A MSL Rally está nos preparativos finais para embarcar rumo ao Nordeste para a disputa de sua décima participação no Sertões, que largará em Petrolina (PE) no dia 11 de agosto com chegada prevista para a Praia do Preá em Cruz (CE) em 19 de agosto. Ao todo, serão 3.793 quilômetros de deslocamento totais, sendo aproximadamente 2.080 quilômetros em trechos cronometrados, percorrendo três estados do Nordeste: Bahia, Pernambuco e Ceará; cinco cidades Petrolina/PE, Xique-Xique/BA, Crato/CE, Sobral/CE e Cruz/CE.
Para a edição 2023 da maior competição fora de estrada das Américas, a MSL contará com uma Ford Ranger, preparada pela X Rally Team, com motor Mustang 5.0L Ti-VCT V8, amortecedores Reigers de última geração e frontal com Kevlar e chapa de alumínio. A máquina correrá com o número #388 disputando pela categoria carros T1 Brasil.
“A prova aparenta ter um alto grau de dificuldade principalmente nos trechos de areia, mas acredito que estamos preparados. Estamos com um bom carro, com motor e suspensão novos, entre outras melhorias, além de um excelente apoio. Minha expectativa é chegar à frente na minha categoria e figurar entre os cinco primeiros na geral”, declara Gunter Hinkelmann, piloto da equipe, que formará dupla com Fabrício Bianchini para este 31º Sertões.
Embora, em extensão, seja a edição com menos quilômetros de deslocamento, os organizadores apresentaram um percurso altamente competitivo, nos mesmos graus de dificuldades e belezas naturais dos anos anteriores. O Sertões terá início com o Prólogo, em Petrolina, no dia 11. As duas primeiras etapas serão disputadas em forma de laço, sendo a primeira, no dia 12, com 174 quilômetros de especiais, e a segunda com 372 quilômetros de cronometrados, percorrendo o Raso da Catarina.
A terceira etapa segue para Xique-Xique (BA), na primeira perna da Maratona, com 404 quilômetros de disputas. A segunda perna, equivalente à quarta etapa, retorna para Petrolina com mais 324 quilômetros de desafios. Na quinta etapa, em 16 de agosto, a caravana parte para a região do Crato (CE), com mais 213 quilômetros de desafios. Na sexta parte do rali, o trecho cronometrado segue para Sobral (CE), em 207 quilômetros de prova.
No dia 18, a competição chega ao seu destino em Cruz, após 226 quilômetros de aventuras. A etapa final, em 19 de agosto, será novamente em formato de laço, com 160 quilômetros de areiões até a chegada à Praia do Preá, onde acontecerá a festa da premiação.
Para a disputa do Sertões, a MSL Rally é patrocinada pela MSL Corporate e pela Bandeirantes Deicmar Logística Integrada, com apoio de Sparco e Motul.
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos / Josi Castro
Foto: Virginio Cruz/ PhotoAction