barro com características humanas e animal, que lembra um rosto com expressão exagerada e mal-humorada, e está associada à proteção de embarcações contra os espíritos malignos. “O percurso do Sertões passará por regiões onde a carranca possui um simbolismo forte, sendo Minas, Bahia, Pernambuco e Vale do São Francisco, em Alagoas”, explica Mario.

A decisão de levar a imagem da carranca também se deu por conta do novo patrocinador que a Braço Curto traz para essa edição do Sertões: a Conasa Águas do Sertão – concessionária responsável pelos serviços de saneamento em 34 municípios das regiões do Baixo São Francisco, Agreste e Sertão de Alagoas. “Passaremos por áreas onde nosso patrocinador atua, por isso, haverá uma ativação na Vila Sertões de Delmiro Gouveia, para que as pessoas tenham conhecimento dos serviços prestados pela Conasa e dos benefícios trazidos à região (e como tirar proveito disso). O público está convidado a nos conhecer e participar desse encontro”, salienta Mario.

Ainda que tenha sido uma ação estratégica de comunicação corporativa, ter a imagem de uma carranca na picape pode trazer proteção a Braço Curto MotorSport, uma vez que 2024 a dupla teve lá seus contratempos. “Unimos o útil ao agradável. E tomara que neste 33º Sertões tenhamos melhor sorte. Que a imagem da carranca cumpra a sua função mítica e espiritual”, brincou Mario.

Roteiro

Prólogo / Super Prime: Goiânia (GO)
1ª Etapa: Goiânia (GO) para Unaí (MG)
2ª Etapa: Unaí (MG) para Januária (MG)
3ª Etapa: Januária (MG) para Bom Jesus da Lapa (BA)
4ª Etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) para Xique-Xique (BA)
5ª Etapa: Xique-Xique (BA) para Petrolina (PE)
6ª Etapa: Petrolina (PE) para Delmiro Gouveia (AL)
7ª Etapa: Delmiro Gouveia (AL) para Marechal Deodoro (AL)
Chegada: Praia do Francês, Marechal Deodoro (AL)

Siga-nos nas redes sociais @equipebracocurto

A Braço Curto MotorSport tem patrocínio de Conasa Infraestrutura, Companhia Águas do Sertão, AMC Construções e Hipper Freios

Liberdade de Ideias
Isis Moretti