O Autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, no interior paulista, foi palco da final da temporada 2015 da Mitsubishi Cup. E a Equipe FD Rally Team marcou presença na sétima etapa, realizada no sábado (14), com as duplas da categoria L200 Triton ER Glauber Fontoura/Rafael Malucelli (carro #35) e Sandra Dias/Minae Miyauti (carro #34). A prova começou em um trajeto de 2,5 quilômetros no autódromo, seguiu para uma zona de radar e, então foi para terra, em um circuito de 48 quilômetros, onde os competidores fizeram duas passagens. Sim, o tradicional campeonato de rali cross country de velocidade contou com trechos de asfalto e depois caiu na poeira, como de costume, e foi esta mistura que deu um tempero a mais à disputa.
Fontoura e Malucelli andaram forte, entre os ponteiros da categoria, tanto que foi a segunda dupla mais rápida nas duas voltas e terminaram na terceira colocação da L200 Triton ER. Com o resultado, fecharam a temporada na sexta posição. Vale lembrar, que a dupla formada neste ano competiu as três primeiras etapas na L200 Triton RS e, somente a partir das quarta, foi para a atual categoria, desde então, garantiram pódio em todas.
Fontoura aprovou a configuração da etapa. “Já havia andado no Velo Cittá mas nunca com um carro de rali e é uma outra adrenalina. Para quem gosta de andar no barro, na poeira, na areia, acelerar no asfalto foi diferente. E quanto a prova na terra foi sensacional, Cross Country puro”, afirma Fontoura, que está há duas décadas no off-road. “Nosso balanço é positivo, pois nas quatro últimas etapas subimos ao pódio, além disso, há dois meses estamos com equipe própria e está sendo uma experiência e tanto.”
“Acredito que para o primeiro ano de parceria com o Glauber, o resultado foi muito bom. Por melhor que sejam o piloto e o navegador, temos um fator fundamental que é o entrosamento e, sem ele, as coisas se tornam muito difíceis. Conseguimos nos entrosar rápido este ano, fruto disto foi a vitória na penúltima etapa”, avalia o navegador curitibano referindo a prova de Jaguariúna, em outubro, quando a dupla venceu as três voltas mais a zona de espetáculo.
Representando a única dupla feminina do grid, Sandra e Minae encerram a temporada com dever cumprido. Sem temer os desafios, saem mais fortalecidas para 2016. “Nunca havia pilotado um carro de rali em provas de Cross Country e, isto por si só, foi uma superação, pois nesta temporada pilotei um ASX R, uma Triton L200 RS e, nas três últimas provas, a Triton L200 ER. Ano de aprendizado e não buscamos resultados, mas adorei tudo isto”, ressalta a única mulher piloto da Mitsubishi Cup, que compete na mesma categoria do marido, Fontoura.
Já Minae, que está na terceira temporada foi uma das incentivadoras da amiga. “A Sandra foi ganhando confiança a cada etapa. Ela tem muita garra e sabemos que em um campeonato competitivo como é a Cup, ninguém está aqui para brincadeira. Por mais que seja uma grande diversão, todos levam a sério a disputa e buscam se superar. Ano que vem tem mais”, finaliza a navegadora.
A 16ª temporada contou com as categorias ASX R, L200 Triton RS, L200 Triton ER, Pajero TR4 ER Master e Pajero TR4 ER e foi disputada em sete etapas.
Para acompanhar as notícias da Equipe FD Rally Team acesse da página no Facebook: Equipe FD Rally Team.
A FD Rally Team, equipe da região de Alphaville (Barueri/SP), conta com patrocínio da Fontoura Dias Stands.
Resultados – Mitsubishi Cup 7ª etapa – Mogi Guaçu (14/11)
Categoria L200 Triton ER
1) Albano Dos Santos Parente Jr / João Gilberto Ferreira – 86 Pontos
2) Thiago Wilson Rizzo Da Silva / Carlos Eduardo Piacentini – 84 Pontos
3) Glauber Fontoura / Rafael Malucelli – 84 Pontos
4) Ivan Machado Terni / Eduardo Pereira E Costa – 75 Pontos
5) Valdir de Lacerda / Elisa Borges Lacerda – 63 Pontos
6) Pietro Branchina/ Henry Kirst – 63 Pontos
7) Rodrigo Czech/ Joá Bicudo – 54 Pontos
8) Sandra Dias/ Minae Miyauti – 48 Pontos
9) Itamar Buckvar/ Célia Buckvar – 42 Pontos
Classificação da temporada 2015 da Mitsubishi Cup
Categoria L200 Triton ER
1) Albano Dos Santos Parente Jr. / João Gilberto Ferreira – 481 Pontos
2) Ivan Machado Terni / Eduardo Pereira E Costa – 468 Pontos
3) Thiago Wilson Rizzo Da Silva / Carlos Eduardo Piacentini – 429 Pontos
4) Pietro Branchina / Henry Kirst – 416 Pontos
5) Valdir De Lacerda / Elisa Borges Lacerda – 365 Pontos
6) Glauber Fontoura/ Rafael Malucelli – 304 Pontos
7) Sandra Dias/ Minae Miyauti – 204 Pontos
8) Renato Kahn/ Gilze Araújo- 166 Pontos
9) Itamar Buckvar/ Célia Buckvar- 116 Pontos
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki
Caroline de Paula