Desafio até o último quilômetro. E campeões mais do que merecidos nas três categorias. A primeira edição do Rally de São Paulo chegou ao fim com a certeza de que pilotos e navegadores foram testados ao máximo. A etapa paulista do Sertões Series, também válida pelo Brasileiro de Rally Cross-Country CBA e CBM, proporcionou dois dias de disputas em pisos variados, com direito a partes encharcadas. E mesclou trechos velozes com outros sinuosos e técnicos, como todo rally que se preze. Ao fim de 485 quilômetros cronometrados, consagrou no alto do pódio Guiga Spinelli/Flávio França (Carros); Gregório Caselani (Motos) e Cristiano Batista/Robledo Nicoletti (UTVs). Eles iniciaram o dia à frente em suas categorias, mas não tiveram facilidade para confirmar a vitória. A missão de promover o Vale do Ribeira, ou Vale do Futuro, foi cumprida e todos puderam se encantar com as belezas da região, que contemplou cinco cidades: Ilha Comprida, Iguape, Pariquera Açu, Jacupiranga e Cananeia – num roteiro exclusivo e desafiador.
O sábado levou os competidores a encarar o mesmo percurso da véspera, em sentido inverso. Na prática, uma especial diferente, já que o que era subida virou descida e as dificuldades do começo na sexta-feira foram para o fim. Especialmente os trechos alagados na faixa de areia, que exigiram concentração e cuidado para não ficar pelo caminho a poucos quilômetros do término do rally.
Para Guiga e Flávio França (que navegou pela primeira vez para o pentacampeão do Sertões nos Carros), foi necessário mostrar superação. A dupla enfrentou problemas nos freios de seu ‘bugão’ e adotou um ritmo mais cauteloso para garantir o primeiro lugar na geral. A especial nos carros foi marcada por um resultado raríssimo: ao fim dos 230km cronometrados, Cristiano Rocha e Gustavo Lourençon superaram Guiga e Flávio por um décimo de segundo. Depois, com as punições aplicadas pelos comissários, as posições se inverteram também no dia.
Caselani (Honda) procurou controlar o principal adversário Ricardo Martins (Yamaha), que até foi o mais rápido no cronômetro (por apenas 10s8), mas perdeu a vitória no dia com uma penalização aplicada a seu tempo. O francês Adrien Metge (Yamaha), vencedor do Sertões 2021, veio logo a seguir. No acumulado, no entanto, a terceira posição ficou com Bissinho Zavatti (Honda).
Jogo de gato e rato também nos UTVs. O mineiro Cristiano se manteve no encalço do catarinense Denísio (Deni) do Nascimento, que tinha 47s de desvantagem antes da largada. Diferença pequena o suficiente para que qualquer detalhe mudasse a classificação. Não foi o caso, ainda que a vantagem final tenha sido ainda mais escassa (37s). Com uma prova constante, Fábio Pirondi e Marcelo Ritter asseguraram o terceiro lugar.
ASPAS
Guilherme Spinelli (carros)
“Ficamos sem freio, quebrou um disco traseiro e por boa parte da especial vim sem frear, até que na zona de radar nós desmontamos a roda, tiramos a pinça e isolamos o freio. Viemos na economia máxima, sem abusar para não jogar fora a vitória no rally, que era o nosso objetivo. Foi divertidíssimo, vários trechos bem sinuosos, bons de pilotar e essa água que hoje ficou para o fim”.
Gregório Caselani (motos)
“A prova de hoje foi a mesma de ontem ao contrário, então era tudo novo. A vitória no Rally de São Paulo veio numa boa hora, esse resultado estava um pouco entalado na temporada e aliviou uma tensão que eu vinha sentindo”.
Cristiano Batista (UTV)
“Foram especiais bem completas, a organização está de parabéns. Nós largamos com 47 segundos de vantagem e viemos monitorando nosso amigo Deni, ele foi o mais rápido hoje, mas nós garantimos a vitória”.
RESULTADOS
2ª ETAPA
Ilha Comprida/Iguape/Pariquera-Açu/Jacupiranga/Ilha Comprida
D.I. 18km – T.E. 230km – D.F. 23km
TOTAL: 271KMS.
CARROS
1) #302 Guiga Spinelli/Flávio França, Buggy Giaffone V8, 4h37min06
2) #371 Cristiano Rocha/Gustavo Lourençon, Mitsubishi L200 Triton, a 1min00
3) #138 Gunter Hinkelman/Deco Muniz, Can-Am Maverick X3, a 4min23
4) #351 Paulo Góes/Jefferson Teixeira, Mitsubishi L200 Triton, a 7min18
5) #341 Vilson Thomas/Rafael Teixeira, Mitsubishi L200 Triton, a 13min37
MOTOS
1) #7 Gregório Caselani, Honda CRF 450RX, 4h28min51
2) #2 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, a 49s
3) #4 Adrien Metge, Yamaha WR 450F, a 50s
4) #3 Jean Azevedo, Honda CRF 450RX, a 1min15
5) #6 Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, a 6min30
UTV
1) #102 Denísio do Nascimento/Idali Bosse, Can-Am Maverick X3, 4h29min37
2) #110 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick X3, a 10s8
3) #104 Reinaldo Varela/Gunnar Dums, Can-Am Maverick X3, a 1min10
5) #118 Fábio Pirondi/Marcelo Ritter, Can-Am Maverick X3, a 1min43
4) #133 Pedro Mac Dowell/Caio Spolidorio, Can-Am Maverick X3, a 2min42
CLASSIFICAÇÃO GEAL FINAL
CARROS
1) #302 Guiga Spinelli/Flávio França, Buggy Giaffone V8, 9h38min25
2) #371 Cristiano Rocha/Gustavo Lourençon, Mitsubishi L200 Triton, a 6min42
3) #351 Paulo Góes/Jefferson Teixeira, Mitsubishi L200 Triton, a 15min24
4) #138 Gunter Hinkelman/Deco Muniz, Can-Am Maverick X3, a 24min41
5) #334 Luís Carqueijo/Igor Quirrenbach, Mitsubishi L200 Triton RS, a 38min21
MOTOS
1) #7 Gregório Caselani, Honda CRF 450RX, 9h21min28
2) #2 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, a 3min51
3) #6 Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, a 6min30
4) #3 Jean Azevedo, Honda CRF 450RX, a 7min24
5) #10 Vítor Siqueira, KTM 450 EXC, a 10min24
UTV
1) #110 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick X3, 9h23min47
2) #102 Denísio do Nascimento/Idali Bosse, Can-Am Maverick X3, a 37s
3) #118 Fábio Pirondi/Marcelo Ritter, Can-Am Maverick X3, a 5min35
4) #133 Pedro Mac Dowell/Caio Spolidorio, Can-Am Maverick X3, a 7min48
5) #104 Reinaldo Varela/Gunnar Dums, Can-Am Maverick X3, a 11min32
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