Erechim ficou conhecida, especialmente após meados da década de 2000, por ser referencia no rally de velocidade e mais recentemente foi inclusive reconhecida oficialmente como a “capital brasileira” do esporte.
Nesta vibe surgiu o navegador Giovani Bordin. Da paixão pelo esporte á competição. E neste ano de 2021 ele vai fazer história a se tornar o primeiro competidor da cidade a disputar o segundo maior rally do planeta, o Sertões.
A competição começa no próximo dia 13 e segue até dia 22, passando por diversos estados brasileiros. Diferente do velocidade, o rally praticado no Sertões é a modalidade cross country. Giovani será navegador do piloto Markus de Wit, na categoria que mais cresceu no cross country nos últimos anos, a UTV.
A dupla estará em uma das categorias consideradas de entrada, a UTV 3. “Estou muito feliz pelo convite em participar do Rally dos Sertões, prova que sempre me chamou atenção e sempre tive o sonho em fazer. A navegação requer muita atenção e se utiliza de recursos de medição de distância e GPS, para junto com a planilha, orientar o piloto sobre o percurso, que é totalmente desconhecido, o que torna essa modalidade muito desafiadora”, destaca Giovani.
“Usarei da minha bagagem no rally para me adaptar o mais rápido possível, para que tenhamos um bom entrosamento e poder fazer uma boa prova, nos divertir pelas especiais e poder chegar ao fim dos 3.524 quilômetros do percurso que é o mais importante. Além de um rally é uma experiência de vida, lugares incríveis de um Brasil lindo. E não poderia deixar de agradecer ao Eckel, ao Markus pela confiança, a Renata por me incentivar e minha família”, acrescenta Giovani.
O piloto Markus de Wit salienta que a expectativa da dupla é a melhor possível. “Estamos com um carro zero quilômetro, todo preparado dentro do que é permitido na categoria UTV 3, que é uma das mais originais. O fato de correr com carro novo já elimina vários problemas, estamos indo com uma dupla bem preparada, o Gio com vários anos de experiência em navegação, e eu estou indo para meu terceiro Sertões, mas com experiência em Mitsubishi Cup, com título na categoria também, e nossa meta primeiro obviamente é terminar o rally, com segurança e poder buscar uma boa colocação. O rally depende de pilotagem, navegação, sorte, e esperamos sim fazer um bom Sertões”, completa o piloto.
Equipe e carro
Markus e Giovani estarão competindo pela equipe Wit Racing, que com estrutura de ponta. O time é formado por profissionais com experiência no Dakar, pilotos e navegadores portugueses, com o apoio da Brasil Rally Team.
A equipe disputará o Sertões com o patrocínio da MWA Empreendimentos, empresa de urbanização sustentável da cidade de Holambra. O veículo é um UTV Can-am Maverick X3 Turbo que tem 671 quilos de peso, 195 HP’s, 900 cilindradas com Turbo Intercooler, tendo ainda transmissão CVT e tração 4×4.
Edson Castro
Prime Comunicação