Search
Close this search box.

Sertões 2021: Cristiano Rocha e Roberto Spessatto assumem a liderança entre os Pró Brasil

Na prova válida pela quarta etapa da maior competição off-road das Américas, dupla da Accert Competições foi a única da categoria que concluiu o "Laço do Vaqueiro"

São Raimundo Nonato (PI) — Nesta terça-feira, 17, a dupla da Accert Competições foi a única entre os carros da Pró Brasil a completar o “Laço do Vaqueiro”, nome dado ao trecho especial da quarta etapa da 29ª edição dos Sertões e que circundou a região de São Raimundo Nonato (PI). Cristiano Rocha e Roberto Spessatto, a bordo da Proton Mitsubishi L200RS #371, completaram os 316 quilômetros da prova cronometrada do dia em 5h08min47seg, o 15º melhor tempo registrado entre todos os carros da competição. O resultado galgou a equipe goiana à liderança da categoria, com um total cronometrado de 16h39min21seg.

A especial desta terça-feira teve percurso ainda dentro da Serra da Capivara. De formato e roteiro inédito dentro de todo histórico dos Sertões, os competidores tiveram uma prévia do que os espera nas duas próximas etapas de maratona, já que, excepcionalmente, não puderam contar com sua equipe de apoio enquanto a prova corria. O trajeto incluiu passagem pelos cânions locais e pela vegetação de caatinga. O início da prova foi intercalado entre trechos de trial pesado, com pedras grandes, para depois seguir em piso arenoso, com radar e muitas lombas altas.

No meio do trajeto, outro trial técnico difícil, com paredes de pedra, caindo em trecho sinuoso com muita vegetação de cactos, mandacarus e xique-xiques. Na sequência, pistas de alta velocidade, as mais rápidas desta edição. O último quarto da prova os pilotos passaram por outros trechos mais sinuosos, com riachos secos, piso com muita quebradeira e buracos, até voltar à bolha. Foi considerada a etapa que mais exigiu o alto nível técnico dos participantes.

“O começo da especial de hoje foi duro, com triais de nível técnico avançado, de pedras grandes, lajes e degraus, e passando por retas estreitas complicadas de fazer, entre outros obstáculos. Tivemos que manter a cabeça fria para completar este pedaço devagar e com cuidado. Pra nossa surpresa, no meio do trecho, encontramos dois de nossos concorrentes parados. Um por problemas no radiador e o outro atolado e com pneu furado. Paramos para ajudar a puxar este carro, pois estava interditando a prova. Seguimos o percurso e, daquele momento em diante, se tornou muito rápido, com algumas retas boas de acelerar. No final, o caminho ficou mais travadinho. Para nós, tudo correu tranquilo. Agora lideramos a categoria e daqui pra frente é administrar esta vantagem que conseguimos hoje. O carro continua inteiro e vamos revisar o carro para que possamos passar pela maratona sem nenhum problema”, relata Cristiano Rocha, que busca o bicampeonato pela Pró-Brasil.

Nesta quarta-feira, a caravana dos Sertões segue rumo à Bahia, precisamente para a cidade de Xique-Xique, no percurso da primeira perna da Maratona. Serão duas etapas consecutivas, nas quais os competidores correrão novamente sem apoio das equipes, se valendo dos próprios conhecimentos mecânicos em caso de problemas com a máquina, até a chegada em Petrolina (PE). Neste primeiro trecho de 329 quilômetros, a especial inicia com trechos estreitos e pista de cascalho até o km100. Daí, serão outros 60 quilômetros em piso de areia, voltando em seguida para piso de cascalho. Nos últimos 40 quilômetros no trajeto, mais areia pela frente até a linha de chegada. Na sequência, um deslocamento final de 100 quilômetros em rodovia e travessia de balsa, até chegar no Parque Aquático Ponta das Pedras, onde será sediado o parque fechado. Lá, os competidores terão apenas 30 minutos para reparos, revisões e manutenções.

O rali passará ainda por Petrolina (PE), Delmiro Gouveia (AL), Arapiraca (AL) e Tamandaré (PE), onde será a chegada no dia 22, e sediará a cerimônia de premiação.

A equipe Accert Competições, com sede em Goiânia (GO), recebe o patrocínio da Accert Transportes e Logística, Lavanderia Suprema, ALE Combustíveis, Ferragens Negrão, Sementes Oilema, Hotel LG, Cervejaria Oktos, Titaniun Energy Drink, Audiovolks e Worker.

RESULTADO DA 4ª ETAPA – PRÓ-BRASIL (EXTRA-OFICIAL):
– “Laço do Vaqueiro”: S. Raimundo Nonato (PI)
1º) #371 – Cristiano Rocha/ Roberto Spessatto, 5h08min47seg
2º) #340 – Wagner Roncon/ Joseane Koerich, 8h30min00seg
3º) #341 – Vilson Thomas/ Rafael Pereira, 8h30min00seg
4º) #342 – Fábio Veras/ João Afro, 8h30min00seg

RESULTADO GERAL APÓS QUATRO ETAPAS – PRÓ-BRASIL (EXTRA-OFICIAL)
1º) #371 – Cristiano Rocha/ Roberto Spessatto, 16h39min21seg
2º) #340 – Wagner Roncon/ Joseane Koerich, 19h42min02seg
3º) #341 – Vilson Thomas/ Rafael Pereira, 19h59min39seg
4º) #342 – Fábio Veras/ João Afro, 28h15min44seg

Próximos trechos do SERTÕES 2021:

Quarta-feira, 18/08 – 5ª etapa – “Xique-xique”: S. Raimundo Nonato (PI) / Xique-Xique (BA)
DI – 14 km | TE – 329 km | DF – 100 km |Total = 422 km (MARATONA)
Local de chegada: Parque Aquático Ponta das Pedras

Quinta-feira, 19/08 – 6ª etapa
– “Velho Chico”: Xique-Xique (BA) / Petrolina (PE)
DI – 0 km | TE – 328 km | DF – 148 km |Total = 476 km (FIM MARATONA)
Local de chegada: Pátio de evento Ana das Carrancas

Sexta-feira, 20/08 – 7ª etapa
– “Lampião”: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI – 139 km | TE – 240 km | DF – 62 km |TOTAL= 441 km
Local de chegada: Cidade Universitária

Sábado, 21/08 – 8ª etapa
– “Alagoas”: Delmiro Gouveia (AL) / Arapiraca (AL)
DI – 9 km | TE – 152 km | DF – 87 km | TOTAL= 249 km
Local de chegada: Planetário e Casa da Ciência

Domingo, 22/08 – 9ªetapa
– “Sertão virou mar”: Arapiraca (AL) / Tamandaré (PE)
DI – 194 km | TE – 133 km | DF – 18 km | TOTAL= 344 km
Local de chegada: Forte de Santo Inácio de Loyola

TOTAL GERAL= 3.615 km | TOTAL DE ESPECIAIS= 2.202 km

Mais informações da equipe:
Facebook e Instagram: @accertcompeticoes

Fotos para download: https://www.flickr.com/photos/accert-sertoes2020/

SiG Comunicação
Silvana Grezzana Santos | Luciano Santos | Josi Castro
Foto: Marcelo Maragni / Fotop