Chegou a hora de acelerar na 29ª edição do Sertões, o maior rally das Américas. Nesta sexta-feira, as máquinas das quatro modalidades – carros, motos, quads e UTVs – encaram os primeiros quilômetros de um desafio que atravessará sete estados nordestinos, em 10 dias de competição intensa. Como tradição, é a vez do prólogo, um trecho cronometrado que determina a ordem de largada para a primeira etapa da prova e ganhou o nome de ‘Engenhos’. Ainda em Pipa, no município potiguar de Tibau do Sul, serão 11 quilômetros com tipos de pisos variados: um aperitivo do que vem pela frente e levará a caravana até Tamandaré (PE), ponto final da maratona off-road, no dia 22.
A movimentação começa já às 8h. Os quads são os primeiros a acelerar, seguidos pelas motos (em ordem descrescente à numeração; UTVs (crescente) e carros (também crescente). Em seguida acontecem as cerimônias que marcam a abertura oficial do Sertões 2021. Uma movimentação que começa às 17h, com os participantes da expedição Sertões Aventura. E que prossegue com os competidores dos 189 veículos – recorde na história da prova. Após uma foto de todos na rampa acontece a largada promocional, em que um a um dos pilotos e navegadores são apresentados e entram definitivamente no clima do rally. Momento em que a ansiedade começa a dar lugar à concentração total numa edição que promete ser histórica.
Ansiedade que vale até mesmo para quem tem experiência e conquistas de sobra nos ralis. Caso do argentino Manuel Andujar, que vai brigar pela vitória nos quadriciclos. O piloto de 25 anos é o atual campeão do Dakar na categoria, mas vive a expectativa de um desafio diferente. “Estou muito acostumado à areia e às dunas, aqui vamos enfrentar outro tipo de piso, e uma navegação que será novidade para mim. Não vejo a hora de começar”, diz o piloto, que briga também pelo título do Mundial FIM, o que coroaria uma temporada perfeita.
Classificação
Mas qual seria a vantagem de largar na frente nas especiais se cada veículo parte individualmente? A principal delas é a de encontrar um piso menos desgastado e remexido pela passagem do pelotão. Além disso, quem parte mais atrás pode ser obrigado a lidar com as ultrapassagens, em trechos que nem sempre oferecem a possibilidade de superar quem vai à frente.
Sertões AO VIVO
A partir desta sexta feira também o Sertões coloca no ar o primeiro ao vivo da parceria do a LiveSports. Neste ano, os fãs da velocidade contarão com uma programação diária ao vivo trazendo todas as novidades de cada etapa: os boletins ‘Acorda Sertões´; ‘Levanta Poeira’; ‘Baixa Poeira’ e ‘Luar do Sertões’, produzidos pela LiveSports. Os programas serão exibidos nos canais oficiais da prova no Facebook, YouTube e APP Sertões.
Site: www.sertoes.com
Instagram: @sertoes
Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial
Youtube.com/sertoesoficial
Twitter.com/sertoesoficial
Comunicação Sertões
Meg Cotrim
Isis Moretti
Rodrigo Gini
Foto: Cadu Rolim/SHEZ