Depois de levar o título do Sertões 2022 (categoria Pro Brasil – Sertões Sul) em estreia entre os carros do rali de velocidade cross-country, o piloto Victor Pudell e o navegador Claudemir Hubner, da Equipe HP Racing, confirmam a participação na 31ª edição do maior rally das Américas, em ‘Nosso palco é o Brasil’. A dupla, oriunda dos campeonatos de rali na modalidade de regularidade, já conta os minutos para a largada da principal competição off-road nacional. Com prólogo e oito etapas, a largada será em Petrolina (PE) no dia 11 de agosto e chegada na Praia do Preá, em Cruz (CE), no dia 19 de agosto.
Para Victor e Claudemir é tudo inédito. “Tudo novo, carro e roteiro. Como fizemos apenas a edição do ano passado e partimos de Foz do Iguaçu no Paraná com primeira parte finalizada em Palmas (TO) será a primeira vez que exploraremos o Sertão brasileiro”, comenta o piloto.
“Estamos confiantes para a estreia nesse desafio pelo Nordeste do país e nesse novo formato. A experiência do ano passado no cross-country foi sensacional e um gigante aprendizado. Nós temos um ótimo entrosamento adquiridos em anos no rali de regularidade e, agora, vamos testar nossas habilidades em nossos desafios”, declara o navegador natural de Toledo (PR) e reside em Caçador (SC).
A bordo do Sherpa (#359), inscrito na categoria PRO Brasil, a dupla da Equipe Accert Competições, já está pronta para a competição. Foram meses de muita expectativa e, agora, tem poucos dias para finalizar os preparativos e toda a grande logística para os nove dias, no Nordeste, passando por três estados e cinco cidades: Petrolina/PE, Xique Xique/BA, Crato/CE, Sobral/CE e Cruz/CE, sendo que Crato e Cruz compõem pela primeira vez o roteiro.
“O carro de competição com fabricação de 2011, recebeu revisão minuciosa, e toda a estrutura é nova”, menciona Victor Pudell (46 anos). “Foram 10 meses de trabalho dia e noite no desenvolvimento do carro, por isso vamos contar com o apoio dos mecânicos que acompanharam todo o processo de montagem do Sherpa e eles são das nossas cidades, Toledo/PR e Caçador/SC. Mas, teremos a supervisão do chefe de equipe da Accert Competições com experiência de 13 anos de Sertões, que também nos fornecerá toda a infraestrutura e apoio logístico novamente este ano”, explica o piloto de Toledo (PR).
A estrutura da equipe Accert Competição contará com uma carreta, uma camionete 4×4 para apoio rápido, um caminhão guincho e um motorhome. O carro seguirá em caminhão cegonha e já está na estrada desde o dia 10 de julho e nós iremos no dia 07 de agosto para Petrolina (PE)”, conclui o navegador Claudemir Hubner (53 anos).
31ª edição
Com o retorno às origens, a principal novidade do Sertões 2023 é o formato mais compacto, em laços, com deslocamentos mais curtos para privilegiar equipes, competidores e a competição. O roteiro desenhado será mais intenso e irá exigir destreza no percurso desafiador para todos. No total serão 3.800 quilômetros, dos quais 2.080 quilômetros cronometrados.
Em Petrolina (PE), a partir do dia 09 de agosto, o público poderá acompanhar as vistorias técnicas, as atividades preparatórias e ver de perto as equipes, pilotos, navegadores e suas super máquinas das categorias carros, motos, quadriciclos e UTVs.
Na sexta-feira, dia 11 de agosto, além do prólogo que definirá a ordem de largada, haverá um Super Prime. No sábado, dia 12 de agosto, a caravana do rali terá a largada da primeira etapa e a prova fará um laço com retorno a Petrolina (PE). Depois as disputas prosseguem até o dia 19 de agosto com chegada final na Praia do Preá, litoral do Ceará.
Victor Pudell e Claudemir Hubner, da Equipe HP Racing, contam com patrocínio do Laboratório Camati, Adami S/A, Alfa Transportes, Salamoni Madeiras, Videplast, SFIchips, Tintas Rosalen, Inovação Solar, Accert Transportes, Caçador Jeep Clube e Tolelama Jeep Club.
Roteiro completo do Rally dos Sertões 2023:
11/8 – Prólogo: Petrolina – PE
12/8 – Primeira etapa: Petrolina/Petrolina – PE (Laço 1)
Deslocamento Inicial (DI): 18 km;
Especial Cronometrada (SS): 174 km;
Deslocamento Final (DF): 54 km.
Total: 246 km.
13/8 – Segunda etapa: Petrolina/Petrolina – PE (Raso da Catarina, Laço 2)
DI: 185 km;
SS: 372 km;
DF: 114km.
Total: 671 km.
14/8 – Terceira etapa: Petrolina – PE/Xique-Xique – BA (Maratona – Ida)
DI: 74 km;
SS: 404 km;
DF: 31 km.
Total: 509 km.
15/8 – Quarta etapa: Xique-Xique– BA/Petrolina – PE (Maratona – Volta)
DI: 0 km;
SS: 324 km;
DF: 290 km;
Total: 614 km.
16/8 – Quinta etapa: Petrolina – PE /Crato– CE
DI: 66 km;
SS: 213 km;
DF: 215 km.
Total: 494 km.
17/8 – Sexta etapa: Crato/Sobral – CE
DI: 154 km;
SS: 207 km;
DF: 312 km.
Total: 673 km.
18/8 – Sétima etapa: Sobral/Cruz – CE
DI: 83 km;
SS: 226 km;
DF: 49 km.
Total: 357 km.
19/8 – Oitava etapa: Cruz/Cruz – CE (Praia do Preá, Laço 3)
DI: 51 km;
SS: 160 km;
DF: 26 km.
Total: 237 km.
Mais informações da equipe:
Instagram e Facebook: @accertcompeticoes
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos/ Josi Castro
Foto: Divulgação